Começa o 8º Encontro de Cinema e Vídeo da UNISANTA ::  | Curta o Curta

Começa o 8º Encontro de Cinema e Vídeo da UNISANTA

Por Guilherme Whitaker em 16/10/2005 22:29



Começa o 8º Encontro de Cinema e Vídeo da UNISANTA
Curta o Curta fará sessão especial com 10 curtas



O cineasta Sérgio Bianchi será o homenageado do 8º Encontro de Cinema e Vídeo organizado pelo Cineclube Lanterna Mágica da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de 17 a 21 de outubro, e que tem como tema Cinema Multimídia. O evento integra as comemorações da 8ª Semana Ceciliana de Artes e Comunicação. Em outras edições foram homenageados os cineastas Beto Brant, Glauber Rocha, Humberto Mauro, Ugo Giorgetti e Rogério Sganzerla.

A abertura será dia 17, segunda-feira, às 19 horas, na Sala Maurice Legeard de Cinema, onde será apresentada a esquete teatral multimídia "Duas Lápides", com direção de Ivan da Conceição e texto de Márcia Okida, professora da UNISANTA. Em seguida, será exibido o filme mais recente de Bianchi, "Quanto Vale ou é Por Quilo?".

O cineasta participa de bate-papo no dia 18, às 19 horas, no mesmo local da abertura. Ele falará sobre os seus filmes e cinema brasileiro, entre outros assuntos. Os filmes serão exibidos diariamente, às 16 horas. São eles: Mato Eles?, Romance, A Causa Secreta, Cronicamente Inviável e Quanto Vale ou é Por Quilo? 

O site Curta o Curta, parceiro do evento, vai realizar uma sessão especial com 10 curtas de seu acervo na internet. Confira mais abaixo a programação completa do Encontro e os curtas da Sessão Curta o Curta.

Tenda Cultural - Nesta edição, a novidade fica por conta da exibição permanente de curtas universitários na Tenda Cultural - Cine Pagu, um novo espaço de expressão artísticas dos alunos da UNISANTA. As exibições acontecerão sempre às 20h, no pátio do Bloco E, durante todo o Encontro. Dia 20, às 19 horas, será realizada a mesa-redonda Cinema e Multimídia, com especialistas no assunto.

Oficina Estética da Montagem - Será realizada dias 20 e 21 de outubro, às 12 horas, a cargo do coordenador do Cineclube Lanterna Mágica, Eduardo e Ricci e do cineasta Cláudio Gonçalves. A atividade pretende despertar o interesse pela (des)construção de significados a partir da edição de imagens. Os interessados devem chegar 15 minutos antes do início e fazer a inscrição gratuitamente.

No encerramento serão exibidos mais curtas-metragens e entregue o Prêmio Lanterna Mágica de Cinema à Rosana e Marcelo Datoguea, proprietários da Vídeo Paradiso. Encerrando o evento, o grupo musical DNArte se apresenta com repertório diversificado de MPB.

O objetivo do Encontro é promover o cinema como cultura, reunir universitários e interessados em fazer curtas-metragens na Baixada Santista e incentivar o ensino da estética e da linguagem do audiovisual. A sala Maurice Legeard de Cinema fica no bloco E, 5º andar da UNISANTA, rua Cesário Mota, 8. Entrada franca. 

PROGRAMAÇÃO
[17/10] - Segunda

16h
Filme: Mato Eles? (1982)*

19h - Abertura oficial
. Apresentação multimídia
esquete teatral "Duas Lápides"
direção de Ivan da Conceição, com Ricardo Reis
texto de Márcia Okida

. Exibição do filme Quanto Vale ou é Por Quilo?,
de Sérgio Bianchi (cineasta homenageado)


[18/10] - terça
16h Mostra Sérgio Bianchi
Filmes: Romance (1988)*

19h Bate-papo com o cineasta
Sérgio Bianchi


[19/10] - quarta
16h Mostra Sérgio Bianchi
Filme: A Causa Secreta (1994)*

19h30 - Mostra Que Eu Quero Vê!
Sessão Especial - Curta o Curta (www.curtaocurta.com.br) 

SESSÃO CURTA O CURTA - 73 min.
WWW.CURTAOCURTA.COM.BR
Criado em 2000, o saite Curta o Curta tem se firmado como uma referência no cenário de exibição de curtas online e de publicção regular de notícias relacionadas ao ambiente de produção e difusão de curtas no Brasil. Em Santos o saite apresenta alguns dos filmes que fazem parte do seu acervo eou que participou da produção. 

ANTES/DEPOIS
RJ, 9min, 2005, 16mm/Minidv - INÉDITO
Direção e etc: Christian Caselli
Sinopse: As influências da propaganda na vida sexual de um cidadão comum.

Eliseu
RJ, 8 min, 2005, Mini-DV, Documentário
Direção: Pedro Bronz e Raquel Diniz
Fotografia: Raissa Colela, Pedro Seiblitz, Pedro Bronz, Julio Constantini, Julia Limaverde, Pedro Sol, Mino Barros Reis, Raissa, Guilherme Whitaker, Roberto Tomé // Edição: Pedro Bronz // Som direto: Bruno Espírito Santo // Produção: Julia Limaverde e Guilherme Whitaker // Co-produção: Wset e Cineclube Pela Madrugada
Sinopse: Uma homenagem ao mestre marginal Elyseu Visconti realizada na festa do filme livre em 2004.

