Brasil Cinemundi anuncia projetos selecionados ::  | Curta o Curta

Brasil Cinemundi anuncia projetos selecionados

Por Guilherme Whitaker em 15/09/2011 13:48


Em sua segunda edição, o Brasil CineMundi, encontro internacional de coprodução realizado durante a Mostra CineBH, já se destaca e se diferencia em relação às demais iniciativas do gênero no país. Focado na produção independente e de viés mais autoral, o Brasil CineMundi tem por objetivo ampliar a rede de contatos e negócios entre os profissionais brasileiros e representantes da indústria internacional, trazendo em sua programação oficinas, workshops, debates e, para os dez projetos selecionados, a oportunidade de encontros individuais (meeting one-to-one) com convidados internacionais, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento de seus projetos e o fomento à coprodução internacional.

Foram inscritos mais de 40 projetos na categoria desenvolvimento de roteiro ou pré-produção, dos quais foram selecionados 10 projetos de produtoras de cinco estados diferentes:

• Brega Naite, de Renata Pinheiro e Sergio Oliveira (PE)
• Curva do Rio Sujo, de Felipe Bragança (SP)
• Éden, de Bruno Safadi (RJ)
• Marçal de Souza – O Banguela dos Lábios de Mel, de Joel Pizzini (RJ)
• Nem Mais Um Copo de Leite, de Thiago Taves (MG)
• Permanência, de Leonardo Lacca (PE)
• Obra, de Gregório Graziosi (SP)
• O Último Trago, de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti (CE)
• Riocorrente, de Paulo Sacramento (SP)
• Zé, de Rafael Conde (MG)

“Buscamos no processo de seleção dos projetos um equilíbrio entre a proposta do projeto em si e de seu custo com o perfil dos fundos, produtores e distribuidores convidados para o Brasil CineMundi. Dentro desse perfil, pudemos notar uma forte predominância de primeiros e segundos longas-metragens, com temática urbana e, em alguns casos, apresentados por cineastas com uma trajetória já reconhecida, tanto no Brasil quanto no exterior, através de seus curtas”, explica Paulo Roberto de Carvalho, produtor e colaborador do Brasil CineMundi.

Os representantes dos projetos selecionados participam dos meetings one-to-one – reuniões individuais de até 25 minutos, onde poderão apresentar sua proposta para um produtor, distribuidor e/ou representante internacional da indústria audiovisual e fundos de investimento, convidados internacionais do evento. Os projetos também serão avaliados por um júri composto por três integrantes convidados da organização para escolha de um projeto vencedor, que será anunciado no encerramento do evento (dia 04 de outubro) e receberá material e serviços audiovisuais oferecidos por empresas parceiras, com o objetivo de viabilizar a execução do projeto em questão.

Nove países participam do Brasil CineMundi – 2nd International Coproduction Meeting. Entre os convidados confirmados estão Vincenzo Bugno, um dos fundadores do fundo de financiamento do Festival Internacional de Berlim – o World Cinema Fund –, em sua primeira visita ao Brasil; Janneke Langelaan, coordenadora do Hubert Bals Fund, fundo de financiamento do Festival Internacional de Cinema de Roterdã, na Holanda; e Katharina Dufner, produtora e representante da ZDF, emissora de TV alemã e uma das maiores da Europa; entre outros produtores e agentes de venda da França, Alemanha, Itália, EUA, Suíça, Argentina e Colômbia.

