Confira os premiados no Curta Santos 2008 ::  | Curta o Curta

Confira os premiados no Curta Santos 2008

Por Guilherme Whitaker em 20/09/2008 08:56


Cerimônia aconteceu na noite de sábado, no Cine Roxy, em Santos (SP).

Com o recorde de mais de mil filmes inscritos – 794 trabalhos do Brasil e 218 do exterior – entre categorias competitivas e mostras especiais, o Festival Santista de Curtas-Metragens - Curta Santos encerrou sua sexta edição no último sábado, com o anúncio dos vencedores. O evento aconteceu no Cine Roxy, tradicional cinema santista, localizado no bairro do Gonzaga.

Quatro mostras competitivas foram submetidas ao júri, sendo três delas em âmbito nacional: Olhar Brasilis, que reuniu curtas produzidos em qualquer período, nas categorias 35mm, 16mm e digital/vídeo; Video Clipe, premiando melhor videoclipe e direção tanto nacional quanto regionalmente; e Curta Online, com filmes realizados em mídias alternativas, como celulares, câmeras digitais e palm-tops. Por fim, Olhar Caiçara foi dedicada às produções do Litoral Paulista, contemplando montagem, fotografia, trilha sonora original, além de diretor, ator e atriz.

6º CURTA SANTOS
VENCEDORES POR CATEGORIA

OLHAR BRASILIS 16 mm:
Melhor Curta: “Esconde-Esconde” (RJ).
Direção: Álvaro Furloni, por ”Esconde-Esconde” (RJ).
Fotografia: Carlos Carrion, por ”Odeon” (RS).
Montagem: Milton do Prado, por ”Odeon” (RS).
Som: “A volta do regresso” (SP).
Ator: Adriano Colassanti, por ”Esconde-Esconde” (RJ).
Atriz: Susana Kruger, por ”Esconde-Esconde” (RJ).

OLHAR BRASILIS 35 mm:
Melhor Curta: “Trópico das Cabras” (SP).
Direção: Daniel Ribeiro, por ”Café com Leite” (SP).
Fotografia: Alziro Barbosa, por ”A cauda do Dinossauro” (SP).
Montagem: Karen Arkeman , por ”Trópico das Cabras” (SP).
Som: “Dossiê Rê Bordosa” (SP).
Ator: Jards Macalé, por ”Tira os óculos e Recolhe o Homem” (RJ).
Atriz: Cristiane Tricerri, por ”A cauda do Dinossauro” (SP).
Prêmios especiais do júri:
Direção de Arte: Yanco Del Pino, por ”Deu no Jornal” (RJ).
Roteiro: Rodrigo Grota e Rodrigo G. Lopes, por ”Satori Uso” (PR).
Prêmio Panda: “Cocais: a Cidade Reinventada”, de Inês Cardoso (SP).

OLHAR BRASILIS DIGITAL
Melhor Curta: “Recomeço” (SP).
Direção: Luiz Carlos Lacerda, por ”Zé.Com” (CE).
Fotografia: João Carlos Beltrão, por ”Amanda e Monick” (PB).
Montagem: Diko Florentino, por ”Convergências” (PR).
Ator: Bruno Mazzeo, por “Quintas Intenções” (RJ).
Atriz: Graziela Moretto e Berta Zemmel, por ”Recomeço” (SP).
Prêmios especiais do júri:
Roteiro: Pedro Guindani, por ”Olhos de Capitu” (RS).
Roteiro/Animação: Lisandro Santos, por ”X-Coração” (RS).
Animação: “Rua das Tulipas” (DF).
Documentário: “DOC.8″ (RS).

OLHAR CAIÇARA:
Curta: “Meu Guri” (Santos-SP)
Direção: Silvana Andrade, por ”De Marca” (Santos-SP)
Footografia: Marcelo Silva, por ”Entre Dois” (Santos-SP)
Montagem: Silvana Andrade, por ”De Marca” (Santos-SP)
Ator: Gabriel Schettini, por ”De Marca” (Santos-SP)
Atriz: Letícia Henrique, por ”Por um dia” (Santos-SP)
Prêmio especial do júri:
Roteiro: Cristiane Amaral, Mônica Basile e Wellington Alexandre, por “Meu Guri”

VIDEOCLIPE BRASILIS
Melhor Videoclipe: “Pontes Indestrutíveis – Charlie Brown Jr. (SP).
Direção: “Pontes Indestrutíveis” – Charlie Brown Jr. (SP).
Fotografia: “Agroboy” – Landau (MG).
Montagem: “Vem” – Margot (SP).
Performance: “Vem” – Margot (SP).
Menção honrosa pela pesquisa de linguagem:
“O retorno de Saturno” – Detonautas Roque Clube (RJ).

