Brasil Plural 8 é sucesso na Europa - Confira aqui ::  | Curta o Curta

Brasil Plural 8 é sucesso na Europa - Confira aqui

Por Guilherme Whitaker em 19/11/2005 12:17



Brasil Plural 8 já atinge público de cerca de 3,5 mil pessoas na Europa


Com seis cidades já percorridas desde o início da itinerância, em 13 de outubro - Munique, Berlim, Hamburgo, Freiburg, Frankfurt e Jena, o Festival Brasil Plural 8, maior mostra de cinema brasileiro na Europa, já comemora um público de mais de 3,5 mil pessoas. "Cada cidade é um momento especial, sempre com uma recepção calorosa para o audiovisual brasileiro", conta Ralf Tambke, um dos organizadores da mostra. São 16 curtas, cinco longas, mostra com cinco vídeos do Projeto "Revelando os Brasis", do Minc, mostra do Mercosul e, em Berlim, também aconteceu uma mostra com debate de vídeos produzidos pelos movimentos populares brasileiros. A itinerância continua ainda por Salzburgo, Viena, Colonia, Stuttgart, Berna e Leipzig. A mostra percorre ao todo, nesta edição, 12 cidades, em três países, Áustria, Alemanha e Suíça, indo até janeiro de 2006. 

O Brasil Plural, em sua oitava edição, está ampliando a participação de público e, conseqüentemente, o espaço do audiovisual brasileiro lá fora. Deve se repetir neste ano a conquista do ano passado: colocar os curta-metragens brasileiros no circuito aberto dos cinemas nos países por onde passa. Em 2004, os cineclubes alemães adquiriram toda a programação de curtas daquela edição. Ou seja, mais que o momento da mostra, os curta-metragistas ganham um espaço de exibição inédito, que neste ano pode se ampliar para televisões. 

O cineasta carioca Rodrigo Savastano, diretor do curta "Mestre Humberto", esteve acompanhando a itinerância e participou de vários debates com o público europeu. "O Brasil Plural é garantia de criação de público especial para o cinema brasileiro, principalmente para os curtas", salienta. Característica essencial da mostra Brasil Plural é apresentar um país distante de cliches, ampliando a visão que os europeus têm desta terra. Os curtas são de inúmeros estados, traçando um perfil da produção dos novos diretores. Os longas têm um fio condutor: diversidade de culturas, várias crenças, uma fé. O longa "Viva São João", de Andrucha Waddington, por exemplo, tem gerado debates muito interessantes sobre as visões de Brasil. 

Em cada cidade percorrida, as entidades e organizações de brasileiros que vivem por lá organizam a festa posterior à exibição, sempre com muita música, dança, enfim, com um pouco do Brasil. 

A mostra Brasil Plural 8 tem apoio do Ministério das Relações Exteriores, do Instituto Goethe, Ministério da Cultura - Fundo Nacional de Cultura e Casa do Brasil (Alemanha). A organizadora é a Associação Cultural Polemika - Brasil e Alemanha. 

As inscrições para o Brasil Plural 9 já estão abertas. A ficha pode ser encontrada no site www.brasilplural.org 

Confira o Fotoblog da mostra, com detalhes da itinerância e etc. em www.brasilplural.org

Mais informações no site www.brasilplural.org 
Todos os curtas têm os devidos contatos de e-mail se necessário.

Contatos com a organização:
Ralf Tambke - tambke@pluralfilmes.com.br
Márcia Paraíso - paraiso@pluralfilmes.com.br
(48) 3234-2762 - (48) 9959-1916
Rodrigo Savastano  - rodrigosavastano@yahoo.com.br


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]