Cine Sesi Cultural encerra 8ª edição em Chã Preta com cinema de graça ::  | Curta o Curta

Cine Sesi Cultural encerra 8ª edição em Chã Preta com cinema de graça

Por Curta o Curta em 19/03/2014 12:59


O Cine Sesi Cultural está completando dez anos de estrada levando a sétima arte para cidades do interior do Brasil que não possuem salas de cinema ou cujas salas encontram-se desativadas. Em Alagoas, o projeto chega a sua oitava edição e retoma a programação após o recesso de carnaval, neste final de semana, de 21 a 23 de março, contempla o município de Chã Preta com sessões gratuitas na Praça Terezinha Brandão. Será o encerramento desta edição do projeto que contemplou 16 municípios alagoanos.Na programação, serão projetados três curtas nacionais e três longas-metragens, sendo dois brasileiros e uma produção internacional com cópia cedida especialmente para o projeto pela Disney (Enrolados), com exibições começando sempre às 18h30. O Cine Sesi Cultural é realizado pelo SESI e idealizado pela diretora de criação Lina Rosa Vieira.

Esta oitava edição do Cine Sesi Cultural iniciou em novembro de 2013. E já esteve em Satuba, Porto de Pedras, Santa Luzia do Norte, Japaratinga, Jacuípe, Maribondo, Campestre, Carneiros, Girau do Ponciano, Novo Lino, Inhapi, Jaramataia, Paulo Jacinto, Estrela de Alagoas, Coité do Nóia e, agora, Chã Preta. O Cine Sesi é uma espécie de “cinema de guerrilha”, sendo um projeto vanguardista na iniciativa de levar projeções cinematográficas a lugares que não possuem salas de cinema em funcionamento. Algumas cidades por onde o projeto passou tiveram suas salas de cinema reativadas, como o município alagoano de Quebrangulo, terra natal de Graciliano Ramos e das cidades de Pirapora (MG), Salgueiro (PE), Triunfo (PE) e Garanhuns (PE). Entre 2002, quando foi criado, até hoje, o projeto já passou por 603 cidades do interior – algumas dessas cidades mais de uma vez - de 11 estados do País, atingindo um público de mais de quatro milhões de pessoas.

Os filmes são exibidos ao ar livre em área cedida ao Sesi, em acordo com a prefeitura local. Como cinema combina com pipoca, serão distribuídos sacos de pipoca para o público. “Ao proporcionar a experiência cinematográfica dentro da comunidade, o Cine Sesi comprova que há espaço para a inserção de equipamentos que tornem as exibições periódicas. O projeto tem como intenção ainda proporcionar ao interior do País, que tanto inspira as produções de cinema nacional, a possibilidade de se enxergar na grande tela, num belo espelho de culturas, cenários, histórias e personagens semelhantes ao povo do lugar; além de abrir a possibilidade para uma viagem inusitada diante de outras experiências e lugares”, reflete Lina Rosa.

Em cada um dos três dias de exibição serão apresentados um curta e um longa-metragem. Em Chã Preta, na sexta-feira, o público confere o curta-metragem Vida Maria (CE), e o longa O Bem Amado (RJ); no sábado, o curta Águas de Romaza (CE) e o longa Colegas (SP)e no domingo, um curta da Oficina de Animação do Cine Sesi, o curta Leonel Pé de Vento (RS) e o longa Enrolados (EUA).

QUALIDADE TÉCNICA – Os filmes são exibidos em projetor de 35mm. O som possui três vias de dois mil watts e projetor Hi-Light Xenon de dois mil watts, além de cinemascope, o que permite boa visualização e audição a uma distância de até 25 metros. Tudo isso garante o elevado padrão de qualidade técnica e de conteúdo das projeções.

CRITÉRIOS DA CURADORIA - A escolha dos longas é pautada pelas seguintes exigências: filmes com bom padrão de qualidade técnica e de conteúdo, tendo a sexta-feira como espaço para a comédia, o sábado voltado para a reflexão e o domingo para o encontro da família; além de filmes que ainda não foram exibidos em canais de TV abertos; filmes que fazem parte da produção de cinema nacional prioritariamente ou que valorizem profissionais brasileiros e filmes que caibam na indicação de todas as idades (levando em consideração o fato de as exibições serem ao ar livre).

SERVIÇO

Oitava Edição Cine Sesi Cultural em Alagoas

Onde: Chã Preta, na Praça Terezinha Brandão

Quando: dias 21, 22 e 23 de março

Horário: a partir das 18h30

Entrada gratuita

PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA (a partir das 18h30) – Curta-metragem Vida Maria (CE). Longa-metragem O Bem Amado (RJ).

SÁBADO (a partir das 18h30) – Curta-metragem Águas de Romaza (CE). Longa-metragem Colegas (SP).

DOMINGO (a partir das 18h30) – Curta-metragem da Oficina de Animação do Cine Sesi. Curta-metragem Leonel Pé de Vento (RS). Longa-metragem Enrolados (EUA).