Um dos destaques da programação do Brasil CineMundi é a exibição de filmes internacionais que integram a Mostra CineMundi. O convidado Vincenzo Bugno exibirá uma programação especial com uma seleção de filmes contemplados pelo World Cinema Fund. O fundo alemão, que desde 2004 contempla projetos autorais da África, Ásia, Oriente Médio e América Latina, já financiou mais de 80 longas-metragens e é um dos mais importantes fundos de financiamento do mundo. Para exemplificar seu sucesso, a Mostra CineBH e o Brasil CineMundi exibirão cinco títulos na seleção Spotlight World Cinema Fund:

• El Premio, de Paula Markovitch (México/França/Polônia/Alemanha, 2010)
 Selecionado para a Competição Oficial do Festival de Berlim
• Faro, de Salif Traoré (França/Canadá/Alemanha, 2007)
 Selecionado para os festivais de Berlim, Toronto, Edimburgo, Los Angeles e Guadalajara, entre outros
• Pos Mortem, de Pablo Larrain (Chile/Alemanha/México, 2010)
 Selecionado para a Competição Oficial do Festival de Veneza
• The Hunter, de Rafi Pitts (Irã/Alemanha, 2010)
 Selecionado para a Competição Oficial do Festival de Berlim e para os festivais de Hong Kong, Edimburgo, Toronto, Viennale, Estocolmo e Tóquio, entre outros.
• Las Malas Intenciones, de Rosário García Montero (Argentina/Peru/Alemanha, 2011)
 Selecionado para os festivais de Berlim e Los Angeles, e contemplado com os prêmios de Melhor Filme no Festival de Cinema de Lima e Prêmio Especial do Júri no Festival de Gramado.

Além dos encontros e exibições, o Brasil CineMundi contará ainda com uma ampla programação de debates, aproveitando as diversas experiências de seus convidados para amplificar a discussão em torno da produção independente, sua viabilização e distribuição. As mesas discutirão as políticas públicas no cenário das coproduções; a produção independente no mercado audiovisual; os fundos de investimento, mecanismos e incentivos à produção, exibição e difusão do cinema no mercado mundial; as film commissions; o diálogo entre cinema e televisão; e as alternativas de distribuição para a produção independente.

Entre os convidados para os debates, nomes como Ana Paula Santana, Secretária do Audiovisual do MinC; Steve Solot, da Rio Film Commission; Paulo Mendonça, diretor geral do Canal Brasil; Sandro Fiorin, da FiGa Films; além dos produtores Fabiano Gullane, Vânia Catani – homenageada desta 5a Mostra CineBH – e Sara Silveira.

Completando a programação, haverá ainda dois estudos de caso de coproduções recentes bem sucedidas: Histórias que só existem quando lembradas, de Julia Murat, selecionado para o recente Festival de Veneza e que contará com a participação da diretora e de sua produtora francesa, Juliette Lepoutre; além do filme As quatro voltas, de Michelangelo Frammartino (Itália/Alemanha/Suíça, 2010), que terá como representante a produtora italiana Marta Donzelli.

Os debates, case studies e diálogos audiovisuais do Brasil CineMundi são abertos ao público em geral. Os interessados em receber certificado de participação devem se inscrever no período de 15 a 26 de setembro, através do site oficial www.cinebh.com.br

***
O Brasil CineMundi integra a programação da 5ª Mostra CineBH, que acontece na capital mineira de 29 de setembro a 04 de outubro, com exibições em três espaços a serem instalados no bairro Santa Tereza – a chamada Vila do Cinema – além do Cine Humberto Mauro, tradicional espaço de exibição do circuito de arte de Belo Horizonte, e mais novos espaços de exibição nesta edição: o Cine Sesc Palladium e o Inhotim.

O evento integra o Cinema Sem Fronteiras – programa internacional de audiovisual que reúne as mostras anuais que a Universo Produção realiza em Minas Gerais – Mostra de Cinema de Tiradentes [centrada na produção contemporânea, em janeiro], a Mostra CineOP [que difunde o audiovisual como patrimônio, em junho], e a Mostra CineBH [que contextualiza o mercado audiovisual, em outubro].

Toda programação é oferecida gratuitamente ao público.