VIDEOCLIPE CAIÇARA
Melhor Videoclipe: “Sobre Mulheres e Flores” – Zebra Zebra (Santos-SP)
Direção: Zebra Zebra, por ”Sobre Mulheres e Flores” (Santos-SP)
Fotografia: “Legado” – Carrossel de Baco (Santos-SP)
Montagem: “O Mundo Explodiu lá Fora” – Charlie Brown Jr. (Santos-SP)
Performance: “Legado” – Carrossel de Baco (Santos-SP)

MOSTRA ONLINE:
Amador: “Medo” (Santos - SP)
Profissional: “O retorno de Saturno” (RJ)

ESCOLHA DA AUDIÊNCIA:
Olhar Caiçara: “Léo-Tique em um tombo na vida” 2.569 votos
Videoclipe Caiçara: “Sobre Mulheres e Flores”, Zebra Zebra. Com 14.780 votos
Videoclipe Brasilis: “Pontes Indestrutíveis”, Charlie Brown Jr., com 1.058 votos

Premiação

Todos os vencedores foram contemplados com o Troféu Maurice Légeard. Num estímulo à produção regional, a mostra Olhar Caiçara ofereceu ainda mais de R$ 50 mil em prêmios para as categorias técnicas, numa ação conjunta com os apoiadores do Festival; uma bolsa de estudos da Academia Internacional de Cinema (AIC) – que tem em sua trajetória a produção de mais de 1,5 mil curtas por seus alunos – para o diretor vencedor; e duas bolsas de estudo do Studio Fátima Toledo, reconhecido internacionalmente pela preparação de elenco de filmes como “Cidade de Deus” e “Tropa de Elite”, para o ator e atriz vencedores.



Além de mostras competitivas, Festival terá segmento de longas-metragens dedicado à “Liberdade” e produções internacionais. Toda a programação será exibida gratuitamente.

Com o recorde de mais de mil filmes inscritos – 794 trabalhos do Brasil e 218 do exterior – entre categorias competitivas e mostras especiais, o Festival Santista de Curtas-Metragens - Curta Santos atinge sua sexta edição entre os dias 15 e 20 de setembro, nas cidades de Santos, São Vicente e Guarujá, no litoral paulista. Realização da Associação dos Artistas do Litoral Paulista, o festival terá todas as suas exibições gratuitas e prevê itinerância pelas nove cidades da Baixada Santista, até janeiro de 2009.

Ao criar um recorte anual da produção cinematográfica para o formato, desde 2002, o Festival estimula novas produções e cumpre o papel de valorizar a importância do curta-metragem como gênero cinematográfico, com especial ênfase ao incentivo à produção do litoral paulista. Consolidado nacionalmente e integrado ao Fórum dos Festivais, o Curta Santos superou no ano passado a marca de 100 mil espectadores – o que lhe confere um dos mais altos índices de presença de público dentre os eventos do gênero.

“Temos sedimentado um caminho ao longo das edições anteriores, em que procuramos acrescentar conteúdo e novos rumos para o festival. O número recorde de inscritos para este ano nos mostra que estamos na direção certa”, afirma Toninho Dantas, que ao lado de Ricardo Vasconcellos assina a direção do Festival. Para Dantas, ao projetar a região como um pólo audiovisual, o Curta Santos obtém cada vez mais respaldo para fortalecer sua relação com parceiros do Brasil e exterior. “Além da ousadia de oxigenar o próprio Festival com três mostras internacionais, contaremos com oficinas, debates, mesas-redondas e workshops de nomes referenciais do cinema brasileiro”, completa. O patrono desta edição é o jornalista e crítico de cinema Luiz Carlos Merten.

O 6º Curta Santos terá quatro mostras competitivas. Três delas em âmbito nacional: Olhar Brasilis, que reunirá curtas produzidos em qualquer período, nas categorias 35mm, 16mm e digital/vídeo; Video Clipe, premiando os trabalhos tanto em aspectos técnicos como pelas performances cênicas e musicais; e Curta Online, voltada filmes realizados em mídias alternativas, como celulares, câmeras digitais e palm-tops. Já Olhar Caiçara, dedicada à produções do Litoral Paulista e vai contemplar montagem, fotografia, trilha sonora original, além de diretor, ator e atriz.

Num estímulo à produção regional, a mostra Olhar Caiçara oferecerá ainda: mais de $ 50 mil em prêmios para as categorias técnicas, numa ação conjunta com os apoiadores do Festival; uma bolsa de estudos da Academia Internacional de Cinema (AIC) – que tem em sua trajetória a produção de mais de 1,5 mil curtas por seus alunos – para o diretor vencedor; e duas bolsas de estudo do Studio Fátima Toledo, reconhecido internacionalmente pela preparação de elenco de filmes como “Cidade de Deus” e “Tropa de Elite”, para o ator e atriz vencedores.

O segmento de mostras especiais, por sua vez, traz parcerias e módulos inéditos na história do Festival. A começar por Curta A Liberdade, primeira incursão do festival no formato longa-metragem. Dedicada a Torquato Neto, Plínio Marcos e Maurice Lègeard, a seleção de filmes remete à ruptura na cultura mundial ocorrida em 1968, com o advento do movimento ecológico, do feminismo, a aldeia global e a denúncia ao absolutismo, passando pela Guerra do Vietnã e pelo Brasil, com a instauração do AI-5 e as perdas sofridas pela cidade de Santos na época.

