Cineclube Curta o Curta de junho. ::  | Curta o Curta

Cineclube Curta o Curta de junho.

Por Guilherme Whitaker em 09/06/2008 11:15


A sessão do Cineclube Curta o Curta de Junho, exibida no Ateliê da Imagem, começou com a animação “Justiça Emplaca”, de Alexandre Bersot. Após, “A Espera”, de Fernanda Teixeira, que acaba de ser exibido em Cannes. Seguido das comédias “Quatro por Quatro”, de Piu Gomes, e “Quintas Intenções”, de Maurício Rizzo. O filme “A Vitória de Darley”, de Renato Rosati, fechou a sessão,que teve um público de 40 pessoas.

No tradicional debate após os curtas, Gomes, Bersot e Rizzo estiveram presentes ao lado de Yves Moura, representando “A Espera”. O curta da produtora Buendía Filmes, fundada por Yves e Fernanda Teixeira, foi selecionado para o Festival de Cannes deste ano e, desde então, não pára de receber convites de outras mostras. “Quando você é desclassificado, os festivais já são super-educados. Dizem que seu filme é ótimo, mas não foi selecionado. Você fica quase feliz, mesmo fora. Imagina se você é aceito. Eles mandaram email perguntando se tínhamos interesse em exibir o filme. Três pessoas diferentes leram a mensagem, para ver se era aquilo mesmo”, diverte-se Yves, recordando da despretensão inicial do filme. Segundo ele, a cópia em 35 mm, por exemplo, foi feita somente após a seleção em Cannes.

Piu Gomes, por outro lado, comentou não ter pensado em inscrever “Quatro por Quatro” em festivais fora do país, pois acreditava que o filme tratava de questões bastante locais. O curta, realizado através de edital, retrata com humor o cotidiano perigoso de Brasília. Tratar a violência de forma mais amena também é a proposta da colagem digital em 2D de Alexandre Bersot. Realizado em seis meses, praticamente apenas pelo diretor, “Justiça Emplaca” está sendo exibido em um festival itinerante no Equador até o final do mês. Sem tratar da violência, mas mantendo o humor como ingrediente, Maurício Rizzo também comentou que a comédia “Quintas Intenções” foi uma de suas primeiras experiências como diretor, pois antes trabalhava mais como roteirista.

Não perca a próxima sessão do Cineclube Curta o Curta, sempre na primeira sexta de cada mês, na Urca.

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]