Cineclube Curta o Curta em Botafogo ::  | Curta o Curta

Cineclube Curta o Curta em Botafogo

Por Guilherme Whitaker em 19/05/2009 10:43


Filme bom não tem prazo de validade. A sessão Curta o Curta no Cinematheque de maio apresenta ótimos exemplos, com 3 filmes que fazem parte do Catálogo Curta o Curta: Clandestinidade, de 2001; O Segredo, de 2005; e O som da Luz do trovão, de 2005. Duas ficções e um documentário que tiveram excelente repercussão no circuito de festivais na época em que foram lançados.

“Clandestinidade”, filme de Rodrigo Guéron, é uma ficção com humor. Ganhou prêmios de melhor diretor de curta no Brazilian Film Festival-Miami; melhor curta do Juri popular, melhor curta de ficção e melhor ator na Feira Audivisual do Mercosul-Florianópolis; 10 mais do público no Festival Internacional de CurtaMetragem de São Paulo; melhor curta de ficção, melhor roteiro em Curitiba; melhor roteiro em Belém; e melhor ator em Ribeirão Preto. Traz no elenco Augusto Madeira, Isabel Guéron, Bruno Gomlewsky e Claudia Lira.

“O segredo”, de Luis Antonio Pereira, é uma ficção dramática que acumulou mais de 10 prêmios (melhores filme, ator, atriz, música,
fotografia, diretor) nos mais de 40 festivais em que foi selecionado, incluindo festivais internacionais em Canadá, Eslovênia, Turquia, Índia, França, Portugal, Itália, Inglaterra, Rússia e Espanha. Além do diretor, os outros premiados são os atores Murilo Rosa e Bruna di Tullio; e André Moraes, pela trilha original.

A programação da noite se encerra com o surpreendente documentário, pelo inusitado personagem principal Vanja, “O som da luz do trovão”, de Petrônio Lorena e Tiago Scorza, que conquistou 6 prêmios e 2 menções honrosas em festivais nacionais.

O curta-metragem nacional é sinônimo de criatividade e de qualidade. É um produto audiovisual que expressa a riqueza e a diversidade da cultura brasileira.

Programa

:: Clandestinidade, de Rodrigo Guéron
ficção |20´|2001 | RJ
Comédia: Rio de Janeiro 1977: em plena ditadura militar, um homem casado arruma uma amante e diz para a mulher, como álibi, que entrou para o Partido Comunista. Mas para o espanto deste homem, sua mulher acha a "idéia" ótima e resolve entrar para o Partido Comunista também.

:: O segredo, de Luis Antonio Pereira
ficção | 18´ | 2005 | RJ
Drama. Catarina e Dudu são um casal de classe média, que vive junto há dois meses em uma casa em Vargem Grande, no Rio. Ela é modelo e ele pintor. A relação flui muito bem até que Catarina viaja e, sozinho em casa, num acesso de ciúmes, Dudu abre um de seus e-mails e tem uma grande surpresa. É ali que está toda a verdade sobre o motivo da viagem da mulher que ele tanto ama.

:: O Som da luz do trovão, de Petrônio Lorena e Tiago Scorza
documentário | 20´ | 2005 | PE
O filme trata da engenhosidade de Evangelista Ignácio de Oliveira,
natural de Serra Talhada, alto sertão de Pernambuco. Desde os anos 60, ele cria e adapta máquinas e instrumentos de gêneros variados: uma asa delta, uma câmera 35mm, armas de fogo em forma de bengala, isqueiro ou torneira e uma boneca metálica feita com sucatas de rádios e televisores. Além das invenções, o cientista 'Vanja' teoriza sobre o universo e os astros, defendendo idéias originais e inusitadas.
 

Sexta, 22-05, as 20h no Cinematheque

Rua Voluntários da Pátria, 53, ao lado do Metrô

Entrada Franca


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]