Esta mostra será dividida em “O Cinema da Liberdade”, com filmes realizados a partir de processos libertários, e “A Liberdade no Cinema”, com obras sem distribuição garantida ou exibição parcial. A seleção traz diretores como Glauber Rocha, Milos Forman, Bernardo Bertolucci e Stanley Kubrick, entre outros.

Outra inovação é a Mostra Internacional de Curtas-Metragens, que vai reunir produções oriundas de três países: Japão, Cuba e Argentina. Com curadoria de Inês Cardoso, a mostra japonesa vai homenagear os 100 anos da imigração no Brasil, com 10 filmes produzidos entre 2004 e 2008; o módulo cubano exibirá obras selecionadas pela Escuela Internacional de Cine y TV de Cuba; e o segmento argentino terá cinco filmes selecionados pela direção do Festival.

Por meio de parcerias com outros Festivais, o 6º Curta Santos apresenta outras três mostras: Curta Cris, que trata da diversidade sexual e homenageia Beto Volpe, um dos principais militantes dos direitos GLTBS, numa ação conjunta com o Festival Mix Brasil; Curta Matinê, com filmes voltados para crianças e jovens estudantes, que terá as melhores animações das duas últimas edições do Dia Internacional da Animação; e a Mostra Universitária, que com o apoio do Festival Internacional Perro Loco, reunirá a produção universitária nacional e da América Latina, com debates após cada sessão. Dentre os nomes confirmados para estas discussões estão o cineasta e ex-secretário estadual de Cultura de São Paulo, João Batista de Andrade, o jornalista e escritor Luiz Carlos Lucena e a cineasta Eliane Caffé.

Completa o módulo de mostras especiais O Olhar de Rua, projeto que levará ao Terminal Rodoviário de Santos videoclipes e filmes selecionados, levando o Festival para a região do Centro Histórico de Santos.

Eventos – A tradicional Gala de Abertura do Festival Curta Santos acontece no dia 15 de setembro, a partir das 19h30, no Teatro Coliseu, em Santos. Com apresentação da atriz Marisa Orth, o evento será marcado por homenagens ao conjunto da obra de dois nomes consagrados na dramaturgia brasileira: a atriz Eva Wilma – a quem será entregue o troféu Lilian Lemmertz; e o ator José Wilker, que será agraciado com o troféu Claudio Mamberti. Também prevê a entrega do troféu Chico Botelho a Lírio Ferreira, cineasta homenageado desta edição, que exibirá algumas de suas obras durante a programação.

Os eventos paralelos incluem ainda aulas gratuitas do método desenvolvido pelo Studio Fátima Toledo; a mesa redonda “Negro – Imagem e Indústria Audiovisual” – com participação dos atores Zózimo Bulbul e Léa Garcia, da escritora Alzira Rufino e dos cineastas Joel Zito Garcia e Jeferson De, dentre outros; de Oficinas de Audiovisual, dirigidas por Adriano Lírio; além de espetáculos teatrais, de dança e de música erudita (ver grade).

Os vencedores do Curta Santos serão conhecidos na Festa de Encerramento, dia 20 de setembro, , na Quadra da Escola de Samba União Imperial, em Santos (SP).

6º CURTA SANTOS
Ficha Técnica

Realização: Associação dos Artistas do Litoral Paulista
Direção Geral: Toninho Dantas
Ricardo Vasconcellos
Direção de Produção Junior Brassalotti
Patrocínio: Cosipa/Usiminas/Usicultura
Ministério da Cultura
Lei de Incentivo a Cultura.
Governo do Estado de São Paulo
Secretaria de Estado da Cultura
Parcerias: Associação dos Amigos das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo
Prefeitura Municipal de Santos / Secretaria Municipal de Cultura
TV Tribuna / Petrobrás / Porto Seguro / Tecondi / Termares.

Apoio institucional: Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem)
Sesc Santos / Instituto Impacto

Apoio: Locall / Cinerama / Kodak
Sincrônica Trilhas / Centro Técnico Audiovisual (CTAv)
TeleImage / Quanta /
Studio Fátima Toledo / Tela Viva / Academia Internacional de Cinema

Apoio cultural: MM Santos Informática / Esquina da Esfiha / Gostoso Restaurante



Mais informações à imprensa: Em Santos:
Xenda Amici / Ciro Hamen / Pedro Ozores
Com Bruno Castanho e Lúcio Nunes (13) 3219-2878 ou 3216-1258
11 3824-4200 - www.editorweb.com.br www.curtasantos.com
bcastanho@editorweb.com.br xenda@curtasantos.com.br;
lnunes@editorweb.com.br ciro@curtasantos.com;
pedro@curtasantos.com

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]