***
PRESENÇAS INTERNACIONAIS CONFIRMADAS

CARLO CHATRIAN - Film Commission del Ville d'Aosta, Itália
DIANA BUSTAMANTE - Burning Blue - Produtora, Colômbia
ERIC SCHNEDECKER - Urban Distribuidora International, França/Estados Unidos
GUDULA MEINZOLT - Autentika Films - Produtora e Programadora - e representante do Visions Sud Est - Doc Outlook International Market "Visions du Réel", Nyon - Suíça
JANNEKE LANGELAAN - Coordenadora Hubert Bals Fund -International Film Festival Rotterdam, Holanda
JULIETTE LEPOUTRE - MPM Film (Movie Partners in Motion) - Produtora, França
KATHARINA DUFNER - TV ZDF, Alemanha
MARINA LUDEMANN - Goethe-Institut Munich, Alemanha
MARTA DONZELLI - Vivo Film srl - Produtora - Italia
MICHEL MARX - Roteirista e escritor - Escola Louis Lumière, França
PAULO DE CARVALHO - Autentika Films - Produtor e Programador - Alemanha
SANDRO FIORIN - FiGa Films - Vendas Internacionais, EUA
VERÓNICA CURA - Utopica Cine - Produtora, Argentina
VINCENZO BUGNO - Berlinale World Cinema Fund, Alemanha

PROGRAMAÇÃO

BRASIL CINEMUNDI – 2nd International Coproduction Meeting
29 de setembro a 04 de outubro de 2011
Local: Galeria Maristela Tristão e Sala João Ceschiatti – Palácio das Artes

29 DE SETEMBRO – QUINTA-FEIRA

20h30 – ABERTURA OFICIAL
Local: Cine Santa Tereza

30 DE SETEMBRO – SEXTA-FEIRA

10h30 às 13h – BRASIL CINEMUNDI - DEBATE
Local: Sala João Ceschiatti – Palácio das Artes

Tema: O MERCADO AUDIOVISUAL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO CENÁRIO DAS COPROUDUÇÕES

Um panorama do mercado audiovisual do Brasil, as políticas de financiamento e difusão, a coprodução internacional. Quais são os avanços e resultados? Balanço e Perspectivas.

Convidados:
Ana Paula Santana – Secretária do Audiovisual SAV/MinC – DF
Alberto Flaksman – Supervisor de Acompanhamento de Mercado da Ancine – RJ
Rachel Monteiro – Consultora Internacional do Cinema do Brasil – SP
Paula Alves de Souza - Chefe da Divisão de Promoção do Audiovisual do MRE - DF

Mediador: Pedro Butcher – crítico de cinema e colaborador da Mostra CineBH

14h30 às 17h30 – BRASIL CINEMUNDI – MEETINGS ONE-TO-ONE (projetos selecionados)
Local: Espaço Mari´stella Tristão – Palácio das Artes

14h30 às 16h15 – BRASIL CINEMUNDI - DEBATE
Local: Sala João Ceschiatti – Palácio das Artes

Tema: A PRODUÇÃO INDEPENDENTE NO MERCADO AUDIOVISUAL

O contexto das produções independentes, os desafios e suas diversidades, alternativas de produção, inserção no mercado, perspectivas de chegar até o público.

Convidados:
Fabiano Gullane – produtor - Gullane Filmes- SP
Vânia Catani – produtora - Bananeira Filmes - RJ
Sara Silveira – produtora Dezenove Som e Imagem – SP
Verónica Cura – produtora Utópica Cine – Argentina

Mediador: Eduardo Valente – Assessor Internacional da Ancine - RJ

16h30 às 18h – BRASIL CINEMUNDI - DEBATE
Local: Sala João Ceschiatti – Palácio das Artes

Tema: FUNDOS DE INVESTIMENTOS, MECANISMOS E INCENTIVOS À PRODUÇÃO, EXIBIÇÃO E DIFUSÃO DO CINEMA NO MERCADO MUNDIAL

O financiamento de um filme é sempre um desafio e um risco. Especialmente para um cinema independente e inovador. É importante conhecer todas as possíveis fontes de financiamento para a (co) produção e distribuição e saber como inserir um projeto em âmbito internacional. Representantes dos fundos e eventos europeus irão compartilhar suas experiências, falar sobre suas linhas de trabalho e as diferentes formas e possibilidades de cooperação.

