Até sexta inscrições para o CineEsquemaNovo ::  | Curta o Curta

Até sexta inscrições para o CineEsquemaNovo

Por Guilherme Whitaker em 30/07/2008 11:17


As inscrições de filmes para as mostras competitivas do CineEsquemaNovo 2008 – Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN) abrem nesta segunda-feira, dia 02 de junho. Feitas exclusivamente através da internet, elas podem ser efetivadas no site do festival (www.cineesquemanovo.org) até o dia 01º de agosto. Basta acessar, ler o regulamento e realizar sua inscrição.

São aceitos para seleção curtas, médias e longas-metragens de todos os formatos, técnicas, gêneros e bitolas, finalizados a partir de abril de 2006. As produções selecionadas participarão da quinta edição do CEN, que acontece de 11 a 17 de outubro de 2008 na capital gaúcha com programações especiais, mostras competitivas de curtas, médias e longas-metragens, debates, oficinas e eventos paralelos.

O CEN 2008 traz duas inovações no processo de seleção. A primeira diz respeito ao envio de filmes: este ano, eles poderão ser “enviados” pela internet, através da indicação de um link onde o filme possa ser assistido. Esta será uma alternativa ao tradicional envio de DVD para seleção. Além disso, a nova Ficha de Inscrição é básica e totalmente desburocratizada, podendo ser preenchida em poucos minutos. Somente os filmes selecionados receberão, após a seleção final, uma ficha completa para ser preenchida.

Quem acessar o portal do CEN para fazer sua inscrição também vai conhecer em primeira mão a nova identidade visual do festival, concebida pelo artista gaúcho Gelson Radaelli. Conhecido por seu talento como pintor, Radaelli é discípulo de Iberê Camargo.

SOBRE O CEN - Desde 2003, o CineEsquemaNovo é reconhecido como uma das primeiras mostras do país a derrubar a distinção formal entre cinema, vídeo ou digital, bem como de gêneros e linguagens, promovendo também as novas mídias como formatos cinematográficos legítimos e autônomos. Todos os suportes imagináveis, da película até uma produção feita em um telefone celular, são aceitos em pé de igualdade. Sem o interesse de oferecer respostas definitivas sobre o futuro da imagem, o CEN apenas traz um fato à tona: a inevitável renovação audiovisual proporcionada pela tecnologia e pela mistura de gêneros que cada vez mais marca a produção contemporânea.

O CineEsquemaNovo 2008 - Festival de Cinema de Porto Alegre é uma criação e realização do coletivo CineEsquemaNovo (grupo formado em 2001 pelo jornalista Alisson Avila, o cineasta Gustavo Spolidoro e as produtoras culturais Jaqueline Beltrame e Morgana Rissinger) que conta com o financiamento da Lei Rouanet, patrocínio da Petrobras, co-realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e apoio do Santander Cultural.

Mais informações à imprensa:
_____________________________________
Sarah Goulart
Assessoria de Imprensa
CineEsquemaNovo – Festival de Cinema de Porto Alegre
(51) 3013.7768 / 9108.7621
imprensa@cineesquemanovo.org
www.cineesquemanovo.org

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]