CineEsquemaNovo 2011: 82 longas-metragens inscritos para seleção, 30 deles inédi ::  | Curta o Curta

CineEsquemaNovo 2011: 82 longas-metragens inscritos para seleção, 30 deles inédi

Por Guilherme Whitaker em 13/02/2011 06:44


Festival recebeu mais de 900 obras de todo o País, entre curtas, médias e longas. Seleção acontece neste mês de fevereiro

 

O CineEsquemaNovo 2011 – Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN) recebeu 909 inscrições de filmes e obras audiovisuais para a sua sétima edição, que acontece entre os dias 23 e 30 de abril. No total, 82 longas e 827 curtas-metragens serão considerados pelo júri de seleção, o que posiciona o CEN entre os festivais brasileiros de cinema mais prestigiados pela comunidade de realizadores. A título de exemplo, vale mencionar que a recém realizada Mostra de Cinema de Tiradentes recebeu 78 longas; o Festival de Brasília 2010 recebeu 38; e o Festival de Gramado, em sua última edição, teve em torno de 70 longas-metragens inscritos.

Ao se firmar como um festival que trava diálogo intenso com a atual produção audiovisual independente brasileira, o CEN tem atraído cada vez mais realizadores que se identificam com a proposta de abrir espaço não só para a exibição, mas também para o pensamento sobre o cinema, o vídeo e as artes visuais contemporâneas em um mesmo ambiente. Outro número que indica o interesse dos cineastas e videoartistas pelo CEN é a quantidade de longas recentemente finalizados e em sua maioria inéditos em festivais: 30 trabalhos, produzidos deste outubro de 2010, se encaixam nesta categoria.

A seleção dos filmes para as mostras competitivas será feita pelo núcleo central de organizadores do CineEsquemaNovo, atualmente distribuído entre as cidades de Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte e Lisboa. Alisson Avila, Gustavo Spolidoro, Jaqueline Beltrame, Morgana Rissinger e Ramiro Azevedo, que conceberam o festival, são os nomes que formam o júri de seleção.

A opção por manter um júri de seleção fixo garante a identidade e unidade da proposta estética do CEN, ao mesmo tempo que proporciona uma evolução de valores a cada edição. O festival segue preocupado em levantar perguntas, e não em oferecer respostas, sobre o futuro da imagem em movimento.

Os filmes selecionados para as mostras competitivas serão divulgados na primeira semana de março.

 

Curiosidades sobre os inscritos no CineEsquemaNovo 2011

- Do total de inscrições para a sétima edição do CEN, 278 foram feitas pela internet: 277 curtas (cerca de 33%) e um longa foram inscritos por meio de links. O CEN é pioneiro, e um dos únicos festivais no País, a receber inscrições sob este modelo que oferece aos realizadores a oportunidade de inscrever seus trabalhos sem a obrigatoriedade do envio de cópias físicas dos filmes em DVD. Vale dizer que, hoje, é possível assistir na internet em HD com melhor qualidade do que em DVD.

- O estado de São Paulo é o que soma o maior números de inscritos, com 192 curtas e 20 longas. Em seguida aparecem o Rio de Janeiro, com 146 curtas e 27 longas; o Rio Grande do Sul, com 125 curtas e 3 longas, e Minas Gerais, com 99 curtas e 13 longas.

- Dos 82 longas, 13 deles foram dirigidos exclusivamente por mulheres. Outros 21 contam com mulheres na co-direção.

- Dos 82 longas-metragens inscritos, 12 foram finalizados em 2011, 56 em 2010 e 15 em 2009.

- 30 longas-metragens inscritos no CEN são inéditos.

 

Saiba mais sobre o CEN 2011

A sétima edição do CineEsquemaNovo vai ser realizada entre os dias 23 e 30 de abril em Porto Alegre. Além das já tradicionais mostras competitivas, mostras paralelas e oficinas, a programação do festival já tem confirmada a videoinstalação “Expiração #2”, do artista mineiro Pablo Lobato. A mostra, que explora modos de presença e ausência das imagens, apresenta vídeos produzidos a partir de imagens de arquivo inéditas do acervo pessoal de Pablo Lobato, como restos de filmes, arquivos de viagens, de família ou amigos coletados ao longo de doze anos de trabalho com audiovisual. Os vídeos têm um tempo de existência pré-determinado por um software desenvolvido especialmente para o projeto, e depois de expirado o tempo as imagens são apagadas de forma definitiva.

O CEN 2011 vai ocupar diferentes espaços do centro cultural Usina do Gasômetro e o Cine Santander Cultural. O festival conta com a co-realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal de Cultura, e apoio especial do Santander Cultural.

O CineEsquemaNovo tem como principal meta abrir ainda mais o cruzamento entre cinema e artes visuais na sala de projeção, um objetivo que vem sendo perseguido pelo encontro desde sua primeira edição, em 2003, e que neste ano receberá atenção especial inclusive nas programações paralelas.

Além da seleção para as mostras competitivas do festival, os filmes inscritos vão concorrer a prêmios em dinheiro, iniciativa inédita na história do CineEsquemaNovo. Os cinco convidados que vão compor o júri oficial escolherão o Melhor longa-metragem (prêmio de R$ 12.000,00, doze mil reais), Melhor curta ou média-metragem (R$ 5.000,00, cinco mil reais), além de outros filmes de curta, média e longa-metragem que receberão prêmios especiais. Também serão premiados os melhores filmes eleitos pelo público do CEN e pelos alunos da Oficina de Crítica que será realizada durante o evento.

 

No blog do CineEsquemaNovo estão disponíveis informações detalhadas sobre a exposição de Pablo Lobato, história do festival e vídeos premiados em edições anteriores do CEN, além de textos informativos sobre realizadores e coletivos cuja produção está associada ao CineEsquemaNovo e outros assuntos relativos ao universo da produção audiovisual.

 

 

 

Informações para a imprensa:
BD Divulgação - Bebê Baumgarten, Kellen Hoehr e Gabriela Almeida
(51) 3028.4201 / 8111.8703 / Nextel - 7814.2244 - ID 84*39184
bebebaumgarten@terra.com.br
 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]