Canal Futura abre inscrições para Oficina de Vídeo ::  | Curta o Curta

Canal Futura abre inscrições para Oficina de Vídeo

Por Guilherme Whitaker em 09/05/2005 10:23




Com a câmera na mão e muitas idéias na cabeça



Quem quiser colocar a mão na massa e aprender como funciona o mundo da TV não pode perder a chance de concorrer a uma vaga na oficina de produção de vídeo do Canal Futura

Produção, filmagem, reportagem, edição... Muita gente não imagina como dá trabalho fazer um programa de televisão! Mas, para quem sempre quis descobrir o que há por trás das imagens na telinha, o Canal Futura oferece uma super oportunidade. Já estão abertas as inscrições para a oficina de vídeo Geração Futura. Podem participar jovens que tenham entre 16 e 22 anos e estejam regularmente matriculados em uma instituição de ensino fundamental ou médio.

Os dez candidatos que forem selecionados vão poder acompanhar de perto, durante as férias escolares de julho, cada uma das etapas de produção da programação de uma TV educativa. Eles também participarão de seminários, palestras e workshops de câmera, edição, criação de roteiros e videografismo. E as atividades não ficam só na teoria. Depois de todo o aprendizado, estão incluídas a elaboração e a produção de um vídeo que será exibido no Canal Futura.

Para se inscrever no Geração Futura os estudantes devem elaborar um projeto de uso ou produção de TV, website, rádio, jornal ou fotografia em benefício da escola em que estão matriculados ou da comunidade onde vivem. Os candidatos serão escolhidos de acordo com a viabilidade, a criatividade no uso dos meios de comunicação e o potencial educativo das propostas apresentadas. Mais informações estão disponíveis no site www.geracaofutura.org.br.

Além de incentivar o protagonismo juvenil, o Geração Futura tem também o objetivo de promover a troca entre os profissionais do Canal e os jovens. Segundo a coordenadora do projeto, Tatiana Azevedo, as atividades reduzem a distância que existe entre os jovens, a TV brasileira, a educação e a ação dos governos, já que “a linguagem audiovisual é mais uma forma de os jovens dizerem o que estão pensando e exporem suas opiniões para o mundo".

O interessados em se candidatar a uma vaga na Oficina de Produção de Vídeo Geração Futura podem solicitar o regulamento e o formulário de inscrição ligando para a Central de Atendimento ao Telespectador do Canal Futura, no telefone (21) 2502-0022, acessando o site do projeto ou escrevendo para o e-mail geracao@futura.org.br. O resultado do processo de seleção será divulgado no dia 17 de junho.

O Geração Futura existe desde 1999 e cumpre um importante papel dentro de uma sociedade cada vez mais em busca de uma aproximação entre os jovens e a mídia. O projeto oferece a possibilidade do acesso e da apropriação das ferramentas tecnológicas em favor da construção de uma mídia crítica, ética e solidária. Centenas de jovens e educadores já participaram de atividades do projeto – oficinas de vídeo e de animação, visitas orientadas ao Canal Futura, encontros e seminários.

As atividades do Geração Futura são voltadas para a formação técnica, a troca de idéias, a experimentação e a exibição de novos produtos audiovisuais. Os jovens selecionados para participar da Oficina passarão meio período do dia – das 14h às 18h – nas dependências do Canal, durante as quatro semanas de julho. Cada candidato poderá inscrever mais de um projeto. A oficina é gratuita, mas o Futura não se responsabiliza pelos custos de transporte e hospedagem dos estudantes que residam fora da cidade do Rio de Janeiro.

Oficina de Produção de Vídeo Geração Futura
Inscrições: de 25 de abril a 3 de junho de 2005
Como fazer a inscrição:
Tel: (21) 2502-0022
www.geracaofutura.org.br
geracao@futura.org.br


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]