Cine Esquema Novo 2011 ::  | Curta o Curta

Cine Esquema Novo 2011

Por Guilherme Whitaker em 19/01/2011 07:00


Saiba mais sobre o CEN 2011

 

O CineEsquemaNovo 2011 - Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN 2011) terá a sua sétima edição entre os dias 23 e 30 de abril mantendo a proposta, estabelecida desde sua primeira edição, em 2003, de estimular o exercício da autoria e da pesquisa de linguagem na produção audiovisual independente contemporânea.


Nesta edição, há a novidade da premiação em dinheiro aos vencedores.


O CEN tem como principal meta para 2011 abrir ainda mais o cruzamento entre cinema e artes visuais na sala de projeção - um objetivo que vem sendo perseguido pelo encontro desde sempre e que, no próximo ano, receberá atenção especial inclusive em suas programações paralelas.


Como em todas as edições anteriores do festival, o CEN 2011 valoriza diferentes gêneros de filmes e técnicas de realização, sem distinção de formatos de captação ou finalização. Assim, são bem-vindas desde produções realizadas em mídias "domésticas" (celulares, câmeras fotográficas, video digital, por que não o VHS...) até as consagradas películas (Super-8, 16mm, 35mm). Para o CEN, elas são caminhos estéticos e exemplos de diversidade criativa na tela, e não limitadores impostos por questões externas à ideia e a sua produção.


O que importa são obras que estimulem a reflexão e a pesquisa de linguagens, dialogando com os princípios do festival: a surpresa, a experimentação, a criatividade e a inovação. Esta proposta, ao lado do convite à inscrição de trabalhos para seleção, é ressaltada este ano pelo vídeo realizado pelos artistas visuais Cristiano Lenhardt e Luiz Roque, já disponível no site do festival e nas redes sociais. Veja o video aqui ou aqui.


Podem ser inscritos até o dia 17 de janeiro de 2011 filmes de curta, média e longa-metragem produzidos em todos os gêneros e formatos, finalizados a partir de janeiro de 2009 e que não tenham participado das edições anteriores do CEN. Podem participar produções realizadas no Brasil por brasileiros ou estrangeiros, ou ainda no exterior por brasileiros.


Além da seleção para as mostras competitivas do festival, os filmes vão concorrer a prêmios em dinheiro, iniciativa inédita na história do CineEsquemaNovo. Os cinco convidados que vão compor o júri oficial escolherão o Melhor longa-metragem (prêmio de R$ 12.000,00, doze mil reais), Melhor curta ou média-metragem (R$ 5.000,00, cinco mil reais), além de outros filmes de curta, média e longa-metragem que receberão prêmios especiais. Também serão premiados os melhores filmes eleitos pelo público do CEN e pelos alunos da Oficina de Crítica que será realizada durante o encontro

 

 

 

 

 

Quem faz e onde acontece o CEN? -

 

O CineEsquemaNovo 2011 acontece no centro de Porto Alegre na Usina do Gasômetro, ocupando diferentes espaços do centro cultural, e no Santander Cultural. O festival é organizado e concebido pelo grupo CineEsquemaNovo e conta com a co-realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal de Cultura. O apoio especial é do Santander Cultural.


CineEsquemaNovo:

Alisson Avila
Gustavo Spolidoro
Jaqueline Beltrame
Morgana Rissinger
Ramiro Azevedo
 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]