CINEFESTIVALE – Festival de Cinema do Vale do Jaguaribe ::  | Curta o Curta

CINEFESTIVALE – Festival de Cinema do Vale do Jaguaribe

Por Guilherme Whitaker em 03/09/2012 14:33


Vem aí o CINEFESTIVALE – Festival de Cinema do Vale do Jaguaribe, que tem como objetivo a exibição de filmes, em caráter competitivo e não competitivo, com intuito de levar ao público da cidade de Russas e comunidades vizinhas o melhor da produção cinematográfica brasileira. Russas é uma cidade do Vale do Jaguaribe, uma região do semi-arido cearense. Antigamente, o município chegou a possuir dois cinemas, muito frequentado por cinéfilos e artistas locais, num período de grande movimentação cultural e com grande participação estudantil. Na década de 90, os cinemas fecharam e hoje há muito saudosismo de boa parte da população, acostumada a ouvir o megafone do Cine 5 de Junho a canção Besame Mucho, convidando a cidade para o início da sessão. Pretende-se, com este festival, formar público para o curta-metragem, através da exibição de filmes, debates e oficinas de roteiro e produção audiovisual, uma tentativa de reverter essa situação e colocar Russas, novamente, em contato com a sétima arte.

***

REGULAMENTO

FESTIVAL DE CINEMA DO VALE DO JAGUARIBE – RUSSAS - CE

O Festival de Cinemado Vale do Jaguaribe, CINEFESTIVALE, é uma produção da Deberton Filmes e Produções LTDA ME. O evento acontecerá no primeiro semestre de 2013, data a definir, na cidade de Russas, Ceará.

O CINEFESTIVALE tem como objetivo a exibição de filmes, em caráter competitivo e não competitivo, com intuito de levar ao público local e comunidades vizinhas o melhor da produção cinematográfica brasileira. Pretende-se, com este festival, formar público para o curta-metragem, através da exibição de filmes, debates e oficinas de roteiro e produção audiovisual.

Período de inscrição:
As inscrições para os Programas Curta Criança, Curta Nordeste e Curta Nacional acontecerá dos dias 22 de agosto a 30 de novembro de 2012 através do site www.cinefestivale.com.

Condições para inscrição

- Mostra Curta Criança
Filmes infantis concluídos a partir do ano 2002, de 5 a 20 minutos de duração, produzidos em qualquer um dos estados federativos, captado em qualquer formato (vídeo ou película) desde que tenha cópia de exibição digital no formato mov H264 (preferencialmente)ou DV;

- Mostra Curta Nordeste
Filmes realizados por produtores ediretores nordestinos, filmados no Nordeste,concluídos a partir do ano 2002, de todos os gêneros (ficção, documentário, animação e experimental), com duração de 5 a 20 minutos, captado em qualquer formato (vídeo ou película) desde que tenha cópia de exibição digital no formato mov H264 (preferencialmente) ou DV;

- Mostra Curta Nacional
Filmes realizados por produtores e diretores brasileiros, ou residentes no Brasil há mais de 3 anos, produzidos em qualquer cidade brasileira e finalizados a partir do ano 2002, com duração de 5 a 20 minutos, captado em qualquer formato (vídeo ou película)desde que tenha cópia de exibição digital no formato mov H264 (preferencialmente) ou DV;

Observação: Não serão aceitas inscrições de obras ainda não concluídas nem vídeos publicitários e/ou institucionais.

Procedimento de inscrição
1. Para a inscrição, o interessado deverá cadastrar o seu filme no site www.cinefestivale.com;
2. Após submeter os dados do filme no site, é necessário enviar para a produção do Festival os seguintes materiais:
- Uma cópia em DVD da obra finalizada,
- Ficha de inscrição impressa e assinada,
- Se desejar,poderá enviar, também, um dvd de dados com o filme em formato digital mov H264 ou DV. Assim, em caso de seleção, não será necessário realizar nova postagem com a cópia de exibição.

Endereço para envio dos materiais:
CINEFESTIVALE – Festival deCinema do Vale do Jaguaribe
Att. Allan Deberton
Rua General Tertuliano Potiguara 720 / 102
Aldeota – Fortaleza-CE
CEP: 60135-280

Prazo: postagem carimbada nos correios até 31 de novembro de 2012.
O festival não cobrirá despesas de envio ou de taxas relativas ao envio desses materiais para a seleção. As mesmas são de inteira responsabilidade da pessoa que submete o curta, o remetente.

Divulgação dos selecionados: Até o dia 21 de dezembro de 2012.

Premiação
Receberão o Troféu Araibú:
- Melhor Curta Infantil (júri popular),
- Melhor Curta Nordeste (júri técnico)

No Programa Curta Nacional serão premiados pelo Júri Técnico:
- Melhor Direção
- Melhor Roteiro
- Melhor Fotografia
- Melhor Som
- Melhor Trilha Sonora
- Melhor Arte
- Melhor Ator
- Melhor Atriz
- Melhor Montagem
- Melhor Curta Nacional
- Prêmio Especial do Juri Popular

Acervo do Festival
O material enviado para a inscrição não será devolvido e passará a fazer parte do acervo do Festival de Curtas-Metragens do Vale do Jaguaribe podendo ser utilizado estritamente para fins culturais sem fins lucrativos.

Parcerias e Premiação
O festival tem caráter competitivo e prevê a participação do público para a avaliação da produção brasileira e abre parcerias que resultam em premiações anunciadas no encerramento do evento.

Observação
O responsável pela inscrição declara, no ato da inscrição, que o produtor da obra é o detentor de todos os direitos cabíveis garantindo sua exibição no CINEFESTIVALE – Festival de Cinema do Vale do Jaguaribe. Todos os elementos ou qualquer tipo de trabalho utilizados no curta inscrito, incluindo a trilha sonora e imagens de arquivo, não violam qualquer direito de uso de imagem ou de propriedade intelectual de terceiros, concordando assim, o responsável pela inscrição, em assumir exclusiva responsabilidade legal por uma eventual reclamação, ação judicial ou litígio, seja direta ou indiretamente, decorrente da exibição ou uso dos trabalhos. A participação no Festival implica no reconhecimento sem reservas deste regulamento.

Dúvidas e informações poderão ser retiradas por email “inscricoes@cinefestivale.com” e pelo telefone (85) 9728-1615.

Russas, CE, 01 de agosto de 2012

Mais informações: http://www.cinefestivale.com/


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]