Brasília exibe os melhores curtas da década ::  | Curta o Curta

Brasília exibe os melhores curtas da década

Por Guilherme Whitaker em 12/04/2001 12:04


Brasília exibe os melhores curtas da década
De 16 a 22 de abril capital recebe filmes de todo o Brasil


(texto oficial do evento)

Mostra

30 Clássicos do Curta da Década de 90


A mostra 30 Clássicos do Curta da Década de 90, que conta com o apoio irrestrito dos produtores e diretores dos curtas selecionados, é o resultado da apuração dos votos de sessenta personalidades da área de cinema, entre cineastas, jornalistas, críticos, produtores, professores e estudantes de cinema, etc., que escolheram os 30 filmes de curta-metragem mais representativos da década de 90.
Essa mostra é mais um projeto desenvolvido pela Fundação Nacional de Artes Funarte, através do Departamento de Cinema e Vídeo ecine/CTAv, visando ampliar o espaço destinado à exibição do curta-metragem.

O Decine/CTAv teve presença fundamental no desenrolar da história recente do curta-metragem, sendo um dos pilares de sustentação de sua produção e veiculação, no Brasil e no exterior. Muito dos curtas produzidos nessa década tiveram apoio ou foram co-produzidos pelo CTAv, através da utilização dos seus serviços técnicos (equipamentos de som, luz, câmera e maquinaria, moviolas, truca, transcrição e utilização de técnicos especializados). Ou tiveram mais espaço de exibição, seja através do programa Curta Brasil ou da mostra itinerante "Os curtas premiados, última safra", que em três edições percorreu 29 cidades, atingindo um público espectador de quase cem mil pessoas, sempre com grande sucesso e divulgação voluntária na mídia.

Consideramos a década de 90 como aquela em que o curta-metragem foi basicamente a única trincheira de resistência do Cinema Brasileiro, preenchendo heroicamente o vácuo resultante da crise na nossa produção de longa metragem no período 90/95, com uma produção constante e de excelente qualidade. Pavimentou o seu próprio caminho pelo mundo afora, através de festivais nacionais e internacionais, onde sempre se apresentou com brilhantismo, conquistando um reconhecimento que se revela através de uma extensa premiação.

Foi sem dúvida uma época vitoriosa para o filme brasileiro de curta metragem. Mas, a grande discussão, o debate mais difícil continua em aberto. Afinal, curta com lei ou curta sem lei?... Aguardamos ansiosos que haja continuidade nos debates, com uma participação efetiva de todos os interessados e que o resultado seja estimulante e torne nossa produção cada vez melhor.

De 16 a 22 de abril no Cine Brasília, às 9 pm.

Realização:
Ministério da Cultura – Minc: Ministro Francisco Weffort
Fundação Nacional de Arte – Funarte: Presidente Márcio Souza
Departamento de Cinema e Vídeo - Decine: Diretor Roberto Leite
Difusão: Liana Correa
Curadoria e texto: Jota Júnior
Apoio:
Mauro Domingues
Moema Müller
Renato Costa
Rosângela Sodré


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]