Camisa Listrada no Curta Circuito em Beagá nesta segunda ::  | Curta o Curta

Camisa Listrada no Curta Circuito em Beagá nesta segunda

Por Guilherme Whitaker em 14/10/2008 08:53


A Associação Curta Minas/ABD-MG apresenta o Cineclube Curta Circuito. Para a exibição do dia 20, segunda-feira, às 19h, no Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes, com entrada franca, apresentaremos a sessão – Panoramas 2 – Camisa Listrada.

O começo foi pela Natora Produções que deixou como remanescentes os criadores da produtora Camisa Listrada, Armando Mendz, Rodolfo Buaiz e André Carrera. Minas ganhou uma nova força em termos de produção audiovisual. Mais que uma linha estética ou um pensamento, congrega parcerias que impulsionam o audiovisual no estado. Nesta sessão temos dois documentários e duas ficções. Em “Água Ardente Fé Benta” e “Sumidouro”, têm o olhar que registra o ritual permanente e a relação das pessoas com a mudança. Nas ficções “Fui!!!” e “Oxianureto de Mercúrio”, o caminho de dois personagens na busca de aproveitar a vida, um por ser subjugado e outro que vê nisso a solução para sua vida.

Conheça um pouco mais sobre os realizadores

Armando Mendz
Como documentarista, dirigiu obras premiadas em diversos festivais brasileiros e exibidas em canais de TV, como Água Benta, Fé Ardente e Secos & Molhados. Dirigiu um dos episódios e realizou a coordenação geral do documentário Descaminhos. Em ficção, dirigiu um dos episódios e realizou a montagem do longa-metragem 5 Frações de Uma Quase História.

João Luiz Dornelas
Dirigiu, em parceria com Caíto Ortiz, o documentário O Dia em que o Brasil Esteve Aqui, que retrata a passagem da Seleção Brasileira de futebol por Porto Príncipe, capital do Haiti, em 18 de agosto de 2004. Em ficção, dirigiu o curta-metragem A Aposta, em parceria com Lucas Gontijo.

Guilherme Fiúza
Trabalhou como assistente de direção em diversos filmes de longa-metragem de diretores como Helvécio Ratton, Tizuca Yamasaki, Nelson Pereira dos Santos e Sérgio Machado. Foi produtor executivo do filme Depois Daquele Baile de Roberto Bomtempo, e Batismo de Sangue, de Helvécio Rattón. Estreou como diretor com o curta-metragem Fui!!! e dirigiu um dos episódios do longa-metragem 5 Frações de Uma Quase História.

Cris Azzi
Trabalhou como Assistente de Direção do cineasta mexicano Paul Leduc no filme O Cobrador, de Sérgio Rezende em Zuzu Angel e de Karim Ainouz na série Alice da HBO. Dirigiu um dos episódios do longa-metragem 5 Frações de Uma Quase História, além do curta-metragem Sumidouro e do longa de mesmo nome, vencedor do Prêmio de Melhor longa-metragem no FICA 2008.

André Carrera
Participou da equipe de produção de importantes projetos como Amor & Cia, Uma Onda no Ar, A Partilha e Lavoura Arcaica, entre outros. Pela Camisa Listrada, assinou a produção executiva de um dos episódios da produção internacional O Cobrador, e a produção dos longas Descaminhos, 5 Frações de Uma Quase História, Fronteira e Sumidouro. Oxicianureto de Mercúrio marca a sua estréia na direção.

Curtas que serão Exibidos:

Água benta, fé ardente | Armando Mendz e João Luiz Dornelas, MG, 1999, 9’15’’
Este documentário mostra um ritual religioso que acontece em Morro Vermelho (MG), toda quarta-feira de cinzas. Nesse ritual uma imagem de Jesus Cristo, em tamanho natural, é lavada com cachaça. Depois do banho essa cachaça é recolhida e bebida pelos fiéis que acreditam que ela tenha adquirido poderes milagrosos.

* Sumidouro | Cris Azzi, MG, 2005, 18’21’’
O documentário aborda a história da construção da barragem de Irapé, localizada no Vale do Jequitinhonha, e seus desdobramentos, traçando um paralelo entre duas comunidades atingidas. Antes de tudo, Sumidouro é um registro de uma região que irá desaparecer. A materialização em imagem e som do que vai se diluir nas águas.

* Fui!!! | Guilherme Fiúza, MG/RJ, 2004, 15’
Uma transição de drogas envolvendo uma organização estrangeira falha e dois gringos arrogantes são enviados para resolver a situação, mas acabam sendo guiados por um motorista de táxi abobalhado e sem vergonha pelas ruas do Rio de Janeiro. Esta estranha mistura de personalidades e culturas termina por ter um desfecho hilário.

* Oxicianureto de Mercúrio | André Carrera, MG, 2008, 15’
Amâncio, um jovem boêmio da década de 30, encontra amigos em um bar e relata o seu doloroso tratamento para se curar de uma úlcera sifilítica no estômago. Enquanto a sua história toma ares de fantasia e aventura, um homem bruto bêbado o desafia a provar que realmente está curado.

Após a sessão bate-papo com André Carrera e Armando Mendz sócios-diretores da Camisa Listrada!

Cineclube Curta Circuito- 2008
Data: 20 de outubro
Local: Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes
Horário: 19h
Classificação Indicativa: 16 anos
Assessora de Imprensa Cineclube Curta Circuito-
Daniela Fernandes (31) 98059625 - (31) 32019665

O Cineclube conta com o patrocínio da LIDERBH Veículos, SUPERMIX e com os apoios culturais: Rádio Inconfidência, Programa Curta, Guia Entrada Franca, Curta o Curta e Vsnet. O projeto é realizado com os benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]