Canal Futura e Mostra do Filme Livre firmam parceria inédita ::  | Curta o Curta

Canal Futura e Mostra do Filme Livre firmam parceria inédita

Por Guilherme Whitaker em 07/01/2005 12:09





Canal Futura e Mostra do Filme Livre firmam parceria inédita


Com grande alegria a Mostra do Filme Livre acaba de fazer uma importante parceria com o Canal Futura. Tal parceria vai permitir que alunos das oficinas que o canal regularmente realiza participem das oficinas da MFL já a partir de janeiro, assim como vai tornar a mostra mais visível através de matérias que o canal fará durante as citadas oficinas, a  mostra e os debates. Também será organizado um debate especial sobre este novo método de realização de curtas em oficinas de produção.

Uma ótima novidade é que, após a mostra, a WSET, produtora do evento, vai indicar ao canal  certos filmes  que tenham a ver com o perfil do canal, que poderá adquiri-los para exibição na TV.

O Curta o Curta aproveitou e fez duas questões ao canal, a saber:

Curta o Curta: Por que o canal realiza oficinas de realização e qual tem sido o resultado destas oficinas para os alunos participantes? 

Canal Futura: O projeto tem como objetivo valorizar, apoiar e fortalecer a organização de estudantes de ensino médio e fundamental, de modo a aproximá-los da linguagem audiovisual e fomentar o desenvolvimento de projetos escolares e comunitários que tenham o vídeo como instrumento de educação e transformação social. Investimos em talentos, jovens que serão os futuros profissionais do mercado de TV e de cinema. Os jovens que passam pelo Canal Futura, tendo a experiência de vivenciar uma oficina de produção de vídeo, e conviver com profissionais da área durante quatro semanas, passam a ter uma visão mais crítica da TV, questionando o que assistem e a forma com que os programas são produzidos. Além disso, formam uma rede que vai além da convivência profissional. Se tornam verdadeiros amigos, praticamente uma família. Alguns jovens, muitos em época de fazer as provas de Vestibular, chegam aqui com milhares de dúvidas sobre que profissão seguir. Alguns tem um real interesse na área da Comunicação Social, e se envolvem ainda mais com as possibilidades apresentadas pela Oficina do Geração Futura. 

   
Alunos do Geração Futura em ação

Curta o Curta: O que o Canal Futura acha da Mostra Livre ter uma atenção especial, com prêmios, a filmes realizados no século XX, feitos em oficinas e a filmes feitos sem o apoio do estado? 

Canal Futura: Achamos muito importante o incentivo a produções independentes e o fomento a produção audiovisual por alunos dos ensinos médio e fundamental. Essas produções dificilmente conseguem janelas de exibição, seja na televisão ou no Cinema, e os realizadores acabam tendo que promover festivais e mostras especiais para que seus filmes sejam assistidos. E a idéia de exibir filmes do século passado é muito bacana, pois a maioria dos festivais exige que as produções sejam do ano anterior ao evento, deixando no esquecimento muitos filmes importantes.

Tatiana Azevedo
Projeto Geração Futura

Em breve mais novas da MFL aqui mesmo, no Curta o Curta.


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]