Começa o CINESUL 2005 ::  | Curta o Curta

Começa o CINESUL 2005

Por Guilherme Whitaker em 14/06/2005 16:29



Cinema Latino a gente sente na pele. Amar é uma questão de pele e quem gosta de cinema latino-americano sente este amor à flor da pele. Nós extravasamos esta paixão apresentando filmes e vídeos consagrados em festivais internacionais que exibem um painel curioso, divertido e inusitado do continente.

Da ficção científica à denúncia social, da comédia romântica à violência urbana, a diversidade desta cinematografia está presente nas mostras competitivas e paralelas de Cinesul 2005.

A força do documentário latino em retratar os aspectos políticos, sociais, culturais e artísticos tem destaque na sessão Documental Latino, tema também do Seminário da Revista Cinemais.

As homenagens deste ano revelam nosso carinho aos artistas que se transformaram em ícones de nossas culturas, e fazem parte do imaginário popular como o ator e compositor brasileiro Grande Otelo. Se estivesse vivo, Otelo estaria completando 90 anos em outubro próximo e, provavelmente, ainda estaria nos encantando com seus personagens, como demonstram os filmes presentes neste evento.

Do outro lado do Rio da Prata, Carlos Gardel, ator e cantor que difundiu o tango internacionalmente, é relembrado pelos 70 anos de sua ausência dos palcos e das telas. Gardel revive através dos documentários sobre sua vida e obra, e nos filmes dos quais participou.

Já o amor de Nelson Pereira dos Santos pelo Rio de Janeiro e dos cariocas pelo maior cineasta brasileiro ainda na ativa, poderá ser visto na mostra de filmes "O Rio de Nelson", em comemoração aos 50 anos de Rio 40 Graus. E o Rio também festeja 465 anos de sua fundação, ocorrida após a expulsão dos franceses, que pretendiam transformar nosso território em França Antártica. E já que os franceses comemoram o ano do Brasil na França, Cinesul destaca a influência da cultura francesa em nosso país através de uma retrospectiva de filmes e vídeos sobre o tema, Franceses no Brasil.

Completam nossa programação uma mostra de Video-Arte, com trabalhos premiados internacionalmente e selecionados por artistas de cada país latino-americano, e uma retrospectiva da obra de um dos mais importantes cineastas colombianos Ciro Durán, presidente do Júri Internacional de Filmes.

Esperamos que o público desfrute e se emocione com o evento porque cinema latino a gente sente na pele. 

Confira mais infos e a programação completa do festival em www.cinesul.com.br


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]