Criado o Prêmio ABC de Cinematografia Brasileira ::  | Curta o Curta

Criado o Prêmio ABC de Cinematografia Brasileira

Por Guilherme Whitaker em 17/04/2001 12:07


Criado o Prêmio ABC de Cinematografia Brasileira
Conheça os curtas concorrentes

Concurso elegerá as melhores imagens de longa-metragem,
videoclipe, publicidade, série de tv e curta-metragem


(Textos oficiais do evento)

O Prêmio ABC de Cinematografia Brasileira é uma promoção da Associação Brasileira de Cinematografia, entidade que reúne 170 profissionais, entre diretores de fotografia, operadores de câmera e assistentes.

O Prêmio ABC de Cinematografia comemora um ano de existência da Associação Brasileira de Cinematografia. Além da exposição Dentro e Fora de Cena - Fotos de Filmes
por Zeca Guimarães e a projeção dos trabalhos concorrentes – ambas entre 18 e 22 de abril, a programação comemorativa inclui a vinda ao Brasil do renomado diretor de fotografia Ricardo Aronovich (dos filmes de Alain Resnais, Ettore Scola, Ruy Guerra e Luiz Sérgio Person) para realizar palestras e exibir parte de sua filmografia. O principal evento, a noite de entrega dos prêmios, acontece no dia 7 de maio (segunda-feira), em solenidade programada para a Cinemateca Brasileira (São Paulo).

Eu Tu Eles (de Andrucha Waddington), O Auto da Compadecida (de Guel Arraes), Cronicamente Inviável (Sérgio Bianchi) e Estorvo são alguns dos 23 longas-metragens que concorrem ao Prêmio ABC de Cinematografia Brasileira, que vai eleger as melhores direções de fotografia de longa-metragem, série para tv, videoclipe, filme publicitário e curta-metragem. Assinadas respectivamente por Breno Silveira, Felix Monti e pela dupla Marcelo Coutinho e Antônio Penido, as imagens desses títulos estão disputando o Prêmio ao lado de produções como Estorvo (foto de Marcelo Dürst, direção de Ruy Guerra), Bossa Nova (foto de Pascal Rabaud, direção de Bruno Barreto) e Através da Janela (foto de Hugo Kovenski, direção de Tata Amaral).

Nas outras categorias da nova premiação estão inscritos 19 curtas-metragens, 31 filmes publicitários, dez séries televisivas e 18 videoclipes. No total, estão concorrendo 101 trabalhos.

Os grandes nomes da direção de fotografia brasileira estão participando: Walter Carvalho (com o longa Villa-Lobos, dirigido por Zelito Viana, e o curta Passadouro, curta de Torquato Joel), Affonso Beato (com o comercial Vento/Almir Klink), José Roberto Eliezer (com o videoclipe Sebastian, com Gilberto Gil e Milton Nascimento), José Guerra (pela série Casa Grande & Senzala, de Nelson Pereira dos Santos, e o curta Le Voyeur, de Cristiana Fontes) e Pedro Farkas (com o filme publicitário Solostrata). As inscrições reúnem amplo leque de profissionais da imagem, desde nomes consagrados como Mário Carneiro (Iremos a Beirute, de Marcus Moura) e Rodolfo Sanches (Amélia, de Ana Carolina) até revelações recentes, como Alziro Barbosa (curta Flores para os Mortos, de Joel Yamaji) e André Luís da Cunha (curta Sinistro, de Renê Sampaio).

Os trabalhos concorrentes nos formatos curta-metragem, série para televisão, videoclipe e publicidade ganham exibição a partir do dia 11de abril (quarta-feira), em sessões abertas ao público.

No dia 18 de abril (quarta-feira), também no MIS, tem início a exposição Dentro e Fora de Cena - Fotos de Filmes por Zeca Guimarães, cobrindo as filmagens de Orfeu (Cacá Diegues), For All - O Trampolim da Vitória (Luiz Carlos Lacerda & Buza Ferraz), Outras Histórias (Pedro Bial), O Cavalinho Azul (Eduardo Escorel), O Xangô de Baker Street (Miguel Faria Jr) e Sabor da Paixão (Fina Torres).

Oferecidas pela Kodak Brasileira, Fujifilm, EstudiosMega, Casablanca Service Provider e LaboCine, os vencedores do Prêmio ABC de Cinematografia Brasileira serão contemplados com seguintes premiações:

Longa-metragem - viagem e estadia de uma semana em Rochester (EUA) para visitar as dependências da Eastman Kodak
Curta-metragem - viagem e estadia de uma semana em Tóquio para visitar as dependências da Fujifilm
Série televisiva - viagem para a IBC, em Amsterdã
Filme publicitário - viagem para o Festival do Filme Publicitário de Cannes
Videoclipe - viagem aos Estados Unidos, para a Feira Showbiz.


Confira a relação dos concorrentes na categoria ´Diretor de fotografia de curta-metragem`:

1 Christian Lesage - O Branco
2 Carlos Ebert - O surfista invisível
3 Lula Araújo - Cauê Porã, Como é Bela a Floresta
4 Dudu Miranda - Filhos de Nelson
5 Adrian Teijido - Imminente Luna
6 Charles Cesconetto - Fronteira
7 Lito Mendes da Rocha - Pormenores
8 José Guerra - Le voyeur
9 Mauro Pinheiro - O velho, o mar e o lago
10 André Luis da Cunha - Sinistro
11 Roger Garrido de Madruga - Um sonho de Ícaro
12 Jane Malaquias – As Mulheres choradeiras
13 Joel Alves Lopes - Coda
14 Alberto La Salvia - Intestino grosso
15 Walter Carvalho - Passadouro
16 Alziro Barbosa - Flores para os mortos
17 J.B.Hirtz - Quem?
18 Alex Sernambi - O sanduíche
19 Marcelo Guru Duarte - O cabeça de copacabana

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]