Concurso de filmes espontâneos ::  | Curta o Curta

Concurso de filmes espontâneos

Por Guilherme Whitaker em 25/09/2008 13:13


O concurso tem como objetivo incentivar a produção independente de filmes de curtas metragens brasileiros. Podem participar pessoas de qualquer idade. Cada interessado poderá inscrever até três filmes diferentes, captados em qualquer sistema (câmeras de celular, VHS, miniDV, DV, HDV, Beta, entre outros). Os filmes deverão ser entregues no formato DVD, e enviados pelo Correio, através de carta registrada, desde que a data de postagem confira com o período de inscrição. As cartas deverão ser endereçadas para o departamento de Produção Cultural da SMC/FAN, especificado no envelope "Concurso Curta o Flagra".

Para cada filme apresentado, o material inscrito deverá conter dois DVDs em um único envelope. Na parte externa do envelope deverá constar o nome do concurso, nome do autor e/ou representante legal. Dentro do envelope, é preciso acrescentar um documento em Word informando o título do filme, sinopse, nome do autor, endereço completo, telefone, e-mail, cópia da identidade e do CPF (para menores de 18 anos, adicionar a cópia da identidade e CPF do responsável). É de total responsabilidade do participante a veracidade dos dados fornecidos. No caso de inexistência de qualquer material e documentos exigidos, o filme será desclassificado e não participará do processo de seleção. As obras inscritas não serão devolvidas e farão parte do acervo da Niterói Filmes. Os responsáveis pelos projetos inscritos cedem o direito de imagem dos filmes em exibições, sem fins lucrativos, de iniciativa da SMC/FAN.

A Comissão de Seleção será composta de três membros de reconhecida expressão cultural e serão indicados pelos organizadores do concurso. Seus nomes não serão revelados para garantir o sigilo e imparcialidade do julgamento. Os profissionais integrantes da Comissão serão divulgados após o resultado final do concurso, como forma de garantir a isenção da seleção. A Comissão indicará 20 filmes que concorrerão ao prêmio do júri, ao prêmio popular e à menção honrosa, e elegerá um filme para ganhar o prêmio do júri.

O(s) representante(s) do Conselho Municipal de Cultura de Niterói, a partir dos 20 filmes indicados pela Comissão de Seleção, elegerá um filme que receberá a menção honrosa. E o público presente na mostra elegerá um filme, entre os 20 indicados pela Comissão, que receberá o prêmio popular. O resultado do concurso será divulgado na Mostra Curta o Flagra, realizada no dia 29 de novembro de 2008, às 18 horas, no Teatro Popular de Niterói. Os vencedores de cada categoria receberão uma câmera miniDV. A Mostra Curta o Flagra contará com três sessões de exibição: a sessão de abertura terá exibição de filmes de até três minutos do acervo da Universidade Federal Fluminense (UFF); a sessão espontânea com exibição dos 20 filmes inscritos e selecionados pela Comissão Julgadora do concurso; e a sessão de premiação com a exibição dos três filmes inscritos e premiados.


Mais informações: (21) 2621-5050, nos ramais 208 e 227

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]