Café com Cinema lança Mostra Cinema Conquista – Ano 5 ::  | Curta o Curta

Café com Cinema lança Mostra Cinema Conquista – Ano 5

Por Guilherme Whitaker em 30/09/2009 14:59


“Não é fácil chegar à quinta edição e, por isso, ficamos muito felizes com o lançamento de mais uma Mostra Cinema Conquista”, diz a coordenadora-acadêmica do evento, Milene Gusmão, durante o Café com Cinema, nessa sexta-feira, 25. O encontro reuniu educadores, gestores da educação e cultura, apoiadores e profissionais da imprensa, na Casa da Terceira Idade.

Durante o café, a coordenadora de Relações Institucionais da Mostra, Veruska Anacirema, apresentou ao público a programação geral do evento, que inclui a exibição de longas e curtas-metragens, além de vídeos baianos, seminário, oficinas, curso, workshop e também a programação em homenagem ao importante cineasta, roteirista e escritor baiano, Orlando Senna.

“A Mostra busca trazer filmes premiados e de reconhecimento nacional e internacional para que o público tenha acesso a uma produção que não está vinculada ao mercado”, salienta o coordenador-geral da mostra, Esmon Primo. Sobre o seminário, oficinas e curso, Milene Gusmão ressalta que é uma programação voltada para as reflexões sobre cinema, com renomados pesquisadores, realizadores e professores da área.

Parceria com a educação

A presença de professores do nível Básico ao Superior e gestores educacionais no Café com Cinema sinaliza uma importante parceria no sentido de viabilizar uma aproximação, cada vez maior, do cinema com a educação. “O cinema tem se tornado fundamental para a formação de alunos, educadores e outros profissionais de educação. O cinema também é uma forma de educar”, destaca o presidente do Sindicato dos Professores Municipais de Vitória da Conquista, Cézar Nolasco.

Já o professor do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da Uesb, Itamar Aguiar, enfatiza: “A universidade precisa de mais humanidade e de artes”. Ele ressaltou ainda as discussões em torno da implantação do curso de Cinema e Audiovisual na Uesb como forma de coroar as atividades de cinema que há muito tempo fazem parte da história de Vitória da Conquista.

Realização

A Mostra Cinema Conquista – Ano 5 é uma realização da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo Uesb, com a correalização da Casa da Cultura de Vitória da Conquista. A Mostra Cinema Conquista – Ano 5 tem como patrocinadores o Ministério da Cultura – Secretaria do Audiovisual, por meio do Fundo Nacional da Cultura, e o Governo do Estado da Bahia – secretarias da Fazenda e da Cultura, por meio do Fundo de Cultura da Bahia.

Mais informações sobre a Mostra, no site www.mostracinemaconquista.com.br.

Texto: Rafael Carvalho
Assessoria de Imprensa Mostra Cinema Conquista 2009
Agência vOceve Multicomunicação

 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]