Cinema brasileiro participa do mercado Ventana Sur, na Argentina ::  | Curta o Curta

Cinema brasileiro participa do mercado Ventana Sur, na Argentina

Por Curta o Curta em 25/11/2014 14:10


O audiovisual brasileiro tem tudo para voltar do mercado de cinema latino-americanoVentana Sur, em Buenos Aires, com bons negócios na mala. Organizado em parceria pelo Instituto Nacional de Cinema e Artes Visuais (INCAA), da Argentina, e pelo Mercado do Filme do Festival de Cannes, o mercado, que acontece entre os dias 1º e 5 de dezembro, contará com uma expressiva presença brasileira este ano.

 

Dois projetos brasileiros foram selecionados e concorrerão aos prêmios oferecidos pelas seções Primeiro Corte e Bloody Work in Progress, e o Programa de Apoio à Participação de Produtores de Audiovisual em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios da ANCINE apoiará 25 representantes de empresas brasileiras independentes para que possam viabilizar suas participações no evento. Além disso, a ANCINE, em parceria com o INCAA, da Argentina, e o Instituto do Cinema e Audiovisual do Uruguai (ICAU), promovem o 2º Encontro de Coprodução Brasil-Argentina-Uruguai. A Agência estará representada oficialmente no evento pelo diretor-presidente, Manoel Rangel, e pelo assessor internacional, Eduardo Valente. O Programa Cinema do Brasil também estará na feira com um espaço para promoção de seus associados.

 

Filmes brasileiros nas seções Primeiro Corte e Bloody Work in Progress

 

O Brasil terá representantes nas duas únicas premiações do evento. A seção Primeiro Corte, que teve programação selecionada pelo diretor geral do Cinéfondation (Fundação de Cinema) do Festival de Cannes, Georges Goldenstern, apresentará o longa-metragem de estreia de Marina Person, "California". Já na seção Bloody Work in Progress, dedicada ao cinema fantástico, nosso representante é o longa "As fábulas negras", composto por curtas-metragens dos cineastas Rodrigo Aragão, José Mojica Marins, Petter Baiestorf e Joel Caetano. Em ambas, os filmes concorrem a uma série de prêmios oferecidos por empresas parceiras, incluindo, além de prêmios em dinheiro, a compra de direitos de exibição no exterior e apoios para mixagem e edição de som, legendagem, pós-produção, correção de cor e outros serviços.

 

Programa de apoio da ANCINE leva 25 produtores independentes ao Ventana Sur

 

Uma portaria publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira, 17 de novembro, divulgou os nomes dos representantes das empresas contempladas pelo Programa de Apoio à Participação de Produtores de Audiovisual em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios. Foram beneficiadas as empresas Gata Cine Produções, representada por Carolita Lamas; Duas Mariola Filmes, de Marina Meliande; Klaxon Cultura Audiovisual, representada por Beatriz Carvalho; Truque Produtora de Cinema, representada por Sylvia Abreu; Panda Filmes, representada por Beto Rodrigues; Kinotv, representada por Diogo Magalhães Pereira dos Santos; Pironauta, representada por Frederico Mendina; Cineramabc, Barbara Sturm; Imagem-Tempo, representada por Daniela Santos; Plano 3 Filmes, representada por Paula Gomes; Superfilmes, representada por Patrick Leblanc; Prodigo Films, representada por Camila Groch; Trio Studio, representada por Luciano Mathias P.A. Junqueira; Refinaria Filmes, representada por Carolina Dias; Raccord Produções, representada por Marcos Antônio Spilere Pieri; Sambaqui Cultural, representada por Joana Nin; Urca Filmes, representada por Leonardo Jasmim Edde; Radiante Filmes, representada por David Yale Meyer; Eh Filmes, representada por Maria Elisa Tolomelli Paes; TV Zero Cinema, representad apor Vitor Costa Leite; Realizart Produção Audiovisual, representada por Fernanda Teodoro Viana; Crug Filmes, representada por Luiz Adelmo Fernandes Manzano; Bubbles Project, representada por Tatiana Leite; Sala 12 Produções Artísticas, representada por Maria Julia Thiede Iudice; e Filmes que Voam, representada por Chico Faganello.

 

De acordo com o regulamento do Programa, os produtores selecionados vão receber, cada um, apoio no valor de R$ 2 mil para viabilizar efetivamente sua participação no Ventana Sur. Todos os representantes deverão prestar contas do apoio recebido em um prazo de até 60 dias do encerramento do evento.

 

ANCINE promove encontro de coprodução em parceria com instituições da Argentina e Uruguai

 

Durante o período do Ventana Sur, a ANCINE promoverá o 2º Encontro de Coprodução Brasil-Argentina-Uruguai, com o apoio do INCAA e do ICAU, instituições correlatas nos dois países sulamericanos. A ideia é possibilitar maior conhecimento e intercâmbio entre produtores que tenham projetos de obras audiovisuais com potencial de realização em regime de coprodução entre os três países. O encontro acontecerá no dia 3 de dezembro, às 15h, no V.S. Lounge da Universidade Católica Argentina (UCA), na Av. Alicia M. de Justo, 1960, Buenos Aires.

 

Como de costume em eventos internacionais deste porte, o Programa Cinema do Brasil, que conta com o apoio institucional da ANCINE, também estará presente no Ventana Sur, com um espaço para promover a produção de seus associados. O Cinema do Brasil é um programa de exportação implementado pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP), em parceria com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

Para mais informações sobre o Ventana Sur, acesse o site oficial do evento.

Fonte: ANCINE


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]