Cineclube ABD&C exibe e debate filmes- grátis ::  | Curta o Curta

Cineclube ABD&C exibe e debate filmes- grátis

Por Guilherme Whitaker em 11/11/2005 07:25


Cineclube ABD&C
Sessão Sérgio Goldenberg 


CINECLUBE ABD&C - Programa Petrobrás Cultural 
Sábado, 12 de novembro, 16 h - Casa de Rui Barbosa. 

Dentro da proposta de aprofundar o conhecimento geral da obra de novos realizadores, a ABD&C - Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas - convida Sérgio Goldenberg para exibir e debater dois de seus documentários produzidos no início dos anos 90. 

Documentarista e roteirista de TV, Goldenberg mistura com muito humor o documentário e a ficção. Rever Profissão: Doméstica (1993) e Funk Rio (1994), após o lançamento do seu primeiro longa, Bendito Fruto (2004), torna-se imprescindível para entender seu trabalho. 

Debatedores - Sergio Goldenberg e Beth Formaggini
Beth Formaggini - Diretora da ABD&C, Beth é diretora, pesquisadora e produtora de médias e longas de ficção e documentário como Edifício Master (2001) e Bendito Fruto (2004).
Sergio Goldenberg - Estudou cinema na Universidade Federal Fluminense e iniciou sua carreira como colaborador de Eduardo Coutinho. Dirigiu, entre outros, os documentários "Funk Rio","Domésticas", e "Volta Redonda - Memorial da Greve", exibidos no Brasil e no exterior em emissoras como o Channel 4 (Inglaterra), Arte (França e Alemanha), PBS (EUA) e TV Cultura (Brasil). Roteirista do programa "Brasil Legal" (Globo), foi premiado no Rio Cine Festival (1993, 1995 e 1997), no VideoFest do Festival de Berlim, no Margarete Meads Festival (NY), no Nord-Sud Festival (Genebra). Participou do Video Visions do New York Film Festival e do INPUT - International Conference of Public Television entre 1990 e 1995, integrando seu board nos dois anos seguintes.

OS FILMES
Profissão: Doméstica - Vídeo - Documentário -1993 - 49 min
Sinopse - Apresenta a vida de sete empregadas domésticas no Rio de Janeiro - a mais nova tem 14 anos e a mais velha 72 - mostrando também quem são os seus patrões. Histórias de vida, medos, visões de mundo e ambições dessas mulheres.
Premiado com o "South-North Award" no Festival Nord-Sud (Genebra, Suíça) pela Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional, Hull, e Rádio Quebec
DIREÇÃO - SÉRGIO GOLDENBERG
FOTOGRAFIA - BRENO SILVEIRA
SOM - PAULO RICARDO NUNES
EDIÇÃO - GUSTAVO CASCON
MÚSICA - ALEXANDRE PEREIRA
PRODUÇÃO: CECIP - CENTRO DE CRIAÇÃO DE IMAGEM POPULAR
ARTE ( FRANÇA-ALEMANHA) em cooperação com a ZDF (Alemanha)

Funk Rio Vídeo - Documentário - 1994 - 46 min
Sinopse - O documentário mostra, através de quatro jovens que moram no subúrbio do Rio de Janeiro, o universo do funk carioca, suas ligações com a marginalidade, a música e a dança desta tribo que está criando no isolamento um novo código estético e cultural. Alguns observadores do movimento funk acreditam que ele seja equivalente - em crescimento numérico, repressão policial e localização - ao maior fenômeno cultural carioca, hoje internacionalmente conhecido: o carnaval.
Melhor Vídeo, Melhor Edição e Menção Honrosa no 18º Guarnicê de Cine-Vídeo.
DIREÇÃO - SÉRGIO GOLDENBERG
FOTOGRAFIA - FRED RANGEL
SOM - NILSON NASSION
EDIÇÃO - JOÃO ALEGRIA
MÚSICA - ALEXANDRE PEREIRA
PRODUÇÃO: CECIP - CENTRO DE CRIAÇÃO DE IMAGEM POPULAR
CANAL + , Point du Jour 


O Cineclube ABD&C - Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas do Rio de Janeiro tem o patrocínio da Petrobras e a parceria da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)/Ministério da Cultura

Cineclube ABD&C - Sessão Sérgio Goldenberg
12 de novembro, sábado, às 16 horas
Casa de Rui Barbosa - Rua São Clemente, 134 - Botafogo/RJ - 280 lugares
Entrada franca e estacionamento gratuito.


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]