Cinema brasileiro percorre a Europa com 16 curtas ::  | Curta o Curta

Cinema brasileiro percorre a Europa com 16 curtas

Por Guilherme Whitaker em 30/10/2004 14:03


Cinema brasileiro percorre a Europa

Cinéfilos de Paris vão poder assistir, entre os dias 2 e 5 de novembro, ao Festival Brasil Plural. Já consolidada na Alemanha há sete anos, a mostra itinerante vai apresentar 16 curtas, de diferentes regiões do país, legendados em francês, no Le Latina, espaço destinado à cultura latina.

Além de projeções noturnas para o público em geral, o Le Latina vai acolher alunos do colegial em sessões diurnas. No dia 5, será a vez dos universitários apreciarem a programação na sala do cine-clube da Universidade Paris 8.

Organizada por Alessandra Henriques e Tainá Menezes, a mostra parisiense busca difundir a diversidade da cultura brasileira, assim como a evolução do cinema nacional, sobretudo do curta-metragem e do documentário, geralmente com uma visibilidade restrita na França. Além disso, o projeto oferece oportunidade de diálogo entre o público, os cineastas, produtores e distribuidores franceses e brasileiros.

Da ficção ao documentário, da animação à poesia, do drama à comédia, da violência à poesia, a curadoria realizada por Marcia Paraiso e Ralf Tambke, levou em consideração a representatividade de cada filme como fator de contribuição para o entendimento da pluralidade brasileira.

Até o ano passado, a mostra percorria somente cidades alemãs, e a partir deste ano, se estenderá para Áustria, França e Suíça. No total, serão dez cidades européias exibindo produções brasileiras. Cinéfilos de cidades como Munique, Zürich, Bern, Viena, Linz, Berlim, Paris, Freiburg, Frankfurt e Jena terão a oportunidade de ver um panorama representativo da produção cinematográfica brasileira.

O Festival Brasil Plural em Paris conta com subvenções da Universidade Paris 8, do Crous Créteil (instituição francesa destinada aos serviços sociais para os universitários) e do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, assim como o apoio da Plural Filmes, do Le Latina e da Associação Ciné Croisé. (www.brasilplural.org)

Programação Paris:

A Lata - Leopoldo Nunes/SP/15'/2003/Ficção Sinopse: A cada dia mais pessoas buscam formas alternativas de sobreviver - como juntar latas vazias.

A História da Eternidade - Camilo Cavalcante/PE/10'/2003/Ficção Sinopse: O Curta é um falso plano-sequência que pretende conduzir o espectador a uma viagem dentro dos instintos humanos, por meio de uma linguagem poética e metafórica.

Carro-Forte - Mário Diamante/RJ/12'/2003/Ficção Sinopse: Quatro homens em conflito. Quatro vidas resumidas a quatro metros quadrados. Quatro pessoas carregando - junto com seus sonhos e desejos – uma quantidade de dinheiro que, mesmo se trabalhassem a vida inteira, oito horas por dia, jamais conseguiriam obter.

Nave Mãe - Oto Guerra/RS/12'/2004/Animação/Ficção Sinopse: Ficção científica em 3D sobre uma espaço-nave que perde o controle.

Jonas - Allan Sieber/RJ/15'/2003/Ficção Sinopse: Jonas só conhece sua avó por meio de uma velha fotografia. Em uma terrível noite ele precisará dela mais do que nunca.

Transubstancial - Torquato Joel/PB/17'/2003/Ficção Sinopse: A visão existencialista do poeta Augusto dos Anjos a partir de fragmentos de seus poemas.

O Encontro - Marcos Jorge/PR/12'/ficção/ 2002 Sinopse: O Encontro é uma comédia cujo argumento são as dificuldades desde relacionamento entre o homem e a mulher, mas, bem mais do que isso, é um filme sobre o cinema. É falado em cinemês, uma lingua inventada, em que todas as palavras são nomes ou sobrenomes de pessoas ligadas à história do cinema.

Nada a Declarar - Gustavo Acioli/RJ/9'/Ficção/2003 Sinopse: Retrato da elite brasileira através de um artista em estado crítico.

Almas em Chamas - Arnaldo Galvão/SP/11'/animação/2000 Sinopse: Um bombeiro é envolvido num caso de amor incendiário ao resgatar uma mulher fogosa de um edifício em chamas. A fumaça e o calor os envolve num clima de paixão e sexo irresistíveis, com conseqüências terríveis. Quem brinca com fogo...

Por Gentileza - Dado Amaral/RJ/14'/Documentário/2002 Sinopse: Ensaio documental sobre o Profeta Gentileza, personagem popular do Rio de Janeiro. Através da imersão do diretor no universo de Gentileza, o filme revela a força da pregação do Profeta e sua identificação com o povo. A cidade do Rio de Janeiro, sua face mais urbana e popular, o ponto de vista do Profeta Gentileza.  

Alumbramentos - Laine Milan/SC/20'/Ficção/2002 Sinopse: Entre um mergulho e outro nos verbetes do seu velho dicionário, o menino Francisco está prestes a descobrir um mundo novo, que desperta, se espreguiça, se agiganta.

Águas de Romanza - Gláucia Soares e Patrícia Baía/CE/15'/2002/Ficção Sinopse: No sertão nordestino uma menina sonha em conhecer a chuva. Sua avó, velha e doente, deseja realizar o sonho da neta. Um caixeiro viajante é a única esperança...

Nevasca Tropical - Bruno Vianna/RJ/12'/2003/Ficção Sinopse: O cinema brasileiro visita a favela: a entrega de um saco de pó deflagra uma confusão de grandes proporções no morro.

Os Fiéis - Danilo Solferini/SP/16'/2003/Ficção Sinopse: Três amigos contam as aventuras vividas durante uma famosa partida de futebol. As lembranças, a euforia e a sensação de viverem um momento histórico - a invasão corintiana no Maracanã.

Os irmãos Willians - Ricardo Dantas/SP/11'/ animação/ 2000 Sinopse:Uma animação muito divertida sobre o nascimento, vida e morte repentina Dos irmãos Willians, que formam um (ex) famoso grupo de pagode paulistano.

Truques, Xaropes e outros artigos de confiança EduardoGoldenstein/RJ/15'/2003/Ficção Sinopse: No Largo da Carioca, centro do Rio, um vendedor de bonecos de pelúcia encontra alguns personagens das ruas, e se confronta com as várias faces do vigarista.

Organização em Paris: Associação Ciné Croisé

Alessandra Henriques - tel: 00 33 6 87 97 95 60/ email: henriques83@hotmail.com

Tainá Menezes - tel: 00 33 6 67 06 00 04/ email: taina.menezes@bol.com.br

 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]