Cineasta Gregório Graziosi faz primeira exibição do curta “Monumento” nesta terç ::  | Curta o Curta

Cineasta Gregório Graziosi faz primeira exibição do curta “Monumento” nesta terç

Por Guilherme Whitaker em 07/08/2012 14:04


O cineasta paulista Gregório Graziosi faz a primeira exibição de seu curta-metragem “Monumento” nesta terça-feira, dia 7, no 65º Festival Internacional de Locarno, na Suíça. Selecionado para a mostra “Leopardos do Amanhã”, o filme também será apresentado na quarta-feira, dia 8.

Com produção executiva de Zita Carvalhosa, da Superfilmes, o filme contempla a grandiosa escultura de Victor Brecheret “Monumento às Bandeiras”. Instalada em frente ao Parque do Ibirapuera, a obra é um dos maiores ícones de São Paulo, mas sua observação apressada, em meio ao trânsito da cidade, faz com que seus detalhes sejam superficialmente conhecidos. O curta traça um olhar cuidadoso destes pormenores e do conjunto da obra-prima de Brecheret.

Carreira e futuro

Nascido em 1983, Gregório Graziosi e formou em Cinema pela FAAP e Artes Plásticas pela Escola Panamericana de Artes e Design. Com poucos diálogos ou movimentos de câmera, utilizando enquadramentos precisos e trabalhando sempre com luz natural, sua proposta estética, intensamente sensorial e, por vezes, quase abstrata, desenvolve a subjetividade dos personagens a partir de sua relação com a arquitetura e os espaços vazios.

Seus primeiros curtas – “Saba”, “Saltos”, “Phiro” e “Mira” – foram exibidos em alguns dos mais importantes festivais de cinema do mundo, como Cannes, Locarno e Clermont-Ferrand. O diretor foi premiado no Festival de Mar del Plata e em outra dezena de festivais, sendo homenageado com uma retrospectiva no Festival de Cinema Luso- brasileiro, em Portugal, onde recebeu o prêmio ‘’Sangue Novo’’.

Atualmente, Graziosi trabalha em seu primeiro longa-metragem, “Obra”. O filme, que também tem produção de Zita Carvalhosa, acaba de receber um prêmio de fomento da Prefeitura de São Paulo para sua finalização.

“Monumento” estreia no Brasil durante o 23º Festival Internacional de Curtas- Metragens de São Paulo, que acontece de 23 a 31 de agosto.

Fonte: Sofia Carvalhosa


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]