Vendo o Brasil
RJ, 10min, 2005, Documentário
Direção: Adriana Cavalieri, Luanne Castro e Thais Medeiros
Sinopse: Quanto vale o Pão de Açucar e o Corcovado? Qual o preço de Copacabana ou da mulher brasileira? Curta realizado na Oficina de Livre Realização Videodigital da MFL 2005.

1986
Chile, 11 min, 2004, S-VHs/ Mini-DV, Documentário
Direção: Guilherme Whitaker
Câmera: Guilherme Whitaker e Christian Almeida
Edição: Guilherme Whitaker e Pedro Lobito
Trilha original: Rodrigo Sebastian, André Perin
Sinopse: Um pouco do que acontecia no Liceu 7, em Santiago, Chile, durante a ditadura Pinochet.

Fragmentos de uma mulher sozinha
RJ, 8min, 2002, Minidv
Direção: Camila Marquez e Poliana Paiva
Melhor Fotografia - Festival de Santa Maria 2002
Sinopse: Baseado em texto de Dario Fo, mulher é trancada em casa pelo marido e conta suas angústias a uma vizinha. Um curta de Camila Marquez e Poliana Paiva. Com Poliana Paiva.

O Filme que Nunca Existiu
GO, 6min, 2005, 35mm, Ficção
Direção: Sérgio Valério // Produção Executiva: Fabrício Nobre, Guilherme Whitaker // Produção: Alyne Fratari, Carlos Cipriano, Emerson // Fotografia: Pedro Bronz // Edição: Pedro Bronz, Sérgio Valério // Trilha sonora: Caio Stuart, Cristiane Perné, Bruno Bonfá, Fred Vale, Sérgio Valério e Guilherme Bicalho // Elenco:Cristiane Perné, Lázaro Tuim, Robertão, Levino Ribeiro, Hélio Fróes, Abílio Carrascal e Viviane Meira
Sinopse: A angústia da existência, a passividade diante dos fatos, a necessidade da fuga e o eterno retorno de dois homens que, prisioneiros da sociedade, vêem seus sonhos se afundar na mesmice. Viver a vida é encarar a agonia do tempo como um sangrar, lento e ininterrupto. O passado é ruína, a redenção futura, um ponto de fuga ilusório.

Autoconhecimento
RJ, 6min, 2004, Hi8, Experimental
Produção, Roteiro, Direção, Fotografia e Edição: Christian Caselli
Sinopse: Quem nunca falou sozinho?Quem nunca sonhou nascer feito o Grande Otelo em Macunaíma ou perder a virgindade como o cara do Verão de 42? Pra você, quem é a pessoa mais normal do imundo? Filme Inclusivo do Curta o Curta. Realizado com 18 reais.

Triângulo
RJ, 7 min, 2004, Animação
Direção: Robson Lopes // Roteiro: Gustavo Bayão // Produção executiva: Guilherme Whitaker // Produção: Coletiva (Antonieta França, Bruno Campanella, Roberto Oliveira, Marco Nascimento, Robson Lopes, Susan Vidinhas, Thiago Fabião, Ulisses Martins) Produção de Arte: Débora Mazloun // Fotografia e Câmera: Jorge Ferreira // Edição: Pedro Lobito e Renato Pedroso // Trilha sonora: Rodrigo Sebastian e André Perin // Elenco: Mario Hermeto e Julia Limaverde
Sinopse: Um trágico triângulo amoroso motivado pelo desprezo de um homem por uma mulher carente por atenção.

Senhores da Guerra
RJ, 4min, 2004, Videoclipe
Direção e Etc.: Pedro Lobito
Sinopse: Uma visão ´´pixelada´´ sobre as verdadeiras razões da guerra, muitas vezes escondidas por detrás de falsos ´´puritanismos´´. ´´A civilização não suprime a barbárie, aperfeiçoa-a´´. (Voltaire)

No a la Guerra
RJ, 4min, 2003, Mini-DV
Direção, Produção, Câmera e Edição: Matias Maxx
Som e Edição de Som: DJ Babão
Sinopse: A manifestação contra a guerra do Iraque em Barcelona num paralelo com a guerra civil nos morros do Rio de Janeiro.


[20/10] - quinta
10h às 12h Oficina "Estética e Montagem"
com Eduardo Ricci
Local: Cineclube

16h Mostra Sérgio Bianchi
Filme: Cronicamente Inviável (2000)*

19h30 bate-papo "Cinema Multimídia"
Filme: O Livro de Cabeceira, de Peter Greenaway (1996)
Convidados: artistas multimídia


[21/10] - sexta

10h às 12h Oficina "Estética e Montagem"
com Eduardo Ricci
Local: Cineclube

16h Mostra Sérgio Bianchi
Filme: Quanto Vale Ou É Por Quilo? (2005)*

20h - Encerramento
. Exibição de curtas multimídias

. Entrega do Prêmio Lanterna
Mágica de Cinema à Rosana e Marcelo Datoguea
(proprietários da Vídeo Paradiso)

. Apresentação musical DNArte
Local: Tenda Cultural - Cine Pagu

* Após a exibição dos filmes haverá debate.


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]