Confira os alunos selecionados para as duas oficinas da MFL 2005 ::  | Curta o Curta

Confira os alunos selecionados para as duas oficinas da MFL 2005

Por Guilherme Whitaker em 10/01/2005 15:41


Confira os alunos selecionados para as duas oficinas da MFL 2005


Saiba aqui os selecionados para a Oficina de Livre Realização, em fevereiro, no CCBB



Oficina de Processos Alternativos na Fotografia

A Oficina de Processos Alternativos na Fotografia, que já esta acontecendo no Ateliê da Imagem até o dia 28 de janeiro, faz parte da programação educaional da MOSTRA DO FILME LIVRE e visa resgatar processos e técnicas que seguem uma trilha alternativa à linha de produção industrial da imagem fotográfica. Algumas são técnicas históricas, como a cianotipia e o marron Van Dick, outros são processos mais modernos, como o Liquid Light. Há também técnicas pouco usuais, como revelação com café, revelação 24h, entre outras. Com o conhecimento desses recursos, o aluno encontra possibilidades de gerar produtos menos massificados, chegando a resultados incomuns e surpreendentes, que abrem espaço para as experimentações criativas e pessoais de profissionais e artistas. Ajuda a desenvolver a linguagem pessoal através de exercícios de descondicionamento do fazer fotográfico. Nas aulas dadas pelos palestrantes convidados, serão apresentados também trabalhos de artistas diversos com fotos encenadas, negativo construído, foto-objetos, entre outras abordagens da fotografia contemporânea. As fotografias serão digitalizadas e animadas a fim de serem exibidas na abertura da Mostra do Filme Livre.


Selecionados

Adriana Manhães
Adriana Roberta Viana
Bia Marques
Julieta Roitman
Magnus Vaena
Márcia Pinheiro Ferreira
Marisol França Cunha
Roberta Portas 
Tereza Christina
William Conde 

A coordenação da Oficina será de Simone Rodrigues e a orientação será de Ana Saramago, Marco Antônio Portela e convidados.

Ana Saramago é conservadora de fotografia, integrante da equipe do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte. Graduada em arquivologia pela UFF. Aperfeiçoou-se na área de conservação e preservação através de cursos no CCPF e estágio no The Finnish Museum of Photography, em Helsinki, Finlândia. 

Marco Antônio Portela é artista visual com pesquisa de suportes fotográficos não convencionais. Trabalha como fotógrafo e laboratorista free lance desde 1996, atuando principalmente nas áreas de divulgação, produto e arquitetura. 

Simone Rodrigues é diretora do Ateliê da Imagem. Formada em História pela UFRJ, é mestre em História da Cultura pela PUC-Rio. Atualmente, realiza o curso de pós-graduação em Arte Terapia na Clínica Pomar (RJ). Participou de diversas exposições, entre individuais e coletivas no Brasil e no exterior.

Conheça o Ateliê da Imagem em www.ateliedaimagem.com.br.

E saiba mais da Mostra do Filme Livre diariamente aqui mesmo, no Curta o Curta.


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]