CINE ESQUEMA NOVO - PORTO ALEGRE ::  | Curta o Curta

CINE ESQUEMA NOVO - PORTO ALEGRE

Por Guilherme Whitaker em 18/07/2005 19:02



CineEsquemaNovo
Festival de Cinema de Porto Alegre 
de 24 a 30 de outubro


INSCRIÇÕES ATÉ 12 DE AGOSTO, ESTA SEXTA!!


O CineEsquemaNovo – Festival de Cinema de Porto Alegre é um dos primeiros festivais do Brasil a apresentar mostras competitivas e informativas sem distinção alguma entre os suportes audiovisuais ou temáticas narrativas existentes e disponíveis. Todos os formatos imagináveis, do 35mm até uma produção feita em um telefone celular, bem como todas as bitolas de películas, o vídeo e o digital são aceitos em pé de igualdade. Estas produções, depois de selecionadas, são exibidas e premiadas em conjunto, assim como a ficção, o documentário, a animação e todas as outras divisões classificatórias criadas para o cinema ao longo do tempo.

As propostas estéticas e artísticas do CineEsquemaNovo estão centradas na SURPRESA, EXPERIMENTAÇÃO, CRIATIVIDADE e INOVAÇÃO trazidas por curtas, médias e longas-metragens. Não importa a maneira ou categoria como foram produzidos os trabalhos. A busca do festival, mais com perguntas que com respostas, é apresentar novas maneiras de fazer cinema e de compreender o que pode ser chamado de cinema.

Composto por programação competitiva de curtas, médias e longas, mostras informativas, retrospectivas históricas, sessões para estudantes, sessões na periferia, oficinas, debates e eventos paralelos, o CineEsquemaNovo aproxima o passado e o futuro, bem como a história e as perspectivas audiovisuais ao propor, simultaneamente, discussões sobre os novos formatos cinematográficos e audiovisuais com as homenagens a nomes fundamentais da produção e invenção brasileira na arte da imagem, como Rogério Sganzerla (em 2003) e Ruy Guerra (em 2004).

Na programação de sua terceira edição, de 24 a 30 de outubro de 2005, o CineEsquemaNovo – Festival de Cinema de Porto Alegre terá, além de todas estas atividades, uma mostra especial abordando a história do “Cinema de Artista” no Brasil, exibindo a aproximação das artes plásticas e visuais com o cinema através das últimas décadas; instalações multimídia, dentro do espaço da cidade e com nomes reconhecidos da produção atual brasileira em artes visuais, para propor uma reflexão sobre o papel do espaço na formação de um ambiente favorável para a experiência do cinema; e uma retrospectiva do movimento do “Cinema Marginal” nacional das décadas de 1960 e 70.

Com estes valores cada vez mais amadurecidos, mas aberto para a reinvenção a cada ano em sua estrutura, o CineEsquemaNovo coloca-se como uma realização com voz própria dentro de um circuito brasileiro de festivais muitas vezes acomodado - acomodação esta que, via de regra, pode corroer valores fundamentais de qualquer tipo de arte: a reflexão, a interpretação, a transformação e a revolução. 

Saiba mais e faça sua inscrição aqui mesmo.
Site oficial do evento: www.cineesquemanovo.org

Confira aqui a cobertura do Curta o Curta em 2004 em Porto Alegre.

CineEsquemaNovo - Festival de Cinema de Porto Alegre
ALISSON AVILA – Coordenador de Comunicação
GUSTAVO SPOLIDORO - Coordenador de Curadoria
JAQUELINE BELTRAME e MORGANA RISSINGER - Coordenadoras de Produção


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]