Conheces a FIA [Feira de Invenção Audiovisual]? ::  | Curta o Curta

Conheces a FIA [Feira de Invenção Audiovisual]?

Por Guilherme Whitaker em 10/06/2007 12:00



FIA [Feira de Invenção Audiovisual]


A Feira de Invenção Audiovisual - FIA - contará com a participação de realizadores, distribuidores e exibidores brasileiros a fim de promover um amplo intercâmbio e rede entre estes e propiciar a divulgação de formas inventivas de se produzir o audiovisual.

Pretende-se inicialmente produzi-la na cidade de Nova Lima, Minas Gerais. Nos próximos anos expandiremos para outros municípios. Será bienal. O evento da feira terá duração de 3 dias. Será experimentada uma nova prática curatorial a partir de realizadores e críticos do cinema independente e de invenção contemporâneo no país, escolhidos para constituírem uma nova rede de afetividades e afinidades.

Seguem alguns dos nomes dos realizadores convidados para gerar esta rede: Alexandre Milagres, Ana Cristina Murta, André Amparo, André Brasil, André Scucato, Bruno Mitih, Cactos Intactos, Carlo Sansolo, Carlos Magno, Cezar Migliorin, Chico de Paula, Christian Caselli, Cine Falcatrua, Cristiano Balzan, Cristiano Trindade, Cristina Pinheiro, Daniel Carneiro, Dellani Lima, Erika Fraenkel, Fábio Carvalho, Gui Castor, Guiwhi Santos, Gustavo Spolidoro, Helvécio Marins Jr., Joacélio Batista, Joana Oliveira, João Manoel Feliciano, Louise Ganz, Luciana Barros, Marcellvs L., Mariah Benaglia, Marcelo Ikeda, Marília Rocha, Nilson Primitivo, Pablo Lobato, Petter Baiestorf, Roberto Bellini, Sávio Leite, Telephone Colorido, Thiago Arruda, Tomás Creus, Yanko del Pino, xplastic.net, A Organização, MFL, CMI, FLÔ, CEN, entre outros artistas, coletivos e manifestações.

A rede selecionará até 15 obras, que serão incluídas em um DVD, juntamente com uma publicação [150 páginas] sobre o cinema independente e de invenção contemporâneo, através dos diálogos e debates gerados neste blog e dos emails e entrevistas com diversos realizadores independentes de todo o país. Os realizadores das obras selecionadas também participarão da Feira com suas presenças e intervenções. Antecipando o período do evento da Feira, será confeccionada uma publicação com a coletânea em DVD, dos 15 selecionados pela rede curatorial, que serão divulgados durante a feira. No conteúdo da publicação estarão os conceitos, as técnicas, as revisões críticas e os próprios diálogos e debates pela rede curatorial de afetividades.

Esta proposta quer refletir e vivenciar experiências contemporâneas de coletividade, porque hoje as possibilidades do audiovisual são múltiplas e este participa de maneira cada vez mais ativa dos cotidianos. Entende-se a ampliação das mídias e as suas possibilidades de produção, como inseridas nas práticas comuns. Portanto necessário ampliar os espaços de diálogo, de divulgação e de distribuição. Este projeto foi aprovado pela Lei Estadual de Cultura de Minas Gerais e ainda estamos em captação de verba e de outros recursos para a realização deste evento.

Contamos com a participação de todos os realizadores independentes e de invenção do país. Dialogue, discuta, critique, escreva textos e coloque suas questões para que possamos produzir a publicação antes do evento. E não deixe de indicar os 15 vídeos ou filmes independentes ou de invenção que você considera de relevância estética em nosso país.

Produções realizadas com verba pública, ou privada, não serão aceitas. Somente produzidas de maneira totalmente ou parcialmente independentes. Os realizadores também poderão enviar seus textos para o e-mail: dellanilima@gmail.com

Mais em http://cinemadegaragem.blogspot.com/

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]