Cineclube Curta Circuito 2007 - Imagens da Música - Nesta segunda em BH, grátis ::  | Curta o Curta

Cineclube Curta Circuito 2007 - Imagens da Música - Nesta segunda em BH, grátis

Por Guilherme Whitaker em 28/04/2007 10:12



Cineclube Curta Circuito 2007
Panoramas – Imagens da Música


A Associação Curta Minas/ABD-MG e a Telemig Celular apresentam o Cineclube Curta Circuito 2007. Para a última sessão do mês de abril, dia 30, segunda feira, as 19:00h, no Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes, com entrada franca; será apresentado a programação Panoramas- Imagens da Música. Três trajetórias da música brasileira reconstituídas – e sem dúvida desdobradas – por meio do cinema. Saído dos subúrbios cariocas na década de 50 para se tornar um dos instrumentistas mais respeitados do Brasil no exterior, o trombonista Raul de Souza volta à cena neste belo ensaio visual de Heloísa Passos – destaque para o reencontro com Maria Bethânia, registrado em 2005 pela equipe de filmagem. Já as origens e influências do Manguebeat são retratadas no documentário O Mundo é uma Cabeça, que reúne depoimentos de Chico Science, um dos expoentes do movimento, e de outras figuras como Otto, Fred 04, Siba e Helder. Por último, o divertido Coruja, de 2001, mapeia a origem das gírias e expressões do samba de partido alto, cantadas pelo “porta-voz” dos morros cariocas, Bezerra da Silva (morto em 2005, aos 78 anos).

Filmes que serão exibidos:
Viva Volta | Heloisa Passos, PR, 2005, 15’
Documentário sobre o trombonista brasileiro Raul de Souza que, desde 1996, vive em Paris e sofre com a falta de reconhecimento em seu país de origem. Com o som de seu trombone ao fundo, o filme leva o personagem de volta a Bangu, Rio de Janeiro, e reconstrói sua trajetória. Melhor direção no 16º Cine Ceará, 2006.

O Mundo é uma Cabeça | Bidu Queiroz e Cláudio Barroso, PE, 2005, 17’
O Manguebeat é um movimento que eclodiu no início dos anos 90 em Pernambuco. O filme mostra essa história e a trajetória do seu principal protagonista: Chico Science. Os 10 Mais - Escolha do Público no Festival Internacional de Curtas de São Paulo, 2005. Melhor filme Documental no Festival Internacional de Curtas do Rio do Janeiro.

Coruja | Márcia Derraik e Simplício Neto, RJ, 2001, 15’
A relação de Bezerra da Silva com seus compositores, anônimos garimpados por ele "onde a coruja dorme", nos morros cariocas e na baixada fluminense. Daí surgem sambas feitos por trabalhadores, crônicas cáusticas mas bem-humoradas de gente simples que mora na favela e conta seu dia-a-dia nas músicas. Melhor Curta - Prêmio da Crítica no Festival do Rio BR, 2001. Prêmio Especial do Júri no Festival de Gramado, 2001.

Logo aos a exibição haverá um debate com Paulo Vilara, jornalista, roteirista e diretor de documentários. Desde 2000 coordena e ministra o curso livre Oficina de Roteiro. Foi um dos vencedores do I DOCTV com o Documentário Mil Sons Geniais.

Após a sessão debate dos organizadores com o público.
Cineclube Curta Circuito – 2007
Panoramas – Imagens da Música
Data: 30 de Abril
Local: Cine Humberto Mauro,
Palácio das Artes
Horário: 19:00h
Classificação Etária: 16 anos
Assessora de Imprensa
Cineclube Curta Circuito- Daniela Fernandes – 31 98059625

O Cineclube conta com o patrocínio da Telemig Celular, da NET e com o patrocínio local da ThyssenKrupp Elevadores S/A, e com os apoios culturais: Fundação Clovis Salgado, Sesc Uberlândia, Prefeitura de Montes Claros, Guia BH, Rádio Inconfidência e Vsnet. O projeto é realizado através dos benefícios das Leis Municipal e Estadual de Incentivo a Cultura.

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]