Cineclube Natal abre espaço para o cinema independente ::  | Curta o Curta

Cineclube Natal abre espaço para o cinema independente

Por Guilherme Whitaker em 19/08/2006 11:07



Cineclube Natal abre espaço para o cinema independente


  
  Uma parcela considerável de filmes nacionais não chega ao conhecimento do público. Mas apesar da distribuição irregular, muito material criativo continua sendo produzido de forma independente. Democratizar o acesso a esta produção audiovisual é o objetivo do Circuito Cineclubista de Estréias.
  
  Neste domingo, dia 20, o Cineclube Natal em parceria com o Teatro de Cultura Popular (TCP) recebe a primeira edição do projeto e exibe os curtas-metragens "Camareira", de Zonda Bez, e "Transtorno", de Pablo Cunha, Daniel Bosi, Fabíola Trinca, Márcio Bertoni e Bruno Cabús. Logo em seguida será apresentado o longa-metragem "Dr. Fantástico", do diretor Stanley Kubrick. A sessão começa às 19h, no TCP, ao lado da Fundação José Augusto. Depois haverá debate com a platéia e sorteio de um DVD. Os ingressos custam R$ 2,00. Sócios do Cineclube e filiados à  Adurn não pagam. Censura: 14 anos.
  
  O Circuito Cineclubista de Estréias reúne 22 Cineclubes de seis estados: RJ (16), SP (2), PB (1), RN (1), RS (1) e SC (1). O projeto foi concebido durante a 26ª Jornada Nacional de Cineclubes (Julho/2006), em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Evento no qual o Cineclube Natal esteve presente. A proposta é incluir mensalmente na programação dos cineclubes participantes um ou mais curtas-metragens inéditos. Os filmes selecionados serão exibidos em todos os cineclubes do circuito. Os curtas-metragens deste domingo foram produzidos durante a 26ª jornada. A previsão para esta primeira edição é atrair um público estimado em 3 mil pessoas. Uma iniciativa que vem se somar ao circuito de festivais e aumentar a visibilidade do cinema nacional.
  
  Após a exibição dos curtas-metragens a genialidade de Kubrick entra em ação. "Dr. Fantástico" é reconhecidamente uma das melhores sátiras sobre a guerra fria e a paranóia que tomava conta do mundo naquela época. O filme, baseado no livro "Alerta Vermelho"(1958), do escritor britânico Peter George, conta a história de um general que acredita que ficou impotente devido à sabotagem comunista dos reservatórios de água e por isso ordena um ataque nuclear à União Soviética. Humor negro e sátira política num filme antológico. Destaque para a atuação de Peter Sellers que interpreta três personagens na trama. Além de ter recebido 4 indicações ao Oscar, o filme ganhou também 3 prêmios no BAFTA (Melhor Filme Britânico, Melhor Filme e Melhor Direção de Arte) e o Prêmio Bodil de Melhor Filme Americano.

A Sessão:
  
"CAMAREIRA"
Direção: Zonda Bez
Tempo de Duração: 5 min
Ano de Lançamento (Brasil): 2006
Fotografia: Bruno Cabús
Edição: Marcelo Coutinho
Direção de Arte: Zonda Bez e Fabíola Trinca
Figurino: Fabíola Trinca
Elenco: Fabíola Trinca
Sinopse: Num dia de trabalho como outro qualquer, um quarto a mais ou a menos faz toda a diferença. Curta-metragem realizado em uma tarde durante a 26ª Jornada Nacional de Cineclubes, em Santa Maria (RS).
  
"TRANSTORNO"   
Direção: Pablo Cunha, Daniel Bosi, Fabíola Trinca, Márcio Bertoni, Bruno Cabús
Tempo de Duração: 4 min
Ano de Lançamento (Brasil): 2006
Fotografia: Pablo Cunha e Bruno Cábus
Edição: João Paulo Miranda
Elenco: Marcio Bertoni, Pedro Fiuza (advogado do Diabo)
Sinopse: A história de um homem em busca de si. Curta-metragem filmado em câmera fotográfica por cineclubistas de vários estados do Brasil durante a 26ª Jornada Nacional de Cineclubes, em Santa Maria (RS).
  
"DR. FANTÁSTICO" 
Título Original: Dr. Strangelove or How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 93 minutos
Ano de Lançamento (Inglaterra): 1964
Direção: Stanley Kubrick
Roteiro: Stanley Kubrick, Terry Southern e Peter George, baseado em livro de Peter George
Elenco: Petter Sellers, George C. Scott, Sterling Hayden, Keenan Wynn, Slim Pickens, Peter Bull, James Earl Jones.
  
E-mail: cineclubenatal@grupos.com.br
Blog: www.cineclubenatal.blogspot.com
Telefones: 9471 - 3008 / 8805 - 4666 / 9926 - 7980

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]