Cobertura Curta o Curta em Santo André 2006 - Saiba os premiados e etc. ::  | Curta o Curta

Cobertura Curta o Curta em Santo André 2006 - Saiba os premiados e etc.

Por Guilherme Whitaker em 24/09/2006 10:49



Sai o resultado da 20ª Mostra de Vídeo de Santo André
Por Christian Caselli



Antes de alardear o resultado dos prêmios aqui da mostra, vale antes comentar um aspecto: na matéria anterior eu havia dado uns puxões de orelha no júri de seleção. Pois ocorreu algo bastante interessante: antes da premiação, houve justamente um debate com duas das três pessoas responsáveis pela escolha dos filmes aqui exibidos, que foram o Luiz Dantas e o Maurício Hirata. Felizmente pude comprovar que são pessoas bastante sensatas e coerentes, e debateram sobre seus critérios de escolha.

Segundo suas avaliações, algo que ficou gritante para eles é a diferença de qualidade entre os vídeos de ficção, mais fracos, se comparados com as animações, os documentários e os experimentais. De fato; a maioria das ficções selecionadas eram as obras menos interessantes. Questionados por mim sobre a estranha presença de "O Mensageiro de Arben" entre os selecionados, Luiz defendeu que a seleção refletiu um painel dos 153 filmes inscritos. Mas terminou sua fala com uma declaração bombástica e apocalíptica: "'O Mensageiro' não era pior do que os filmes não selecionados"... Meu deus! Qual o futuro do audiovisual brasileiro?!?!?

Bom, feito esse preâmbulo, vamos ao que interessa:A) Houve empate no prêmio de público. Tiveram o mesmo número de votos os filmes "Revolucionários de Araque ou a Volta dos que Não Foram" (foto ao lado) e "EngoleDuasErvilhas". Se vocês leram a minha matéria anterior, dei uma esculhambada no "Revolucionários". Mas é o tal negócio: subiu uma menina bem jovem e feliz da vida pra pegar o prêmio, não sei se foi a Amanda ou a Camila. Ou seja, ainda bem que houve esse prêmio, pois ela poderia ter lido a minha critica ranzinza e, sei lá, ter brochado de fazer qualquer outra coisa em cinema.

Mas esta é a última coisa que eu quero fazer. Mais vale a tentativa sincera do que a uma conclusão de araque. Elas têm que continuar fazendo nem que seja para se divertir, o que é motivo suficiente para se fazer qualquer coisa (juro que não estou sendo irônico! Como diria Oswald, "a alegria é a prova dos 9")

B) Obtiveram menção honrosa: "A Última Fábrica" (foto ao lado), de Felipe Nepomuceno (distribuição do Curta o Curta!) e... e... "A Carpideira"... de Ricardo Granito!!! (Pô, júri, agora, não vou me retratar não!!!)

C) Agora os prêmios oficiais: em terceiro lugar o ótimo documentário "Gritos da Alma", que enfoca um personagem sensacional, o ex-presidiário e agora alfaiate e escritor Mané Gago. Beleza. Em segundo, o já citado "EngoleDuasErvilhas", do figura Marão, cujo discurso de agradecimento é sempre divertido. Ao pegar no microfone, ele agradeceu que existam pessoas insanas o suficiente para gostar do filme e, num tom sério, sugeriu que a Prefeitura de Santo André publicasse um concurso de roteiros para os habitantes da cidade. E em primeiro lugar foi para a ótima animação "Primeiro Movimento", de Érica Valle, que eu já havia enchido a bola na matéria anterior. Érica obviamente agradeceu e elogiou a falta de preconceito que o festival teve com o gênero animação, que é muitas vezes discriminado em outros festivais. "Na verdade, nós consideramos que fazemos ficção de animação, mas é uma pena que muitos lugares não vêem isto da mesma forma", lamentou.

Vale lembrar que a Mostra de Santo André se orgulha de dar o maior prêmio em  dinheiro do Brasil. Os três prêmios somados totalizam em R$ 13.371,07. Ou seja, um incentivo muito mais direto e efetivo do que muita premiação por aí.


Christian KZL viaja a convite da Mostra de Santo André.

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]