SINOPSES

CURTAS

Vida Maria

Sinopse:

Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece.

Ficha Técnica:

Gênero: Animação

Diretor: Márcio Ramos

Ano: 2006

Duração: 9 min

Cor: Colorido

Águas de Romanza

No Sertão nordestino uma menina sonha em conhecer a chuva. Sua avó, velha e doente, deseja realizar o sonho da neta. Um caixeiro viajante é a única esperança.

Ficha Técnica:

Gênero:Ficção

Subgênero:Drama

Diretor:Glaucia Soares,Patrícia Baía

Elenco:Leuda Bandeira,Michaela Farias Alves,Rodger Rogério

Duração:15 min

Ano:2002

País:Brasil

Local de Produção:CE

Cor:Colorido

Classificação: Livre

Leonel Pé de Vento

Leonel nasceu pé-de-vento e por isso vive isolado. Quando Mariana se aproxima dele, os dois descobrem a importância da amizade e da convivência com as diferenças.

Ficha Técnica:

Gênero: Animação

Subgênero: Infantil, Romance, Cinema Fantástico

Diretor: Jair Giacomini

Duração: 15 min

Ano: 2006

País: Brasil

Local de Produção: RS

Cor: Colorido

Classificação: Livre

LONGAS

O Bem Amado

Baseado na Obra de Dias Gomes, O Bem Amado conta a história de Odorico Paraguaçu, o prefeito que tem como principal objetivo conseguir um defunto para inaugurar a sua grande obra, o cemitério da cidade de Sucupira. O dia-a-dia entre o apoio das irmãs Cajazeiras e a oposição ferrenha do jornaleco da cidade, apimentada pela inclusão de personagens inesquecíveis como Zeca Diabo, um cangaceiro matador e Ernesto, o moribundo que não more, é uma sátira divertidíssima da elite brasileira.

Ficha Técnica:

Elenco: Marco Nanini, José Wilker, Caio Blat, Maria Flor, Matheus Nachtergaele.

Direção: Guel Arraes

Roteiro: Cláudio Paiva, Guel Arraes

Produtor: Paula Lavigne

Ano: 2010

Gênero: Comédia

Duração: 107 min.

Distribuidora: Disney

Classificação: 12 anos

Colegas

É uma divertida comédia que aborda de forma inocente e poética coisas simples da vida através do olhar de três jovens com síndrome de Down apaixonados por cinema. Um dia, inspirados pelo filme Thelma & Louise, eles resolvem fugir no Karmann-Ghia do jardineiro (Lima Duarte) em busca de seus sonhos: Stalone quer ver o mar, Marcio quer voar e Aninha busca um marido pra se casar. Eles partem do interior de São Paulo rumo à Buenos Aires. Nessa viagem, enquanto experimentam o sabor da liberdade, envolvem-se em inúmeras aventuras e confusões como se a vida não passasse de uma eterna brincadeira.

Ficha Técnica:

Gênero: Comédia

Direção: Marcelo Galvão

Roteiro: Marcelo Galvão, Ricardo Barreto

Elenco: Alex Sander, Alexandre Tigano, Amélia Bittencourt, Anna Ludmilla, Ariel Goldenberg, Breno Viola, Carlos Miola, Christiano Cochrane, Daniele Valente, Deto Montenegro, Elder Torres, Giulia de Souza Merigo, Juliana Didone, Leonardo Miggiorin, Lima Duarte, MarceloGalvão, Marco Luque, Maytê Piragibe, Monaliza Marchi, Nill Marcondes, Oswaldo Lot, Pedro Urizzi, Rita Pokk, Roberto Birindelli, Rui Unas, Simone Teider, Theo Werneck

Produção: Marçal Souza, Marcelo Galvão

Fotografia: Rodrigo Tavares

Duração: 103 min.

Ano: 2012

País: Brasil

Cor: Colorido

Distribuidora: Europa Filmes

Estúdio: Gatacine

Classificação: 10 anos

Enrolados

Uma história muito divertida e que nunca fora contada corretamente. Quando Flynn Rider, o bandido mais procurado e encantador do reino, então ele se esconde em uma misteriosa torre, e acaba sendo feito refém por Rapunzel, uma bela e esperta adolescente com 21 metros de cabelo., e acabam se tornando uma bela dupla, A dupla improvável parte em uma fuga repleta de ação e muita diversão ao lado de um cavalo policial, um camaleão super protetor e um bando de criminosos beberrões. O filme Enrolados vai contar uma história de aventura cheia de romance, humor e muito cabelo.

Ficha Técnica:

Ano de Lançamento: 2010

DIRETOR: Nathan Greno, Byron Howard

Roteiro: Dan Fogelman (escritor), Jacob Grimm (conto)

Categoria: Animação | Comédia | Família | Musical

Origem: EUA

Duração: 100 minutos

Classificação: Livre

Fonte: Ascom - Alagoas 24h


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]