Brasil será homenageado no Festival de Cannes ::  | Curta o Curta

Brasil será homenageado no Festival de Cannes

Por Guilherme Whitaker em 18/05/2012 16:44


Brasil será homenageado no Festival de Cannes

Programação especial a cargo do Festival do Rio e terá também destaque para a produção brasileira de curta metragem, com o debate "Do curta ao longa" e exibição de curtas no Short Film Corner, organizado pelo Festival Curta Cinema

No próximo dia 16, será aberta oficialmente a 65ª edição do Festival de Cinema de Cannes (França). Em meio à usual badalação, o cinema brasileiro ganhará uma homenagem especial, com uma programação sob a coordenação do Festival do Rio.

Já foi confirmada a exibição do mais recente filme de Nelson Pereira dos Santos, "A Música Segundo Tom Jobim", um documentário sobre o compositor, que ganhará uma sessão especial. O cineasta, de 84 anos, também será homenageado e participará de um debate sobre curta metragem. A programação brasileira também contará com “Xica da Silva” de Cacá Diegues, e “Cabra Marcado Para Morrer” de Eduardo Coutinho. Todos a serem exibidos na mostra Cannes Classics.

Curtas em Destaque

No dia 23 de maio, às 16h no Short Film Corner será realizado o debate "Do Curta ao Longa", com a participação de Nelson Pereira dos Santos, Cacá Diegues e Juliana Rojas. A mediação será comandada por Ailton Franco Jr., diretor do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema.

Segundo Ailton, será um debate importante, pois reunirá três nomes de grande representação para o tema proposto. Aos 84 anos, Nelson Pereira dos Santos lança um documentário sobre Tom Jobim, no mesmo estilo já desenvolvido em seu curta-metragem “Meu compadre Zé Ketti”, também sobre música. Em “5 Vezes Favela – Agora por Nós Mesmos”, um projeto baseado no clássico do Cinema Novo, Cacá Diegues produziu 5 curtas de jovens realizadores, que compõem o longa, e que foi lançado no Festival de Cannes 2010. E Juliana Rojas exibiu seu longa “Trabalhar Cansa” na mostra Um Certain Regard em 2011 e, neste ano, apresenta na Semana da Crítica seu curta “O Duplo”.

Além do debate, uma programação especial de curtas metragens brasileiros, a ser exibida no mercado do Short Film Corner destinado a distribuidores e programadores de festivais, é compostos pelos filmes:

- Com vista para o céu, Allan Ribeiro (Rio de Janeiro)

- A dama do Estácio, Eduardo Ades (Rio de Janeiro) – inédito

- Quando morremos à noite, Eduardo Morotó (Rio de Janeiro)

- Dois, Thiago Ricarte (São Paulo)

- 49 Dias, Tatiana Fujimori (São Paulo)

- Amores passageiros, Augusto Canani (Rio Grande do Sul)

- Praça Walt Disney, Sergio Oliveira e Renata Pinheiro (Recife)

 

“Procurei reunir nesta seleção filmes que mostrassem um panorama da recente produção brasileira no formato. Estão nela filmes premiados no Festival Curta Cinema, além de dois curtas inéditos, com grandes chances de sucesso em festivas internacionais”, afirma Ailton Franco Jr, o curador deste programa especial de curtas brasileiros no Short Film Corner.

Esta programação especial de curtas no Short Film Corner conta com o Apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Fonte: Cecília


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]