Começa em Minas o INDIE 2004 - Mostra de Cinema Mundial ::  | Curta o Curta

Começa em Minas o INDIE 2004 - Mostra de Cinema Mundial

Por Guilherme Whitaker em 14/09/2004 13:49


Começa em Minas o INDIE 2004 - Mostra de Cinema Mundial 

O INDIE 2004 – MOSTRA DE CINEMA MUNDIAL começa hoje, em Belo Horizonte, e vai até o dia 16, este que é o principal festival de cinema de Minas. Este ano serão nove dias de evento, em cinco salas de exibição, totalizando 227 sessões inteiramente dedicadas ao cinema internacional e nacional. A programação traz este ano 113 filmes, de 16 países, todos com entrada franca.

O INDIE 2004 – MOSTRA DE CINEMA MUNDIAL é apresentado pela Telemig Celular, RM Sistemas e Usiminas através dos benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. É uma realização da produtora cultural Zeta Filmes.

Esta é a quarta edição do  INDIE que tem este ano a expectativa de público de 24 mil espectadores, superando os 15 mil do ano passado. Os ingressos podem ser retirados, durante os dias do evento, 30 minutos antes de cada sessão. nas bilheterias dos cinemas: Usina Unibanco de Cinema (R. Aimorés 2424) e no Cineclube Unibanco Savassi (R. Levindo Lopes 358).

A programação do INDIE 2004 está dividida em 8 programas principais:

MOSTRA MUNDIAL > O programa dedicado a produção internacional traz 31 filmes, de 13 países. Uma seleção de filmes em que a variedade de gêneros e cinematografias é o destaque. Há filmes para todos os gostos: romance, documentários; comédias, polêmicos, de aventura e de guerra.

INDIE BRASIL > O programa dedicado ao cinema brasileiro apresenta o premiado documentário do mineiro Cao Guimarães “A Alma do Osso”; faz a pré-estréia em BH de “Garotas do ABC” de Carlos Reichenbach; traz também a exibição do documentário “Preto e Branco” de Carlos Nader; e a estréia do paulista Roberto Moreira na direção em “Contra Todos”.

MADE IN CHINA > O que conhecemos do cinema chinês? Este programa traz seis longas-metragens, inéditos no Brasil, realizados por diretores chineses desconhecidos do público brasileiro e produzidos por tradicionais produtoras chinesas. Destaque para o belo “Carteiros das Montanhas”, o satírico “Certidão de Casamento” e o drama “Quebrando o Silêncio”.

MÚSICA DO UNDERGROUND > Nove documentários inéditos no Brasil trazem a diversidade de estilos das manifestações musicais. Destaque para o testemunho histórico de Dee Dee Ramone, para os bastidores do imbróglio da banda americana Wilco com sua gravadora, e para as performances inusitadas dos finlandeses em “Huutajat – Homens que Gritam”. E mais jazz, banda indie tailandesa, afro beat, entre outros.

¿HABLAS ESPAÑOL? > O cinema espanhol do passado e do presente estão reunidos neste programa que engloba três mostras e apresenta 20 longas e cinco curtas. Em “Costume e Melodrama no Cinema Espanhol” são 10 filmes realizados, entre 1951 a 1966, na época do franquismo. Na “Mostra de Cinema Ibero-americano” o destaque são cinco co-produções da Espanha com os países latinos como Argentina  (“Cortázar”) e Cuba (“Lista de Espera”). Já a mostra Cinema Espanhol Atual traz cinco longas e cinco curtas de produção recente, destaque para dois exemplares do cinema fantástico “Fausto 5.0” e “Intacto”.

RETROSPECTIVAS > O programa dedicado aos grandes diretores de cinema traz este ano três nomes: Wim Wenders, Pedro Almodóvar e Takeshi Kitano. Do alemão Wim Wenders a exibição de dez filmes realizados a partir de 1970; do espanhol Pedro Almodóvar uma retrospectiva que acompanha a trajetória do seu cinema com a exibição de dez longas. E para completar sete filmes do ator e diretor japonês Takeshi Kitano.

CINEMA FANTÁSTICO > Quatro filmes asiáticos de grande sucesso em seus países. São filmes de ação, de terror, de suspense e ficção-científica como os sul-coreanos “Um conto de Duas Irmãs” e “Salvem o Planeta Verde!”.

KINO PARA CRIANÇAS > As manhãs do Indie 2004 são dedicadas ao público infanto-juvenil. São 56 sessões que foram reservadas com antecedência pelas escolas públicas de BH. Na programação 6 longas-metragens, destaque para o filme holandês “Minoes”, inédito no circuito comercial. Com todas as sessões já esgotadas é certo um público de mais de 6 mil crianças. A programação completa esta disponível no site .

A programação completa esta disponível no site www.zetafilmes.com.br/indie


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]