Cine Ceará abre inscrições para 26ª edição ::  | Curta o Curta

Cine Ceará abre inscrições para 26ª edição

Por João Carlos Martins em 03/02/2016 16:31


Estão abertas até o dia 31 de março as inscrições para a 26ª edição do Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema. O evento será realizado entre os dias 16 a 22 de junho de 2016, em Fortaleza. São competitivas as mostras Ibero-Americana de Longas-Metragens e Brasileira de Curtas-Metragens.
Os filmes das mostras competitivas serão exibidos no Cineteatro São Luiz, localizado na Praça do Ferreira, além de outras películas que compõem a programação. De acordo com a organização do Festival, a Feira Gastronômica será ampliada com food trucks e feira de artesanato, instalados na praça. A iniciativa tem parceria com a Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor).

Neste ano, o Festival homenageia o cinema mexicano, com uma seleção de produções do cinema contemporâneo do país, que será exibida em mostra especial. A cada ano um país ibero-americano é homenageado. Em 2015, a Espanha tomou conta do Cine Ceará. É também anual a homenagem prestada pelo Cine Ceará a um diretor e um ator. Cacá Diegues e Leandra Leal foram os homenageados da última edição.

Novidades nas competitivas
Podem concorrer na Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longas-Metragens filmes produzidos por cineastas da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha, nos mais diversos gêneros, em qualquer formato possível de ser projetado digitalmente. A diferença em relação às edições anteriores do Festival é que serão aceitas inscrições de longas com duração a partir de 60 minutos. A prioridade na seleção será para filmes inéditos no Ceará. Serão agraciados com o troféu Mucuripe os vencedores nas seguintes categorias: Melhor Filme, Direção, Fotografia, Edição, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz.

A Mostra Competitiva Brasileira de Curtas-Metragens também apresenta uma alteração na duração dos filmes e aceitará inscrições de curtas com até 25 minutos. Podem participar realizadores brasileiros ou radicados no país há mais de três anos, devendo o trabalho inscrito ter sido produzido a partir de 2015 e não ter participado do processo seletivo da edição anterior do Festival. Nesta mostra, também serão priorizadas na seleção obras ainda não exibidas no estado. Concorrem ao troféu Mucuripe os eleitos pelo júri nas categorias de Melhor Curta-Metragem, Direção, Roteiro e Produção Cearense. 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]