CINEME-SE 2012 ::  | Curta o Curta

CINEME-SE 2012

Por Guilherme Whitaker em 28/08/2012 14:27


O CINEME-SE 2012 – Bienal da Experiência do Cinema, vem por meio deste, convidá-lo a participar com seu curta na 7ª edição que acontecerá entre 28/11 e 1/12 de 2012. Enviamos abaixo uma breve apresentação da Bienal e um regulamento, anexo, para firmarmos o convite e exibição de sua obra realizada entre janeiro de 2010.

O CINEME-SE é uma bienal com foco na experiência do cinema e do audiovisual junto às novas tecnologias e suas convergências híbridas. Seu objetivo é estimular a formação de novas plateias para as múltiplas formas de fazer cinema hoje e promover um maior intercâmbio entre realizadores, pensadores e espectadores do audiovisual multimídia. A mostra dos curtas serão seguidas de uma apresentação de Live Cinema e um breve bate-papo. Durante quatro dias o espectador experimentará outros caminhos possíveis para a realização estética cinematográfica no século XXI.

A fotografia no audiovisual digital é o tema central das ações culturais desta 7ª edição. Haverá intervenções e oficinas sobre o tema. A Bienal tem um caráter cultural e não competitivo, visando exibir filmes de longa e curta-metragem e videoperformances que contribuam para o desenvolvimento sociocultural do espectador. Há também a participação de VJ’s (vídeo jokeys) com apresentações de curta duração.

A Bienal é realizada pelo Cineclube Lanterna Mágica, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e pelo Sesc Santos.

***

REGULAMENTO PARA CURTAS CONVIDADOS
1. Filmes nacionais concluídos entre janeiro de 2010 e setembro de 2012. Sobre qualquer temática. 2. Filmes finalizados em Beta, DvCam, Mini DV, película (8, 16 e 35 mm) com duração mínima de 5 minuto e máxima de 20 minutos (contando os créditos). Os curtas dessa categoria participarão da Sessão CINEME-SE ou da Maratona de Curtas.

PROCEDIMENTOS PARA PARTICIPAÇÃO
1. Ao aceitar o convite, o responsável pela obra audiovisual deverá remeter uma cópia, em ótima qualidade, para a sede do Cineclube Lanterna Mágica, até 21 de setembro de 2012. Endereço: Rua Oswaldo Cruz, 266, Boqueirão – Santos/SP. CEP: 11045-907 – a/c Eduardo Ricci. Fone: (13) 3202-7100 ramal: 147 ou 257. 2. Uma cópia em DVD e outra em formato de arquivo WMV ou MPEG da obra finalizada. 3. Ficha de inscrição (anexo abaixo) integralmente preenchida – Só serão consideradas válidas quando do recebimento pela organização da Bienal do material enviado e da ficha de inscrição impressa e assinada pelo responsável da obra. 4. 2 fotos em arquivo JPEG ou TIF (300 DPI). 5. Serão selecionados no máximo 10 curtas-metragens para a SESSÃO CINEME-SE, por meio de uma comissão de seleção formada pela organização e profissionais do audiovisual. Um longa-metragem será exibido no encerramento da Bienal. Os demais curtas convidados serão exibidos na Sessão Maratona de Curtas.

DISPOSIÇÕES GERAIS
1. Não será aceita a participação de filme ou vídeo ainda não concluído. 2. A inscrição é gratuita. 3. Até o dia 20 de outubro de 2012 será divulgada a lista dos filmes selecionados. 4. A comissão organizadora não se responsabilizará por danos causados pelo uso de filmes e vídeos, bem como extravios e danos na remessa. A remessa de filmes e vídeos para inscrição e exibição deve ser custeada pelos responsáveis dos mesmos. 5. Os convites oferecidos aos realizadores dos trabalhos selecionados dar-se-á de forma democrática e dentro dos limites orçamentários do evento. 6. As obras inscritas estão automaticamente autorizadas a serem veiculadas, em no máximo 1/3 de sua duração, em campanhas publicitárias de divulgação do CINEME-SE. 7. As obras inscritas poderão integrar o DVD da Bienal que será veiculado em mostras e exibições que visem à divulgação do CINEME-SE. 8. A concordância com esse regulamento dará direito a Comissão Organizadora a utilizar os trabalhos inscritos em Mostras da Bienal e Mostras Itinerantes, sem fins lucrativos, apresentadas em outras cidades e locais, interessados na proposta do CINEME-SE. 9. Ao aceitar o convite para participar do CINEME-SE, o responsável pela inscrição, diretor ou produtor executivo autoriza a veiculação do mesmo, em canais de televisão aberta ou fechada em programas ou especiais que venham a divulgar estritamente o CINEME-SE e que estejam de acordo com as propostas da Bienal. A comissão organizadora sempre informará os realizadores sobre possíveis exibições.

ACERVO
O material enviado para a inscrição passará a fazer parte do acervo do Cineclube Lanterna Mágica e poderá ser utilizado estritamente para fins culturais sem objetivos comerciais.

Fonte: Eduardo Ricci


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]