Começa o Festival Brasileiro de Cinema Universitário ::  | Curta o Curta

Começa o Festival Brasileiro de Cinema Universitário

Por Guilherme Whitaker em 10/07/2007 16:21


Começa o FBCU
Maior festival universitário do Brasil



Uma das coisas mais legais de se acompanhar e fazer um festival de cinema durante um longo tempo é que por mais que todos se esforcem uma edição jamais será semelhante à outra. Muda a equipe, mudam os filmes, mudam os convidados, enfim..., tudo muda. E já são 12 anos....

As evoluções tecnológicas continuam contribuindo para o formato do Festival. A primeira grande novidade deste ano é a fusão das Mostras Competitivas de Curtas e de Vídeos na novíssima Mostra Competitiva Nacional. 325 trabalhos foram inscritos e 53 selecionados para a competição. Essa novidade promete esquentar ainda mais os já calorosos debates. A Mostra Competitiva Internacional continua nos trazendo o que de melhor se produz nas escolas fora do país. Este ano, acrescida da homenagem ao European Festival of Film Schools, organizado pelo The Bologna Film Archive.

Os alunos de cinema/ audiovisual cariocas terão a grande oportunidade de ter contato com um dos grandes teóricos de cinema da atualidade. Este ano, Ismail Xavier tecerá comentários e debaterá sobre filmes escolhidos por ele e que serão exibidos na Mostra Homenagem.

Nossos amigos que já exibiram seus trabalhos no Festival voltam nas Pré-estréias de longas e na Mostra Ex-alunos. Não temos como deixar de destacar a histórica estréia do primeiro longa da UFF: Conceição - Autor Bom É Autor Morto, o primeiro longa universitário brasileiro. Uma vitória da UFF e dos universitários em geral.

Alguns dos filmes que não se encaixam completamente nas regras de inscrição poderão ser vistos na Mostra Extra-Curricular. Os filmes de alguns de nossos queridos professores estarão na Mostra Ao Mestre com Carinho e aqueles que ainda estão no ensino médio exibirão seus trabalhos na Mostra o Médio É o Máximo.

A outra grande novidade deste ano, ainda no universo de novas tecnologias, de produção e exibição, é a Mostra Competitiva Filmes de Bolso. Que apresentará uma seleção específica de filmes universitários de menos de 5 minutos, que poderão ser assistidos e votados através de nosso site e por aparelhos de telefone celular. Desta forma, o Festival dá um mais passo rumo ao futuro do audiovisual.

Conectado com esse futuro a Oi soma suas forças aos nossos já tradicionais parceiros: Correios e Petrobras; e ao nosso primeiro apoiador, que é a Universidade Federal Fluminense.

Bem-vindos ao Festival!.
A Equipe

Tudo sobre o evento em http://www.fbcu.com.br

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]