Cineclube Curta Circuito faz sessão com filmes de Vinícius Cabral ::  | Curta o Curta

Cineclube Curta Circuito faz sessão com filmes de Vinícius Cabral

Por Guilherme Whitaker em 12/09/2008 12:28


Continuando o mês de comemoração de sete anos de exibições permanentes, apresentaremos, dia 15 de setembro, segunda-feira, às 19h, no Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes, sempre com entrada franca, a sessão Panoramas I - Vinicius Cabral.

As duas sessões Panoramas seguintes revelam uma tentativa de identificar nos trabalhos de Vinícius Cabral e outros diversos vídeos a existência de uma motivação comum; a de retirar de um vídeo anônimo, de um registro amador (afetivo ou violento), ou de uma mise-èn-scéne fracassada, ressignificações que perturbem o hábito de se pensar o audiovisual contemporâneo a partir de certos “filtros” de ordenação. Talvez seja uma questão de buscar nos destroços de linguagens já exaustivamente mapeadas e pré-decodificadas uma espécie de inocência perdida. Uma espécie de “pós-cinema”. Um exercício de afirmação, negação e descoberta.

Conheça um pouco mais sobre o Realizador Vinicius Cabral

Residente em Belo Horizonte-MG , Vinícius Cabral é publicitário, produtor independente e curador. É diretor de clipes, vinhetas e demais trabalhos comerciais e autorais. Dentre seus projetos autorais, destaca-se o coletivo "Nem só o que anda é móvel" (www.nemsooqueandaemovel.blogspot.com). Como sócio d'A Produtora Audiovisual (http://aprodutora.podcastspot.com), atua como roteirista e diretor.

Curtas que serão Exibidos:

A serpente | Vinícius Cabral, MG, 2008, 5’Vídeo integrante do extinto curta-metragem “Tratados acerca da origem de nossas idéias sobre o corpo e a civilização”. Reflexões sobre a mulher, o consumo e a Era Vitoriana.
Abatedouro | Vinícius Cabral, MG, 2007, 9’Diego Lisboa é conduzido ao abate após ser surpreendido andando em círculos.
Sem título | Vinícius Cabral, MG, 2008, 3’
Vídeo integrante do extinto curta-metragem “Tratados acerca da origem de nossas idéias sobre o corpo e a civilização”. Reflexões sobre a mulher, o consumo e a Era Vitoriana.

Vídeo Terrorismo | Vinícius Cabral, MG, 2007, 4’
O que mata não é aquilo que entra pela boca, mas sim o que sai dela. Vídeo premiado como melhor curta na categoria "ousadia e risco" no FLÔ (Festival do Livre Olhar 2007). *

A fornicação | Vinícius Cabral, MG, 2008, 3’
Vídeo integrante do extinto curta-metragem “Tratados acerca da origem de nossas idéias sobre o corpo e a civilização”. Reflexões sobre a mulher, o consumo e a Era Vitoriana.

Os cantos da casa | Vinícius Cabral e Vinícius Túlio, MG, 2008, 13’
Duas camarinhas, um vestiário, uma casinha das almas, um varal, dois cachorros, uma antena. Um ritual.

Free Tibet (ou então vou cometer uma chacina e me suicidar depois em sinal de protesto) | Vinícius Cabral e Igor Amin, MG, 2008, 3’
Tendência não é algo que tende a acontecer. É algo que já está acontecendo. Vídeo integrante do projeto Nem Só o que Anda é Móvel.

Após a sessão bate-papo com realizador Vinicius Cabral!

Cineclube Curta Circuito - 2008
Data: 15 de Setembro
Local: Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes
Horário: 19h
Classificação Indicativa: 16 anos
Assessora de Imprensa Cineclube Curta Circuito - Daniela Fernandes – (31) 98059625

O Cineclube conta com o patrocínio da LIDERBH Veículos, Supermix Concreto e com os apoios culturais: Rádio Inconfidência, Programa Curta, Guia Entrada Franca, Curta o Curta e Vsnet. O projeto é realizado com os benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]