Artistas participantes do Rumos Itaú Cultural fazem parte da Bienal  ::  | Curta o Curta

Artistas participantes do Rumos Itaú Cultural fazem parte da Bienal

Por Curta o Curta em 16/08/2013 16:03


Entre os dias 31 de agosto e 1 de dezembro, a Bienal Internacional de Curitiba 2013 mostra obras de artistas dos cinco continentes. Dentre eles, quatro participantes já foram selecionados no Rumos Itaú Cultural, um programa de apoio à produção artística e intelectual brasileira.

Segundo Itaú, o programa foi criado em 1997 para incentivar a criação artística brasileira, apoiando a formação de talentos emergentes ou artistas já consolidados desde que trabalhem com a experimentação, e a produção e difusão de suas obras em todo o Brasil. Passados 16 anos, o Rumos já recebeu mais de 25 mil inscrições, apoiou o desenvolvimento de 1.130 projetos em Artes Visuais, Arte  e Tecnologia, Cinema e Vídeo, Dança, Educação, Jornalismo Cultural, Literatura, Música, Pesquisa Acadêmica e Teatro, e levou a obra dos selecionados a cerca de 5,1 milhões de pessoas em todo o país.

Dentre os premiados, está a obra da fotógrafa gaúcha Juliana Stein em exposição no Museu Oscar Niemeyer (MON), da arquiteta paulista Raquel Kogancom a obra “Reler” na Biblioteca Pública do Paraná (BPP) e a web arte da paulistana Giselle Beiguelmanvencedora do prêmio Rumos Arte Cibernética (2012). Participante do Rumos Artes Visuais 2012/2013, Adriano Costaapresenta seu trabalho no Museu Municipal de Arte e Zmário sua performance na Praça Tiradentes e na Feirinha do Largo da Ordem.

A artista Juliana Stein tem como eixo central do seu trabalho a figura humana, fazendo pensar, refletir e experimentar imagens diferentes, trabalho que a colocou entre os selecionados do Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 2001/2003, com a série “Éden”. Formada em psicologia (UFPR), começou a fotografar no final dos anos 90 com uma câmera analógica 35mm foi estudar na Itália onde expôs na Fondazione Triennale di Milano (2007). Em 2010, participou da Biennal de Quebéc (Canadá) e da 29ª Bienal Internacional de São Paulo. Grandes museus tem obras de Stein em seu acervo, como é o caso do Museu da Fotografia de Braga (Portugal) e Museum of 21 Century (Áustria), dentre outros.

Raquel Kogan foi selecionada no Rumos Itaú Cultural Arte e Tecnologia duas vezes. Em 2002, dentro do recorte Transmídia, com a seleção de sua obra “Reflexão #3” e em 2006, na carteira de apoio à produção de obras do mesmo programa com a obra “Reler”, agora em exposição na BPP. Esta instalação interativa é composta por 50 livros aparentemente iguais que, ao serem manuseados, disparam trechos de textos selecionados iluminando o rosto das pessoas. Formada em arquitetura (Mackenzie), já expôs no México, Espanha, França, Alemanha, Estados Unidos e Portugal e ganhou o Prêmio Aquisição da Fundação Rômulo Maiorama (Pará, 2000) e Menção Honrosa no 6° Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia.

Outra selecionada no Rumos Itaú Cultural Arte CibernéticaGiselle Beiguelman traz obras de web arte captadas no cenário urbano como "Glitched Landscapes Games" que utiliza estratégias de programação em html5 para montar um quebra-cabeça de paisagens urbanas, combinando inquietações com as imagens em trânsito. Ela é professora da FAU-USP e já se apresentou naBienal de São Paulo, na Net_Condition e na Algorithmic Revolution (Alemanha) e Arte.Mov (São Paulo), Bienal de Sevilha e Netescópio (Espanha).

Adriano Costa participou da exposição coletiva “Convite à Viagem", que apresentou os trabalhos de todos os selecionados no Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 2012/2013 e vem para Curitiba para mostrar uma instalação com objetos do cotidiano que interage com a obra de Luiz Henrique Schwanke e os artefatos da Coleção Poty Lazarotto. Seus arranjos subvertem as tradições históricas da arte numa construção com ritmos dissonantes. O plano, a cor desbotada, os materiais descartados e os objetos de contextos geográficos distintos são organizados para que haja o embate entre elementos formais carregados de significados e situações marginais. Nascido em São Paulo, participou mostras no Instituto Tomie Ohtake (2013), na Bélgica, Londres, Paris e Viena.

