Chegou a vez de Ouro Preto sediar sua mostra de cinema ::  | Curta o Curta

Chegou a vez de Ouro Preto sediar sua mostra de cinema

Por Guilherme Whitaker em 13/06/2006 10:32



CHEGOU A VEZ DE OURO PRETO
SEDIAR SUA MOSTRA DE CINEMA



A produção audiovisual brasileira ganha um novo mirante nas Minas Gerais. Ouro Preto vai ser cenário da 1ª Mostra de Cinema - CINEOP, a partir da próxima quarta-feira, dia 14, seguindo um roteiro até 18 de junho, que promete projetar o legado do cinema brasileiro até o centro das atenções da mídia, de cinéfilos e da opinião pública de todo o Brasil.


Idealizada pela Universo Produção (responsável, há uma década, pela Mostra de Cinema de Tiradentes), com patrocínio da Petrobras, Eletrobrás e Cemig/Secretaria de Estado da Cultura de MG, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a CINEOP pretende firmar-se como plataforma de lançamento da nova safra de filmes brasileiros, além de contribuir para o debate em torno de questões cruciais que impactam o setor no país.

Esta primeira edição centra o foco em um tema candente no contexto atual, potencializado pelas facilidades da tecnologia digital: Preservação, Restauração e Memória do patrimônio cinematográfico brasileiro.

Exibição de filmes, debates e homenagens ocupam três diferentes espaços ouro-pretanos, com destaque para o precioso Cine Vila Rica, fundado em 1957 e ainda hoje uma referência entre as salas de exibição que resistiram ao tempo no interior de Minas Gerais.


O cinema brasileiro poderá ser visto em 22 sessões , com a exibição de 44 obras - 17 longas-metragens , 15 curtas e 12 vídeos.

O legado cinematográfico assume o primeiro plano no Seminário Cinema Brasileiro: Fatos e Memória , estruturado em três mesas, entre 15 e 17 de junho. Pesquisadores e profissionais apresentam metodologias, tecnologias, ações e projetos de preservação e restauração para o filme brasileiro. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 12 de junho no site oficial do evento www.cineop.com.br

Toda a programação oferecida é gratuita e vai agitar Ouro Preto, de 14 a 18 de junho. Esperamos por você.

Acesse o site oficial: www.cineop.com.br


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]