BOSSAS D’AMÉRICA NO TEMPO GLAUBER ::  | Curta o Curta

BOSSAS D’AMÉRICA NO TEMPO GLAUBER

Por Guilherme Whitaker em 28/07/2009 16:24


Assim, partiremos das experimentações músico-poético-audiovisuais de Arnaldo Antunes e de nosso Macalé, se desdobrando no saudoso Kid Morengueira e em si mesmo. Passaremos pelo engajado NOW para finalizarmos na pouco conhecida trajetória do ímpar Luca Prodan.

 


O cineclube Espaço Utopya em parceria com o Festival Cinesul dá uma pequena mostra de personas que marcaram e imprimem no imaginário a bossa do Ser latino e americano.

 


Abaixo, maiores informações sobre os filmes:

 


NOME (Brasil, 1993, 15 min aprox.), de Arnaldo Antunes, Célia Catunda, Zaba Moreau e Kiko Mistrongo

Sinopse: Arnaldo lançou originalmente NOME em 1993, como um projeto multimídia composto de CD, vídeo e livro. É composto de trinta clipes elaborados a partir de poemas e canções de Arnaldo Antunes. Será exibido um apanhado de vários destes interessantes vídeos experimentais.

 


TIRA OS ÓCULOS E RECOLHE O HOMEM (Brasil, 2008, 20 min), de André Sampaio

Elenco: Jards Macalé, Godô Quincas, Tadeu de São Pedro, Rose Abdallah e Otoniel Serra

Sinopse: Baseado em fatos reais. Em 1977, no Brasil dos tempos da ditadura militar, o compositor Jards Macalé é preso após um show em parceria com Moreira da Silva. O fatídico episódio gerou a única parceria entre estes dois ícones de nossa música popular, o samba “Tira os Óculos e Recolhe o Homem”, inspiração do filme.

 


NOW (Cuba, 1965, 06 min), de Santiago Alvarez

Sinopse: Um canto contra a discriminação racial nos Estados Unidos, estruturado a partir da canção folclórica hebraica Hava Nagila, em sua versão cantada por Lena Horne, ativista dos diretos civis.

 


LUCA (Argentina, 2007, 90 min), de Rodrigo Espina

Sinopse: É a história de Luca Prodan, um jovem italiano educado nos melhores colégios da Grã Bretanha, possuído pelo frenesi do punk rock londrino no final dos anos 70 e vítima da heroína. Na Argentina, antes da Guerra das Malvinas, formou “Sumo”, a banda de rock que transformou três gerações e ainda hoje continua sendo um ponto de referência inevitável na música sul-americana.

 


Serviço:

Dia 31/07 às 19h

Entrada franca

Tempo Glauber

Rua Sorocaba, 190 – Botafogo

Tel.: 21 25272272 | 25275840

espaço.utopya@gmail.com

 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]