Convidados:
Janneke Langelaan – Hubert Bals Fund – Holanda
Vincenzo Bugno – Berlinale World Cinema Fund - Alemanha
Gudula Meinzolt – Visions Sud Est, Doc Outlook International Market "Visions du Réel", Nyon - Suíça

Mediador: Paulo de Carvalho – curador de festivais, produtor Autentika Films e colaborador do Brasil CineMundi - Brasil/Alemanha

1º DE OUTUBRO - SÁBADO

10h30 às 13h – BRASIL CINEMUNDI - DEBATE
Local: Sala João Ceschiatti – Palácio das Artes

Tema: FILM COMMISSION: INCENTIVOS À PRODUÇÃO, CUSTOS E BENEFÍCIOS, VERDADE E FICÇÃO.

Incentivos à produção de cinema e televisão são oferecidos em muitos países para atrair a produção para suas respectivas jurisdições. Estudos sobre o custo e benefício de programas de incentivo mostram diferentes níveis de eficácia. Quais são os programas de incentivos oferecidos? Quais os benefícios gerados?

Convidados:
Steve Solot – Rio Film Commission – RJ/Brasil
Saleyna Borges - Amazonas Film Commission – AM/Brasil
Carolina Gontijo - Minas Film Commission – MG/Brasil
Carlo Chatrian – Film Commission Valle d’Aosta - Itália

Mediador: Ivan Melo – Consultor do Festival de Paulínia – SP/Brasill

14h30 às 17h30 – BRASIL CINEMUNDI – MEETINGS ONE-TO-ONE (projetos selecionados)
Local: Espaço Mari´stella Tristão – Palácio das Artes

14h30 às 16h30 – BRASIL CINEMUNDI – DEBATE
Local: Sala João Ceschiatti – Palácio das Artes

Tema: CINEMA E TELEVISÃO: COMO CRIAR E AMPLIAR DIÁLOGOS?
Como a TV pode atuar no fomento e na difusão da produção cinematográfica?

Camila Aguilar – diretora de programação e produção – Rede Minas -MG/Brasil
Katharina Dufner – TV ZDF – Alemanha
Paulo Mendonça – diretor geral do Canal Brasil – RJ/Brasil

Mediador: Inácio Araújo – professor e critico de cinema - SP

16h45 às 17h30 – BRASIL CINEMUNDI – CASE STUDY
Local: Sala João Ceschiatti – Palácio das Artes

Filme - “Histórias que só existem quando lembradas”, direção de Julia Murat
Case em coprodução internacional, tendo como referência o filme HISTÓRIAS QUE SÓ EXISTEM QUANDO LEMBRADAS. A diretora Julia Murat e a produtora Juliette Lepoutre (MPM FILM, Paris) expõem esta experiência de coprodução e suas respectivas facilidades e desafios.

Convidada:
Juliette Lepoutre – produtora Movie Partners in Motion (MPM )Film – França
Julia Murat – produtora e diretora

Mediador: Helvécio Marins Jr - diretor e colaborador do Brasil CineMundi – MG/Brasil

3 DE OUTUBRO – SEGUNDA-FEIRA

10h30 às 13h – BRASIL CINEMUNDI – DEBATE
Local: Sala João Ceschiatti – Palácio das Artes

Tema: ALTERNATIVAS DE DISTRIBUIÇÃO: O NEGÓCIO É OCUPAR O ESPAÇO.
As alternativas de distribuição, os procedimentos atuais e as perspectivas futuras frente à projeção digital. Nos últimos anos a produção de filmes brasileiros é crescente no mercado interno, mas apenas parte desta produção chega e permanece nas salas de cinema.
O que acontece quando blockbusters americanos e brasileiros são lançados e ocupam um grande porcentual das salas de exibição no país?
Como o cinema autoral independente nacional e internacional chegam às salas e ao público?
Quais as estratégias que os distribuidores estão seguindo para ampliar a presença desta produção no mercado, os resultados obtidos e suas perspectivas?

