Cinesul abre inscrições para sua 17ª edição ::  | Curta o Curta

Cinesul abre inscrições para sua 17ª edição

Por Guilherme Whitaker em 26/02/2010 10:36


Já estão abertas as inscrições para o Cinesul 2010 – 17° Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo, que acontece no Rio de Janeiro de 15 a 27 de junho.

Para a mostra competitiva poderão se inscrever obras em qualque suporte de ficção ou documentais divididas nas seguintes categorias: longa-metragem (mais de 61 minutos) e curta e médias-metragem (até 60 minutos). Os trabalhos deverão ter sido finalizados entre 2008 e 2010 e não devem ter sido exibidos em salas comerciais brasileiras ou na televisão aberta. Um filme que já tenha sido inscrito, porém não tenha sido selecionado, pode se inscrever novamente. E não há número limite de inscrições de um mesmo realizador.

O Cinesul é patrocinado pelo Centro Cultural do Banco do Brasil e pelos Correios. As inscrições vão até o dia 20 de março e devem ser feitas em formulário disponível no site www.cinesul.com.br . Até a data de postagem do dia 20 devem ser encaminhados por correio os seguintes materiais: ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada pelo realizador ou produtor; e uma cópia do filme ou vídeo proposto no formato DVD (região zero ou 4). O endereço é Pulsar Artes & Produção /Cinesul 2009 (Rua da Lapa, 200 – sala 201 – Centro – Cep: 20021-180 - Rio de Janeiro – Brasil). A ficha de inscrição deve também ser enviada por e-mail para o endereço festivalcinesul@gmail.com O prazo limite para o recebimento dos trabalhos é 20 de março. A confirmação do recebimento da inscrição será através de e-mail.

O resultado da seleção será comunicado a todos os participantes a partir do dia 22 de abril, também por correio eletrônico. O regulamento completo está disponível no site do festival. A História do Cinesul O Cinesul - Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo foi criado, em 1994, no Rio de Janeiro como uma mostra de cinema e vídeo dos países do Mercosul, a partir de iniciativa do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, tendo ampliado seu alcance já em sua terceira edição. Ao longo desses anos, cresceu e se estabeleceu definitivamente como uma vitrine da produção cinematográfica latino-americana. Desde a edição de 2006 passou a aceitar nas mostras competitivas trabalhos da Península Ibérica e, desde o ano 2008, filme em todos os suportes. No ano passado, 695 filmes foram inscritos no festival, tendo participado da mostra competitiva 74 obras, entre longas, curtas e médias-metragens. Outros 150 filmes foram exibidos em mostras paralelas, vindos de países como Brasil, Argentina, México, Chile, Uruguai, Espanha, Bolívia, Colômbia, República Dominicana, Venezuela, Uruguai e Cuba.

O Cinesul é fruto do trabalho da Pulsar Artes e Produção, empresa fundada pela pesquisadora e professora Ângela José do Nascimento e agora dirigida pelo produtor e pesquisador Leonardo Gavina.


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]