Cinema de batom no Curta TV deste domingo ::  | Curta o Curta

Cinema de batom no Curta TV deste domingo

Por Guilherme Whitaker em 24/11/2011 09:42


O programa deste domingo vai mostrar quem são as diretoras que fizeram do curta-metragem um território rico para o olhar feminino. Elas vieram de diferentes gerações, com propostas diversas sobre o cinema, e conquistaram prestígio por trás das câmeras. E se antes as mulheres se dedicavam apenas a funções como continuidade ou figurino, hoje elas assumem todos os cargos e, como diretoras, são cada vez mais premiadas pelo mundo.

A equipe de reportagem preparou uma matéria que vai lembrar pioneiras como Cleo de Verberena, Carmen Santos e Gilda de Abreu. Elas venceram preconceitos e se tornaram as primeiras diretoras na história do cinema brasileiro. Gilda de Abreu, por exemplo, alcançou sucesso absoluto junto a Cinédia, que produziu arrasa quarteirões como O Ébrio, estrelado pelo cantor Vicente Celestino, que era casado com ela. A produção do programa garimpou na web o curta Coração Materno, dirigido por Gilda, onde o casal atua junto.

E por falar em pioneira, o programa não poderia deixar de fora a diretora Carmen Santos, estrela do clássico Limite, de Mario Peixoto. É ela quem faz a personagem que fica à deriva no barco, neste que é o precursor do cinema experimental brasileiro, e um dos melhores longas realizados na época. Carmen Santos foi tema de um documentário realizado pelo diretor Jurandyr Noronha na década de 1960, e o público vai poder conferir este filme, na íntegra, no site www.curtatv.tv.br.

Quem estiver ligado no programa, vai assistir ainda um bate-papo sobre cinema e feminices com Anna Azevedo, de Homem Livro e Geral, Renata Pinheiro, de Superbarroco, Joana Nin, de Visita Íntima, Luelane Correa, de Como se Morre no Cinema, e Laís Bodansky, de Cartão Vermelho.

E já que o tema deste domingo são os filmes feitos por mulheres, a produção escolheu o curta Joyce, de Caroline Leone, para exibir na íntegra, no segundo bloco do programa. O filme fala de sonhos e amor no turbilhão da adolescência.


O Curta TV vai ao ar domingo, às 22h30, na TV Brasil.


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]