CCBBs do Rio de Janeiro e de São Paulo exibem documentários musicais nacionais ::  | Curta o Curta

CCBBs do Rio de Janeiro e de São Paulo exibem documentários musicais nacionais

Por Curta o Curta em 08/01/2014 14:19


Começa hoje nas unidades do Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro e em São Paulo a mostra Cine MPB - Documentários Musicais Brasileiros. Até o próximo dia 25, em SP, e 27, no Rio, serão exibidos 46 documentários nacionais, entre curtas e longas-metragens.

Na abrangente programação selecionada pelos curadores Rafael Sampaio, Flavia Candida e Francisco Cesar Filho, estão tanto filmes que retratam personagens importantes da nossa música como Arnaldo Baptista, Tom Zé, Cartola, Paulinho da Viola, Raul Seixas e Wilson Simonal, quanto obras que se debruçam sobre importantes movimentos musicais das últimas décadas como a Tropicália, o rock de Brasília e de São Paulo, o funk carioca, a chamada música brega, e a geração das cantoras do rádio.

A maior parte da produção a ser exibida é recente, de obras realizadas após a virada do século, mas a mostra também oferece a oportunidade de assistir a filmes pouco conhecidos da década de 60, como os curtas "Bethânia bem de perto", de Eduardo Escorel e Julio Bressane (1966), que mostra o dia a dia da cantora no período em que fez suas primeiras apresentações depois do sucesso de seu show Opinião; e "Nelson Cavaquinho", de Leon Hirszman (1969), registro do sambista em seu ambiente, conversando e tocando com amigos e vizinhos, em casa, nos bares, e nos terreiros. Outro destaque é a exibição de "A Farra do Circo", longa-metragem de Roberto Berliner e Pedro Bronz, ainda inédito no circuito comercial, com imagens raras do Circo Voador, desde o seu primeiro endereço, na praia do Arpoador, em Ipanema.

Os ingressos para as sessões custam R$ 4. Consulte os sites do CCBB-RJ e do CCBB-SP para ter acesso à programação completa com os horários de exibição e a sinopse dos filmes.

Fonte: ANCINE


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]