Cinema de Poesia é premiado na Grécia e participa de Seminário no Egito ::  | Curta o Curta

Cinema de Poesia é premiado na Grécia e participa de Seminário no Egito

Por Guilherme Whitaker em 08/10/2006 21:39



Cinema de Poesia é premiado na Grécia e
participa de Seminário mundial sobre Cinema de Poesia no Egito




"A Força", realizado por Cristina Pinheiro e André Scucato com atuação de Alan Castelo foi premiado no dia 30 de setembro no 8 Panorama Internacional de cineastas independentes, realizado na Grécia. O curta foi eleito pelo juri como o melhor vídeo de arte do festival.

O curta produzido em agosto de 2005 mostra a força encontrada na sutileza dos movimentos, nos gestos das cores e no esforço do humano e sua resistência. Este ano ele foi exibido na Inglaterra no Porto Bello Film Festival (junto com outros 16 curtas do Cinema de Poesia), no Unifest na Espanha, no festival Internacional de curta metragem de Roma (Itália), Videolab em Portugal, Festival Reanimacia na Polônia entre outros. No Brasil participou diversos festivais como a Mostra do Filme Livre 2006 (junto com outros 31 curtas do Cinema de Poesia) ,Festival Internacional de curta-metragem do Rio de Janeiro, no Festival de Cinema e vídeo de Tiradentes, e no Indie 2006 realizado em Belo Horizonte.

A próxima exibição do "A Força" será no concorrido Festival de Cinema Vina del Mar, que acontece no final de outubro e começo de novembro. No ano passado o Cinema de Poesia participou do Vina del mar com o curta Três tons sobre o poema de um pintor, que retrata a obra e o processo de criação do pintor Morvan Brandão.

Aos poucos o trabalho artístico e teórico da dupla brasileira conquista o reconhecimento internacional. Entre os dias 15 e 22 de setembro André participou do seminário mundial sobre Cinema de Poesia no Egito, o primeiro que aborda este tema no país. O seminário aconteceu durante o 10 Festival Internacional de documentários e curta- metragem de Ismailia, reunindo poetas, cineastas, críticos e estudiosos do assunto. O sucesso foi tanto que o Cinema de Poesia está organizando uma retrospectiva de todos os seus trabalho a ser exibido na maior cidade do Egito, o Cairo.

André e Cristina aproveitaram a oportunidade no Egito para divulgar o trailler do primeiro longa da dupla, - Antonin Van Artaud Gogh - sobre a vida e a arte do pintor Van Gogh e do poeta e dramaturgo Antonin Artaud. Com trilha original de João Gabriel, atuação de Fernando Campos como Van Gogh e Romulo Pacheco como Antonin Artaud o longa possui metade das cenas filmadas, e tem previsão de finalização para o final de 2007.

Após dois anos e meio de trabalho em conjunto, O Cinema de Poesia é constituído por uma obra composta por 50 curtas-metragens, um documentário sobre o cineasta Jean Cocteau, e um média-metragem sobre a obra da pintora Carlinda Brandão. Tudo realizado sem apoio do governo ou de empresas particulares.Outro marca impressionante é um número superior a 250 exibições nacionais e internacionais de seus trabalhos em mais de 15 países, além de 8 Mostras no Brasil, Portugal, Canadá e Inglaterra. Este ano conjunto da obra foi homenageado pela Mostra do Filme Livre, realizado no Rio de Janeiro no CCBB e na Casa França Brasil.

Por sua obra e retrospecto o trabalho do Cinema de Poesia e sua incansável luta pela arte mostra que todo o sonho é possível de ser conquistado, por mais difícil que possa ser.

Para quem quer conhecer o trabalho pode acessar o site www.cinemadepoesia.art.br


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]