Cineclube Curta Circuito ::  | Curta o Curta

Cineclube Curta Circuito

Por Guilherme Whitaker em 04/07/2008 13:11


Formado pela EICTV – Escola Internacional de Cinema e TV de San Antonio de los Baños, em Cuba, o mineiro Marcos Pimentel desenvolveu ao longo dos últimos 6 anos um trabalho que vem sendo reconhecido em festivais brasileiros e internacionais. No conjunto, seus filmes evidenciam uma preocupação particular com as formas de inscrição do tempo, trabalhado, por um lado, em sua dimensão material por excelência – o arquivo, o registro, o documento – e por outro, em sua dimensão subjetiva, ligada à experiência pessoal e coletiva da memória. Intimamente relacionadas, essas duas dimensões falam de aparecimentos e desaparecimentos, interrupções e continuidades, que têm lugar entre o passado e o presente de pessoas, discursos, ofícios e, evidentemente, de imagens.

Diretor, roteirista e produtor independente, realizou documentários em cinema (35mm e 16mm), vídeo e televisão, que ganharam 59 prêmios por festivais nacionais e internacionais. Em televisão, trabalhou no setor de Projetos Especiais da Rede Minas de Televisão, desenvolvendo documentários culturais e educativos, com destaque para as séries "Palavras", "Caminhos" e "Minas em festa", exibidas nacionalmente pela TV CULTURA. Realizou também os roteiros da campanha de lançamento da TV CULTURA BRASIL, nova emissora pública de TV de Brasília. Foi um dos finalistas da edição brasileira do concurso DOC TV IBEROAMÉRICA, com o projeto “Além das veredas”, documentário que aborda a questão da sobrevivência ao longo da BR – 116. Atualmente, é um dos diretores do CINEPORT – Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa.

Filmes que serão Exibidos:

Nada com ninguém | Cuba, 2003, 14’
Documentário sobre um velho que vive em uma montanha isolado de qualquer contato com o mundo exterior. Uma reflexão sobre o tempo e o silêncio.

Ilha | Cuba, 2004, 9’
Documentário reflexivo sobre as relações entre a memória e o fato de viver rodeado de água por todas as partes.

O Chão e o Céu | Cuba, 2004, 24’
Documentário sobre um garoto cubano de 10 anos que sonha se tornar um boxeador famoso.

O Maior Espetáculo da Terra | Brasil, 2005, 15’
Documentário sobre um circo na corda bamba.


Após a sessão bate-papo com Marcos Pimentel.


Cineclube Curta Circuito-2008
Eixo Brasil – Marcos Pimentel.
Data: 07 de Julho
Local: Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes
Horário: 19h
Classificação Indicativa: livre
Entrada franca.
Assessora de Imprensa: (31) 98059625

O Cineclube conta com o patrocínio da LIDERBH Veículos e com os apoios culturais Rádio Inconfidência, Programa Curta, Guia Entrada Franca, Curta o Curta e Vsnet. O projeto é realizado através dos benefícios das Leis Municipal e Estadual de Incentivo à Cultura.

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]