Começa o melhor festival de curtas das Américas em SP ::  | Curta o Curta

Começa o melhor festival de curtas das Américas em SP

Por Guilherme Whitaker em 26/08/2006 08:41


17 anos curtindo curtas em Sampa!
Maior festival de curta das américas começa em São Paulo


A um ano de completar sua "maioridade", o Festival Internacional de Curtas-Metragens propõe uma reflexão sobre o fazer cinematográfico. Nesses últimos 17 anos, a produção audiovisual passou por mudanças revolucionárias. O vídeo digital se apresenta hoje como um dos mais promissores caminhos para a democratização do acesso à cultura visual – e isso se reflete diretamente no número de inscrições recebidas, tanto de filmes brasileiros como de internacionais.

Nessa trajetória, a véspera da idade adulta serve como um momento não só de medir o crescimento, mas também de refletir sobre o futuro. Daí o tema do Foco deste ano – Conceito e Forma – que se espelha em grande parte da nossa programação. Em muitos programas, apresentamos trabalhos que têm impressa uma forte marca autoral tanto narrativa quanto estilística. Suportes, linguagens e até mesmo espaços de exibição saem do convencional para reforçar essa idéia.

O Festival também celebra o encontro, o debate e a troca de informações. Cineastas de diversas partes do mundo compartilham conosco suas produções e, com elas, suas idéias, suas histórias e sua cultura. Em simultâneo, um recorte amplo da produção brasileira de curta duração, em diversas bitolas e formatos, com sotaques e ritmos de todo o País.

Este ano o festival também dá espaço para a Mostra do Filme Livre, que terá dois programas especiais, a saber: Filme Livre 1 - Christian Caselli e Filme Livre 2 - Curta o CurtaO Curta o Curta também oferecerá de prêmio 2 pacotes de Distribuição para os destaques do programa Formação do Olhar.

A nova safra de
produções das Oficinas Kinoforum comparece na íntegra, com exibições não só nas salas como nas comunidades. E um DVD, que será lançado durante o Festival, reúne uma amostra dos seis anos do projeto. Outros projetos similares, espalhados por todo o Brasil, mais uma vez comparecem na seção Kinoforum Formação do Olhar. Alunos e orientadores se encontram em torno dessa ampla produção, que revela novos olhares e formas de fazer e assistir o audiovisual.

Para repercutir e aprofundar todas essas idéias, o Festival propõe uma série de atividades paralelas, que garantem discussões de qualidade e abrem perspectivas não só para o curta, mas para a produção cinematográfica em geral. Debates, encontros e workshops abordam questões técnicas, práticas e políticas em eventos ao longo de toda a programação.

Buscando identidade em cada fotograma, convidamos a todos para essa aventura pelo curta-metragem. E por tornarem essa aventura possível, agradecemos a Petrobras, todos os apoiadores e aos realizadores que nos confiaram seus filmes.

Bom Festival!

Zita Carvalhosa
Diretora do Festival


Confira toda a programação do evento e muito mais no site do festival AQUI!

Programa  Especial  FILME LIVRE!
Filme Livre 1 - Christian Caselli - 29/08 - 22H00 - CineSesc  e 30/08 - 11H00 - Faap
Filme Livre 2 - Curta o Curta - 30/08 - 20H00 - MIS/Sala Multimídia e  01/09 - 19H00 - Cinusp

Há 5 anos um evento experimental, a Mostra do Filme Livre (MFL), tem questionado o fazer/mostrar filmes. Com a popularização do digital transformando as relações, temos caçado mais e melhores espaços para tantas linguagens, querendo que filmes mais experimentais/autorais sejam protagonistas nesse cenário. Não por acaso, mas porque são filmes que dão prazer e/ou fazem pensar, sendo mais que apenas entretenimento.

A MFL, que acontece no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro anualmente em fevereiro, exibe e debate filmes de todos os gêneros, formatos e feitos em qualquer época, com foco preferencial mas não exclusivo em filmes feitos sem apoio estatal.

Assim, no mais importante festival de curtas do Brasil, apresentamos duas sessões bem especiais que ilustram nossos argumentos de resistência e luta por um mundo menos "capetalista" e mais instigante do ponto de vista não apenas cultural mas também de mercado, para os curtas em geral e os experimentais
em particular.

A sessão "Curta o Curta" destaca filmes em exibição na rede, em www.curtaocurta.com, site que em 2005 se transformou numa distribuidora focada na criação e no desenvolvimento do promissor mercado de filmes curtos.

Em “Filme Livre-Caselli”, um panorama da produção do diretor Christian Caselli – um cara interessado em criar a própria arte no Brasil, custe o que custar. O resultado muitas vezes é original, apesar de nunca ter conseguido um patrocínio na vida (ou será que é por isso mesmo?). Todos os seus curtas são dirigidos, roteirizados e editados por ele mesmo, sendo que em vários também fotografa e atua. E depois o coitado fica ouvindo gente lhe chamar de egocêntrico. Paciência.

Guilherme Whitaker
Criador do site Curta o Curta e da Mostra do Filme Livre

Curta o Curta

guilherme@curtaocurta.com.br
Tel: (55) 21 25397016



Filmes selecionados para as Sessões:

A Re-volta do Rei João / The re-turn of the King João - Guiwhi Santos - Brasil

Antes / Depois / Before / After - Christian Caselli - Brasil

Autoconhecimento / Self Knowledge - Christian Caselli - Brasil

Automusic - Christian Caselli - Brasil

Baiestorf: filmes de sangueira e mulher pelada / Baiestorf: films of bloodshed and naked women - Christian Caselli - Brasil

Entrevista com Primitivo Gonzales / Interview with Primitivo Gonzales - Christian Caselli - Brasil

Está lá? É do inimigo? / It is there? It is of the enemy? - Pedro Lobito - Brasil

Faça você também sua videoarte / Make your videoart yourself - Guiwhi, KZL e Lobito - Brasil

Fé nunca mais / Faith, never again - Christian Caselli - Brasil

Filme cabeça / Intellectual film - Christian Caselli - Brasil

Gringo in Rio - Ricardo E. Machado - Brasil

Isto não é um Título / This is no title - Christian Caselli - Brasil

O Pássaro / The bird - Christian Caselli - Brasil

O que é um filme livre / What it is a free film - Christian Caselli - Brasil

Pilhas, Baterias e Modernidade / Stacks, Batteries and Modernity - Robson Lopes - Brasil

Testítulos / Testicles - Christian Caselli - Brasil

Cartazes de alguns dos curtas de Caselli.


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]