Começa o Festival de Cinema de Porto Alegre ::  | Curta o Curta

Começa o Festival de Cinema de Porto Alegre

Por Guilherme Whitaker em 08/05/2006 21:14


                
CineEsquemaNovo 2006
140 filmes, 83 sessões e oito mostras trazem as possibilidades do audiovisual contemporâneo 


Festival de Cinema de Porto Alegre divulga a programação completa para a sua terceira edição, que acontece de graça em vários espaços da capital gaúcha a partir desta segunda-feira, 8 de maio.

O CineEsquemaNovo 2006 – Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN) apresenta uma semana lotada de atrações entre os próximos dias 08 e 14 de maio. No total, serão exibidos 140 filmes, em 83 sessões e oito mostras diferentes, sempre com entrada franca. A programação se desenrola na Sala P.F. Gastal / Usina do Gasômetro, Cine Santander Cultural, Sala Redenção / Cinema Universitário, Auditório da ESPM / POA, Auditório da Famecos / PUCRS e Auditório da Fabico / UFRGS. Também serão projetados filmes em pontos públicos da cidade de Porto Alegre, como ruas, praças e paredes de prédios.

Para sua terceira edição, o CineEsquemaNovo recebeu 814 curtas e médias e 26 longas-metragens para seleção, que resultaram nos 84 filmes destacados para as três mostras competitivas: 67 filmes para a Mostra de Curtas e Médias-metragens (MC); quatro filmes para a de Longas-metragens (ML) e 26 para a Mostra Sala de Aula (MSA, com trabalhos de cursos, oficinas e universidades ligadas ao cinema). São criações vindas de 12 Estados da federação e cinco países (no caso, produções de brasileiros no exterior). A seleção, assim como a exibição e a premiação do festival, valoriza o talento e a técnica de quem cria o filme, independente da bitola, suporte, tecnologia ou mesmo gênero cinematográfico. Há abertura para que os autores expliquem e justifiquem os métodos de desenvolvimento de seus trabalhos sem nenhuma segregação. Saiba muito mais no site do festival em www.cineesquemanovo.org


Programação Especial

Nos programas especiais, os destaques do CEN (que em anos anteriores trouxe Rogério Sganzerla e Ruy Guerra como diretores homenageados) são as mostras “Cinema de Artista” e “Noutras Janelas”.

A Mostra Cinema de Artista apresentará 19 trabalhos de nomes conhecidos da produção brasileira que também utilizaram-se do cinema para suas expressões artísticas. Não trata-se de “vídeo-arte”: o CEN vai oferecer ao público uma amostra informativa sobre o uso do vídeo e do cinema como ferramenta na construção de uma pesquisa artística. É com este filtro que a mostra deve exibir trabalhos audiovisuais singulares de nomes como Arthur Omar, Laércio Redondo, Eryk Rocha, Tunga, Rivane Neueschwander e Paulo Bruscky – este, um dos pioneiros no cruzamento do audiovisual com outras ferramentas da arte no País, a partir da década de 60, e que estará em POA como jurado do festival.

Já o projeto “Noutras Janelas” ajuda a completar o foco de questionamento sobre o cinema proposto pelo CineEsquemaNovo 2006. O artista Cao Guimarães, premiado com o melhor curta-metragem no CEN 2004 por “Da Janela do Meu Quarto”, vai veicular quatro criações suas em espaços aleatórios da cidade, para provocar uma reflexão sobre como o espaço interfere na experiência do cinema. Esta movimentação começou na programação pré-festival, desde o dia 29 de abril, quando o longa-metragem de Cao “Rua de Mão Dupla” foi projetado em paredes de prédios da capital gaúcha.

A programação do CEN 2006 se completa com as mostras não-competitivas. A Mostra Para Escolas (MPE) apresenta nove curtas selecionados para o público infanto-juvenil das escolas públicas de Porto Alegre; a Mostra CineEsquemaNovo (MCEN) traz 22 trabalhos de pessoas ligadas direta ou indiretamente ao festival; a Sessão Mostra do Filme Livre (o “festival irmão” do CEN, do Rio de Janeiro) apresenta 10 filmes.

Abertura, encerramento e demais atrações

A largada para o festival acontece na próxima segunda-feira (08 de maio), na Usina do Gasômetro, a partir das 20h, em uma recepção aberta ao público. Já a premiação acontece no dia 13 de maio, às 22h, também na Usina do Gasômetro. Antes da entrega dos prêmios, às 20h, ocorre a pré-estréia em Porto Alegre do longa-metragem “Árido Movie”, de Lírio Ferreira. No último dia do festival, 14 de maio, ocorrem sessões com os filmes premiados na noite anterior.

O júri, responsável pela missão de definir os melhores filmes das mostras competitivas do CEN 2006 é composto pelo artista-plástico e cineasta mineiro Cao Guimarães, o jornalista gaúcho Daniel Feix, a artista plástica Gabriela Motta, o artista plástico pernambucano Paulo Bruscky e o cineasta gaúcho Rodrigo John.

Além de todas as opções de filmes, o CEN 2006 também disponibiliza debates, após as sessões da Mostra de Curtas e Médias (na Usina do Gasômetro) e em uma das sessões da Mostra Cinema de Artista, no Santander Cultural. Para completar, a Oficina de Crítica Cinematográfica, ministrada por Marcus Mello, vai gerar conhecimento aos participantes, resenhas dos filmes para o site da mostra e ainda o Prêmio da Nova Crítica, um estímulo também à reflexão escrita do futuro do audiovisual. 


CineEsquemaNovo 2006
Festival de Cinema de Porto Alegre
De 08 a 14 de maio


Abertura
08 de maio, 20h, 3º andar da Usina do Gasômetro

Premiação
13 de maio, 22h, Sala P.F. Gastal

Locais de Realização
Sala P.F. Gastal, Usina do Gasômetro, Santander Cultural
Sala Redenção, ESPM, Fabico / UFRGS, Famecos / PUCRS
Ruas e parques da cidade

Patrocínio
Petrobras

Co-Realização
Prefeitura de Porto Alegre / Secretaria Municipal da Cultura

Financiamento
Lei Rouanet
Lei de Incentivo à Cultura
Governo do Estado do RS

Apoio Especial
Santander Cultural, MTV, RBS TV, Núcleo - ESPM, Ipanema FM, Revista Aplauso, Famecos/PUCRS, FM Cultura, Studiorama, TV COM, TVE-RS, UFRGS e Plugin.

Apoio Premiação
Quanta, Som de Cinema, Curta o Curta, Martins Produções, Labocine, Link Digital e Firma Filme.

Apoio
Clube Silêncio, Nuances, Fitasul, Atelier de Massas, Casa de Cinema de Porto Alegre, Cia das Pizzas, Hotel Everest, Play Mobility, Ulbra TV, Palácio do Buffet e Zimmer.


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]