O performer, pesquisador e professor Zmário tambémteve sua produção artística mapeada pelo programa Rumos Itaú Cultural (2002-2003)e, este ano,convida todos os passantes da Feirinha do Largo da Ordem para tomar um "Café com Zmário" (em busca do zen café). Sua pesquisa parte das situações criadas no espaço público dialogando com pessoas e objetos simples. Mestre em Artes Visuais (UFBA), nasceu em Jequié-BA e já participou do Festival Performance Arte Brasil (MAM-RJ, 2011), do Performance Corpo Política e Tecnologia UNB (2010), Zonadeartenacción (Argentina, 2010), MOLA - Mostra OSSO Latino Americana de Performances Urbanas (Salvador-BA, 2010). Foi premiado em diversas edições dos Salões de Artes Visuais da Bahia, além de ter publicações em revistas especializadas tem uma carreira de 15 anos em performance art.

Itaú Unibanco

O Itaú Unibanco apoia as artes visuais no país e reconhece a cultura como elemento fundamental na formação de uma sociedade mais crítica. Também através do Instituto Itaú Cultural, tem como missão inspirar e ser inspirado pela sensibilidade e pela criatividade para gerar experiências transformadoras no mundo da arte e da cultura brasileiras. Por isso também incentiva o Festival de Teatro de Curitiba, o Festival de Dança de Joinville, Festa Literária Internacional de Paraty, dentre outros.

PatrocínioA Prefeitura Municipal de Curitiba/Fundação Cultural de Curitiba e o Banco Itaú apresentam a Bienal Internacional de Curitiba 2013, realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei Rouanet). Esta edição também conta com o patrocínio da PetrobrásBNDESCopelSaneparVotorantim CimentosVolvo; copatrocínio da Barigui FinanceiraConstrutora JLe parceria com a Fael Luce do Brasil, além do apoio do Governo do Paraná/Secretaria de Estado da Cultura, Sesi no Paraná e Sistema Fecomércio Sesc Senac PR.

Serviço:Bienal Internacional de Curitiba 2013

Biblioteca Pública do Paraná

Data: 31 de agosto a 1° de dezembro de 2013
Horário de visitação: 8h30 às 20h (2ª a 6ª feira) e 8h30 às 13h (sábado)

Local: Rua Cândido Lopes, 133 I Centro

Tel.: (41) 3221-4900 e 3225-6883

Ingresso: Gratuito

"Café com Zmário" (em busca do zen café)
Data:
 29 de agosto
Horário: 17h
Local: Praça Tiradentes
Data: 1 de setembro
Horário: 10h
Local: Feira do Largo da Ordem (RuaSão Francisco, s/n° I São Francisco)
Tel.: (41) 3250-7700

Museu Oscar Niemeyer
Data: 
31 de agosto a 1° de dezembro de 2013
Horário de visitação: 10h às 18h (3ª feira a domingo) 

Local: Rua Marechal Hermes, 999 I Centro Cívico

Tel.: (41) 3350-4400

Ingresso: R$6 e R$3 (meia entrada)

MuMA - Museu Metropolitano de Arte

Data: 31 de agosto a 1° de dezembro de 2013
Horário de visitação: 10h às 19h (3ª a domingo)

Local: Av. República Argentina, 3430 I Portão

Tel.: (41) 3329-2801 

Ingresso: Gratuito

Redes sociais: FacebookTwitter e Youtube
Informações: www.bienaldecuritiba.com.br

Imagens: http://www.mediafire.com/sorttiesolcriativas 

Sorttie Soluções Criativas

Paula Melech (41) 9688-0807 I paula@sorttie.com.br

Maria Amin I (41) 7814-1463 I maria@sorttie.com.br

Juliana Ceccatto I (41) 8883-0194 I juckto@sorttie.com.br

(41) 3024-8003 I contato@sorttie.com.br


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]