CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto divulga programação ::  | Curta o Curta

CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto divulga programação

Por Curta o Curta em 31/05/2013 20:08


CineOp – Mostra de Cinema de Ouro Pretodivulgou hoje em sua página na internet aprogramação da 8ª edição. A mostra, que acontece entre os dias 12 e 17 de junho na cidade histórica de Minas Gerais, promove exibições competitivas e informativas de filmes, abordando temas como educação, preservação e história tanto nas sessões de cinema como nas atividades paralelas.

O festival exibirá mais 50 produções nacionais, vindas de 11 estados, entre filmes inéditos, em caráter de pré-estreia, e filmes clássicos, exibidos na Mostra Histórica. A seleção contemporânea, que conta com cinco longas-metragens, quatro médias e 30 curtas, busca privilegiar obras que também abordem temas ligados a história e preservação, ou que dialoguem com imagens produzidas em outras épocas. A abertura da mostra ficará a cargo dos longas “Uma Alegria Selvagem”, de Jurandyr Noronha (1966), e “Brasil Ano 2000”, de Walter Lima Jr. (1968).

A mostra contemporânea de longas-metragens exibirá os inéditos “Sinais de Cinza, a peleja de Olney contra o Dragão da Maldade”, dirigido por Henrique Dantas, documentário sobre o cineasta autodidata Olney São Paulo, que realizou o filme “Manhã Cinzenta”, durante o período de ditadura militar; "A primeira vez do cinema brasileiro", de Bruno Graziano, Denise Godinho e Hugo Moura, que conta a história dos bastidores de “Coisas Eróticas”, filme de 1981, que levou quase 5 milhões de pessoas às salas de cinema; “Cine Holliúdy”, de Halder Gomes, ficção que narra a chegada em massa da televisão no interior do Ceará, na década de 1970; o documentário "Mazzaropi", dirigido por Celso Sabadin, um mergulho na história de um dos maiores ícones do cinema brasileiro; e "Ozualdo Candeias e o cinema", de Eugênio Puppo, sobre a trajetória do caminhoneiro que se tornou um dos principais cineasta da Boca do Lixo. Também compõem a programação da CineOp curtas e médias-metragens; a Mostra Cine-Escola, dirigida aos alunos e educadores da cidade; Mostras Retrospectivas e Mostra Infantil. Confira a programação completa no site da mostra.

Além das exibições de filmes, integram o evento debates e seminários sobre história, preservação e educação, oficinas, apresentações musicais e a realização do Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais. As atividades da CineOp, que acontecem no Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto, no Cine Vila Rica e na Praça Tiradentes, são gratuitas para o público. Saiba mais no site oficial da CineOp - Mostra Mostra de Cinema de Ouro Preto.

Fonte: ANCINE


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]