Cineclube Curta Doze e Meia retoma atividades no Centro Cultural Correios Recife ::  | Curta o Curta

Cineclube Curta Doze e Meia retoma atividades no Centro Cultural Correios Recife

Por Guilherme Whitaker em 01/11/2012 16:49


Retomando suas atividades abertas ao público a partir do mês de novembro, o Cineclube Curta Doze e Meia continuará promovendo sessões semanais de cinema compostas por curtas e médias-metragens nacionais no auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife. As exibições gratuitas são programadas através das mais variadas temáticas e neste mês de novembro o tema será “Rutílio está aqui!”. É uma homenagem a um dos principais profissionais do cinema pernambucano: o ator, produtor e diretor de elenco Rutílio de Oliveira. O artista faleceu em agosto deste ano e nas sessões o público terá acesso a vários vídeos que contaram com a sua participação nas mais diversas áreas.

Para iniciar a programação, na próxima quinta-feira (01), a partir das 12h30, serão exibidos os vídeos “Quer tapioca com manteiga, freguesa?”, “That's a Lero Lero”, “Cachaça” e “Simião Martiniano - o camelô do cinema”. Após a exibição haverá um bate-papo descontraído com a cineasta Clara Angélica e outros profissionais que trabalharam com o homenageado.

Rutílio de Oliveira, ou simplesmente Tia Rute, como era carinhosamente chamado entre os amigos, trabalhava com arte desde 1977 e em seu currículo destacam-se, entre outros, “O Baile Perfumado”, “Baixio das Bestas”, “Pedra do Reino (TV Globo)”, “Lula, o filho do Brasil” e “Febre do Rato”.

O Curta Doze e Meia conta com o patrocínio dos Correios, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, é uma realização da Arrecife Produções e conta com o apoio do Centro Cultural Correios, da Opa!Caroé e da Sambada Comunicação e Cultura.

CONECTE-SE CONOSCO:

Twitter: http://twitter.com/curtadozemeia
Facebook: http://www.facebook.com/CurtaDozeMeia
YouTube: http://www.youtube.com/user/curtadozemeia

Vídeos a serem exibidos:

Quer tapioca com manteiga, freguesa?
Direção: Henrique Amaral
Exp, 1985, 15min

Registra a última apresentação do musical ''Muito pelo Contrário'', escrito e dirigido por João Falcão, em 1982, no Teatro de Santa Isabel, no Recife, unido a um segundo momento, experimental, onde, numa manhã na praia do Carmo, Olinda, vê-se um banho de mar onde um ''herói'' salva a ''heroína'' do excesso de sargaços em seu biquini e três ''anjinhos'' fazem a cabeça de um hippie machão, maquiando-o e com isso buscando embelezar sua mente. Todas as imagens foram realizadas em 1982.

That's a Lero Lero
Direção: Amin Stepple e Lírio Ferreira
Fic, 1994, 16min

Reconstituição da histórica passagem do cineasta Orson Welles pelo Recife durante a Segunda Guerra Mundial.

Cachaça
Direção: Adelina Pontual
Fic, 1995, 13min

Num bar no centro da cidade, dois homens fazem uma aposta: ver quem aguenta tomar mais cachaça. A noite transcorre com suas revelações e seus personagens. Os primeiros raios de sol revelarão o vencedor.

Simiao Martiniano, o camelô do cinema
Direção: Clara Angélica e Hilton Lacerda
Doc, 1998, 14min

Documentário que usa a ficção para falar sobre cinema, na perspectiva de um cineasta-camelô alagoano, radicado em Pernambuco desde a década de 50.

Serviço:

Cineclube Curta Doze e Meia
“Rutílio está aqui!”
Dias 01, 08, 22 e 29 de novembro de 2012
Todas as quintas-feiras do mês, às 12h30

ENTRADA GRATUITA
Auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife
Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife

Informações: (81) 9223-2182 (Ruth Pinho) / (81) 9873-3576 (Amanda Ramos)
curtadozemeia@gmail.com
http://curtadozemeia.blogspot.com

Fonte: Amanda ramos


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]