Cinema e Cidadania em pauta no Curta TV deste domingo ::  | Curta o Curta

Cinema e Cidadania em pauta no Curta TV deste domingo

Por Guilherme Whitaker em 14/12/2011 10:52


O Curta TV deste domingo, dia 18, vai mostrar como o audiovisual pode cumprir um importante papel social levando cinema e cidadania à comunidades que dificilmente têm acesso à cultura e aos meios de produção. A equipe de reportagem visitou projetos como o CineCufa, o Cinema Nosso, o Festival Visões Periféricas e o Tela Brasil, que vêm transformando a realidade brasileira com muito talento e criatividade.

O projeto Tela Brasil, por exemplo, é pioneiro na iniciativa de fazer o cinema brasileiro viajar pelo país. A dupla Laís Bodanzky e Luis Bolognesi, idealizadora do projeto e responsável por filmes como Bicho de Sete Cabeças e As Melhores Coisas do Mundo, conta no programa como foi a inauguração da temporada 2011 do projeto no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.

Também estarão nesta edição do Curta TV os alunos do projeto Cinema Nosso, de onde saíram alguns atores do filme Cinco Vezes Favela, Agora por Nós Mesmos.

Outra história de sucesso que será contada no programa é a da CUFA - Central Única de Favelas, que também vem fazendo um belo trabalho de inclusão social através da arte. O público irá assistir a uma matéria sobre o CineCufa, um dos projetos desta turma, que exibe anualmente filmes realizados por moradores de favelas do mundo inteiro.

Também em pauta o Festival Visões Periféricas, que acontece no Rio de Janeiro, e também funciona como uma imensa janela para produções realizadas em comunidades que vivem à margem da sociedade. O festival tem mostras competitivas de filmes brasileiros e ibero-americanos, além de séries dedicadas a curtas produzidos em oficinas e projetos de inclusão audiovisual.

Inspirados por projetos tão nobres, o Curta TV convidou alunos de um projeto social para realizarem um filme especialmente para o programa. O resultado será exibido na íntegra, na edição deste domingo.

E tem mais exibição de filme no segundo bloco. Dessa vez, o escolhido foi O Retorno da Lua, de Tobias Vinicius Rodil. O filme, feito para homenagear o grande mestre ilusionista Georges Melies, resgata a atmosfera mágica criada por ele nos primeiros anos do cinema. Considerado um dos pais do cinema de ficção, Melies criou efeitos e truques delirantes, construiu o primeiro estúdio e levou a imaginação do público para a lua.

O Curta TV vai ao ar domingo, às 22h30, na TV Brasil.


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]