Cineclube Curta Circuito  em Beagá ::  | Curta o Curta

Cineclube Curta Circuito em Beagá

Por Guilherme Whitaker em 13/06/2008 11:08


NOVOS OLHARES
DOC 2007

A Associação Curta Minas/ABD-MG apresenta o Cineclube Curta Circuito. Para a primeira Sessão Novos Olhares do mês de junho, dia 16, segunda-feira, às 19h, no Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes, com entrada franca, apresentaremos - DOC 2007

Não raro, entre as produções documentais brasileiras, encontramos filmes que se dedicam a registrar a decadência ou o desaparecimento de velhos ofícios, de antigas máquinas de trabalho, de modos de viver e fazer. A tarefa é difícil (há sempre o risco de que o gosto pelo “exótico” suplante a particularidade histórica do registro), mas valiosa, evidentemente, por dar a ver tais “desaparecimentos”. É com essa idéia que “Câmara Viajante”, de Joe Pimentel, vai buscar no interior do nordeste a estória de fotógrafos que ganham a vida graças a máquinas e técnicas cada vez menos usuais – e graças à mítica estátua de Padre Cícero, destino certo dos romeiros que visitam a região de Juazeiro do Norte. Num contexto totalmente diferente, “Dia de Visita” traz o relato de uma mulher que dedica a vida a ajudar os presos da penitenciária de Papuda, em Brasília. Aqui , o maior mérito talvez seja confiar à fala da personagem, e à sua duração, um sentido que dificilmente poderia ser apreendido pela imagem.


Conheça um pouco sobre os realizadores

André Luís da Cunha é formado em cinema pela Universidade de Brasília. Estudou com Ricardo Aronovicht, Jean Claude Carrière e Nelson Pereira dos Santos. Atua como diretor e fotógrafo na realização de documentários e ficções em longa e curta-metragem, programas de televisão, campanhas políticas, institucionais e publicidade. Recebeu no Festival de Brasília os Candangos de Melhor Diretor por "Áporo" e Melhor Fotografia por "Sinistro", "Outros" e " O Perfumado " ,curtas-metragens em 35mm. Em Recife recebeu o prêmio de Melhor Fotografia por “Dois Filmes em Uma Noite ”, com o curta “Cinco Naipes”, o prêmio José Lewgoy de Melhor Fotografia do Cinema Gaúcho e o de Melhor Fotografia no Festival da Bahia. Fotografou cinco filmes de longa-metragem, mais de vinte e cinco curtas, dezenas de documentários e vídeo-clipes. Também atua no mercado publicitário. É sócio fundador da Associação Brasileira de Cinematografia.

Joe Pimentel é Fotógrafo e Diretor de Filmes e Vídeos. Iniciou a carreira na década de 80 realizando filmes em Super 8. Desde então já participou de diversas produções rodadas no Ceará como: “Sertão das Memórias”, de José Araújo; “Um Cotidiano Perdido no Tempo” e “O Último Dia de Sol”, de Nirton Venâncio; “Opora, França e Bahia”, de Glauber Filho e “Villa-Lobos – Uma Vida de Paixão”, de Zelito Viana, entre outros. Em 2001 dirigiu o curta metragem “Retrato Pintado” e em 2005 junto com Tibico Brasil realizou o filme “Canoa Veloz”. Em 2006 dirigiu o filme “Câmara Viajante”. Atualmente realiza o longa metragem Bezerra de Menezes – O Médico dos Pobres.


Docs que serão exibidos:

Câmara Viajante | Joe Pimentel, CE, 2007, 20’
Documentário sobre fotógrafos populares que atuam em festas e romarias do interior nordestino.

Dia de Visita | André Luís da Cunha, DF, 2007, 25’
Dona Sônia vai ao presídio, é dia de visita.

Debate com os organizadores após a sessão!

Cineclube Curta Circuito- 2008
Data: 16 de Junho
Local: Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes
Horário: 19h
Classificação Indicativa: 16 anos

Assessora de Imprensa Cineclube Curta Circuito- Daniela Fernandes – (31) 98059625

O Cineclube conta com o patrocínio da NET e com os apoios culturais, Rádio Inconfidência, Programa Curta, Guia Entrada Franca e Vsnet. O projeto é realizado através dos benefícios das Leis Municipal e Estadual de Incentivo à Cultura.

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]