Cineastas em documentários ::  | Curta o Curta

Cineastas em documentários

Por Guilherme Whitaker em 03/09/2012 14:33


O próximo episódio do CurtaDoc resgata a vida, a obra e as ideologias de dois grandes cineastas brasileiros: Carlos Reichenbach e Roberto Santos. O programa produzido pela Contraponto, vai ao ar na terça-feira, 4 de setembro, às 21h, no SescTV.

Carlão, um autor de cinema, de Anderson Cássio (SP, 2008) retrata Carlos Reichenbach, cineasta transgressor que começou sua carreira no cinema da Boca do Lixo. Carlão escreveu e dirigiu seis curtas-metragens, quatro episódios em longas e 15 longas-metragens, acumulando diversos prêmios no Brasil e exterior. Foi diretor, roteirista, professor, fotógrafo, crítico e ensaísta, e principalmente um autor sintonizado com a realidade caótica de seu tempo. Reichenbach desenvolveu uma obra inconfundível, com destaques para: Lilian M. (1974), Amor, Palavra Prostituta (1981), O Império do Desejo (1980), Filme Demência (1985), Anjos do Arrabalde (1987), e Alma Corsária (1994).

Roberto, de Amilcar M. Claro (SP, 1994), é um documentário afetivo sobre Roberto Santos, autor de filmes antológicos como O Grande Momento e A Hora e Vez de Augusto Matraga. A trajetória de Roberto como realizador se mistura e confunde com a própria história do cinema paulista. O diretor do documentário, Amilcar Claro, foi assistente de Roberto Santos, além de Hector Babenco e Bruno Barreto.

Os dois documentários exibidos são comentados pelo crítico de cinema Francis Vogner, convidado especial desta edição. “Acho interessante novos cineastas fazerem filmes sobre diretores antigos. Só me preocupa o fato de tratarem esses cineastas como uma figura do passado. Essa reverência deveria servir para colocar em crise o cinema de hoje, sobretudo esses sistemas de produção que geram filmes e não obras”.

O quadro Curtas Palavras encerra o programa abordando o tema Exibição e Distribuição. Tratam o assunto o crítico de cinema Rafael Ciccarini, o jornalista Paulo Markun e os cineastas Cesar Cavalcanti, Ana Luiza Azevedo, Piu Gomes e Cláudia Cárdenas.

TEASER • vimeo.com/45913511

A segunda temporada do CurtaDoc no SescTV traz 52 programas inéditos e exibição de 170 documentários brasileiros. O programa está no ar desde 2009 no SescTV. O canal está disponível para todo o Brasil pela TV por assinatura, pelo sistema DTH: Sky (canal3), Oi TV (canal 28), GVT (canal 228) e CTBC (em diferentes números de canais) e em mais 77 operações de TV a cabo em todo o território nacional.

O CurtaDoc na web é o primeiro acervo especializado em documentários brasileiros e latino-americanos. A coleção conta hoje com 856 curtas que podem ser assistidos na íntegra. Realizadores da América Latina podem inscrever suas produções diretamente no www.curtadoc.tv e participar de seleções para programa na televisão.

ACOMPANHE NOSSOS CANAIS
www.curtadoc.tv
facebook.com/curtadoc
www.contraponto.tv

Fonte: Contraponto


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]