Convidados:
Caio Cesaro – Programadora Brasil – RJ/Brasil
Raffaele Petrini - Petrini Filmes – MA/Brasil
Sandro Fiorin – FiGa Films/Vendas Internacionais – Brasil/EUA
Silvia Cruz – Vitrine Filmes – SP/Brasil
Eric Schnedecker - Urban Distribuidora International, França/Estados Unidos

Mediador: André Gatti – pesquisador e professor – FAAP- SP/BRASIL

14h30 às 17h30 – BRASIL CINEMUNDI – MEETINGS ONE-TO-ONE (projetos selecionados)
Local: Espaço Mari´stella Tristão – Palácio das Artes

14h30 às 15h30 – BRASIL CINEMUNDI – CASE STUDY E DEBATE
Local: Sala João Ceschiatti – Palácio das Artes

Filme – “AS QUATRO VOLTAS”, direção Michelangelo Frammartino (Itália/Alemanha/Suíça, 2010)

Case em coprodução internacional, tendo como referência o filme As quatro voltas. A produtora Marta Donzelli (Itália) expõe esta experiência de coprodução, suas respectivas facilidades e desafios e, ainda, enfoque o tema em debate:

Tema: Como produzir cinema independente num país como a Itália dominado pela TV? A necessidade de coprodutor e o caso do filme As quatro voltas , que teve mais publico fora da Itália que no próprio pais.

Convidada:
Marta Donzelli – Produtora Vivo Film – Itália

Mediadora: Gudula Meinzolt – Visions Sud Est, Doc Outlook International Market "Visions du Réel", Nyon - Suíça

16h15 às 17h30 – DIÁLOGOS AUDIOVISUAIS
Local: Sala João Ceschiatti – Palácio das Artes

Lançamento do site www.guiafala.com.br
Realização: Júlia Nogueira

Lançamento de livros
Cachoeira de Filmes, de Ataídes Braga

Apresenta a história do Cine Humberto Mauro, sediado no Palácio das Artes, e de seu patrono, o cineasta mineiro que dá nome ao espaço. Entre histórias e casos do artista, o livro apresenta a cronologia das atividades da sala de cinema, criada em 1978, além de entrevistas com ex-coordenadores do espaço, fotos e materiais gráficos raros de mostras e festivais.

4 DE OUTUBRO – TERÇA-FEIRA

10h30 às 13h – BRASIL CINEMUNDI – MEETING ONE-TO-ONE (projetos selecionados)
Local: Sala João Ceschiatti – Palácio das Artes

16 às 17h30 – BRASIL CINEMUNDI – DIÁLOGOS E RESOLUÇÕES
Local: Sala João Ceschiatti – Palácio das Artes

. Reunião com a comissão de trabalho
. Resoluções finais
. Elaboração da Carta de BH 2011 – documento oficial

20h – BRASIL CINEMUNDI – ENCERRAMENTO E PREMIAÇÃO
Local: Cine Santa Tereza

***
Serviço

Acompanhe a 5ª Mostra CineBH 2011 e o programa Cinema Sem Fronteiras 2010.
Informações para o público: (31) 3282.2366 – Universo Produção
Na Web: www.cinebh.com.br
No Twitter: @universoprod
No Facebook: Universo Produção

Patrocínio: Usiminas, Correios, Prefeitura de Belo Horizonte/Belotur, Petrobras, Contax
Apoio: Ministério das Relações Exteriores, Cinema do Brasil, Kodak, Labocine, Megacolor, Cinema Produções Digitais, CTAv, CiaRio
Incentivo: Leis Municipal e Federal de Incentivo à Cultura
Idealização e realização: Universo Produção

Assessoria de Imprensa
Universo Produção
Informações: Débora Lucas (31) 3282.2366 – imprensa@universoproducao.com.br
Ana d’Angelo: (11) 8215.7359
Ariane Lemos: (31) 9751.0445
Leonardo Mecchi: (11) 9990.0515


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]